Home Agronegócio Sindicato garante igualdade salarial entre mulheres e homens
Agronegócio

Sindicato garante igualdade salarial entre mulheres e homens

Envie
sorocabana
sorocabana
Envie

Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana representa profissionais das linhas 8 e 9, na capital e Grande São Paulo

O Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana conquistou a equiparação salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função nas linhas 8 e 9 do transporte sobre trilhos de São Paulo, assegurando maior equidade nas relações de trabalho. Esse importante avanço foi obtido no mais recente Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria, negociado com a ViaMobilidade – responsável pela operação nos dois trechos, cujos funcionários são representados pela entidade.

“Essa é uma luta diária e inegociável. As mulheres ferroviárias precisam ter seus direitos plenamente reconhecidos – e isso inclui receber o mesmo salário que os homens quando exercem a mesma função. A igualdade salarial não é um favor, é um direito básico, e só será realidade com mobilização e pressão constante, onde eventuais distorções estão sendo corrigidas. Conquistamos essa vitória com a ViaMobilidade e seguiremos firmes para garantir esse mesmo ajuste em todas as empresas onde atuamos”, afirma o presidente do sindicato, José Claudinei Messias.

A conquista faz parte do ACT 2025/2026, que também prevê reajuste salarial acima da inflação, a criação do auxílio permanente para quem tenha filhos que incluídos no grupo de Pessoas Com Deficiência (PCD), independentemente da idade,  a implantação do Adicional de Monitoria para Maquinistas e Técnicos de Manutenção e Manutenção do Vale Alimentação e Refeição durante afastamentos.
Com relação à jornada de trabalho, no caso dos operadores de trem (maquinistas) também foi conquistada a redução da jornada diária, além disso, o Sindicato segue pleiteando novas adequações nas escalas de trabalho, atendendo solicitação da categoria. Também será feito teste de nova escala de trabalho por seis meses para os agentes de atendimento e segurança nas estações Osasco e Pinheiros.

“Conquistamos também a ampliação do tempo de treinamento e formação dos operadores de trem – mais conhecidos popularmente como ‘maquinistas’ – para até nove meses. Essa medida, além de representar um avanço importante para a valorização da categoria, contribui diretamente para o aumento da segurança na operação diária dos trens, beneficiando toda a população usuária do sistema”, finaliza o dirigente sindical.

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Foto: Divulgação
Agronegócio

Em Araguari, projeto Minas Urbano promove acesso gratuito a esportes como skate, breaking e BMX

Programa estadual chega ao Triângulo Mineiro com foco em juventude e inclusão...

Foto: Divulgação
Agronegócio

“Tua Força”: nova canção de Drê Melo une fé e brasilidade

A cantora curitibana Drê Melo acaba de lançar sua nova música intitulada...

FertiSystem
Agronegócio

Nova linha de discos e anéis ajuda a reduzir falhas na semeadura

Sistema da FertiSystem tem maior compatibilidade e controle dimensional na distribuição de...