O site dascenicas.com.br, fruto de um trabalho dedicado de garimpo de imagens e relatos sobre a história e as memórias do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), será apresentado no dia 12 de agosto, a partir das 17h30, no auditório da Adunicamp. Com apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural) 2021, o site traz um acervo com mais de mil fotos do período de 1970 a 2000, destacando o significado do Departamento para o teatro brasileiro ao formar atores e artistas por meio de estudos e prática e sua importância para todos os que passaram por lá.
Estarão presentes no evento professores que estiveram à frente dos cursos de artes cênicas desde a década de 1970 até sua consolidação no Departamento, em 1985: o físico e idealizador do Instituto de Artes, Rogério Cézar de Cerqueira Leite, atualmente com 93 anos; Celso Nunes, que projetou o curso de Artes Cênicas; a coordenadora deste projeto de resgate histórico, Neyde Venezziano, os ex-professores Paulo Betti, Regina Braga, Reinaldo Santiago, Helô Cardoso, Marcio Aurelio e Marcio Tadeu, além do professor Wanderley Martins e do pró-reitor de Extensão e cultura, Fernando Coelho.
Denominado AlmanAC – Memórias do Curso de Artes Cênicas da Unicamp, o projeto foi realizado ao longo de quatro anos por cinco ex-alunos do Departamento que resgataram e organizaram fotos e recortes de jornais, realizaram entrevistas com os professores e colheram depoimentos de ex-alunos. O site reúne todo esse acervo, além de artigos inéditos de artistas e diretores e um podcast.
História das Artes Cênicas
Na década de 1970, um grupo de artistas, comandado pelo diretor de teatro Celso Nunes, iniciou o curso de Artes Cênicas em um barracão da Unicamp. No local aconteciam discussões, ensaios, leituras e peças de teatro, que deram origem à formação de alguns dos principais atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e professores do país. Em 1985 foi fundado oficialmente o Departamento de Artes Cênicas.
“O objeto da pesquisa na Unicamp era a arte do Brasil, com suas músicas, danças, diversidades culturais, sincretismos religiosos, dramaturgias e seu povo, diferente de outros cursos universitários de teatro que olhavam para a Europa e discutiam formas de linguagens texto-centradas”, explica a coordenadora do projeto e diretora de teatro Neyde Veneziano.
O conceito do projeto surgiu durante o primeiro ano de pandemia, quando ex-alunos, professores e ex-professores do Departamento de Artes Cênicas se juntaram virtualmente em um grupo no WhatsApp. “Organizar o site foi uma consequência desse encontro, gerando um trabalho árduo, intenso, criativo e merecedor de aplausos. Os ex-alunos coletaram e mapearam as memórias afetivas e os aprendizados, transformando-os em matéria-prima para o dascenicas.com.br”, afirma a professora Neyde.
Além do lançamento do site, no dia 13 de agosto serão realizadas duas mesas temáticas com os ex-professores e alguns convidados para levantar questões e analisar a ressonância do Departamento, desde os primeiros cursos sem local definido nos anos 1970, até os dias de hoje. É esperada a participação de alunos, ex-alunos e da comunidade artística para refletir sobre a importância desse curso de Artes Cênicas.
Além do PROAC, o projeto contou com o apoio, em sua fase final, da Pró-Reitoria de Cursos de Extensão, Instituto de Artes, Adunicamp e SESC Campinas.
Ficha técnica:
Lançamento do site dascenicas.com.br – projeto viabilizado por Edital PROAC Nº 38/2021
Local: Adunicamp – Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas
Data e horário: 12 de agosto, às 17h30.
Mesas Temáticas: 13 de agosto:
10h – Mesa Temática 1 – Baú de memórias, registros pessoais e afetivos da história das Artes Cênicas da UNICAMP – como podem se relacionar com o Departamento hoje?
14h30 – Mesa Temática 2 – Brasilidades: características tão marcantes do curso de Artes Cênicas da UNICAMP
Site dascenicas.com.br é fruto do projeto AlmanAC – Memórias do curso de Artes Cênicas da Unicamp – levantamento de iconografia, gravação de relatos de ex-alunos e realização de entrevistas com ex-professores, sobre o processo de criação e os primeiros anos (1985-2000) do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP.
Proposta e coordenação: Neyde Veneziano
Produção, levantamento de iconografia e depoimentos, realização de entrevistas, narrações, criação de roteiros: Ana Célia Padovan, Carla Hossri, Daniele Pimenta, João André Garboggini e Mônica Sucupira
Produção de podcasts: Débora Lima
Edição de vídeos entrevistas e podcasts: Augusto Spoto
Edição minidocumentários: João Barim e Mariana Sucupira
Projeto gráfico: João Barim / Parênteses
Webdesign: Leandro Pereira / Parênteses