Reafirmando o compromisso com a categoria e com o objetivo de averiguar denúncias relacionadas à insuficiência de médicos, atrasos salariais e insegurança, o Sindicato dos Médicos do Ceará, representado pelos diretores Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maximiano Ventura, realizou uma série de visitas de fiscalizações nas unidades de saúde de diversos municípios cearenses na Região Norte.
A atividade teve início na madrugada da última quinta-feira (26), no Hospital Municipal José Arcanjo Neto, em Santana do Acaraú, onde os diretores puderam confirmar a informação recebida de que havia apenas um médico a partir do turno da tarde. “Viemos até a unidade averiguar a denúncia de que só tem um médico de plantão para atendimento a partir das 13 horas. Ele fica sozinho e, obviamente, a situação sobrecarrega o profissional. A população, por sua vez, não é atendida devidamente pois muitos postos de saúde da cidade não estão com equipe completa”, antecipou Dr. Edmar Fernandes, diretor do Sindicato dos Médicos.
Os diretores também visitaram o Hospital do Coração de Sobral, a Policlínica e a UPA de Tianguá. No Hospital do Coração, foram verificadas as condições de funcionamento da unidade e o possível risco de fechamento por conta dos problemas enfrentados pelo atraso do repasse de verba estadual. “Nesta unidade, temos o risco de fechamento dos serviços de emergências cardiológicas por conta do atraso de repasses do governo estadual para o hospital. Em nossa chegada, ficamos sabendo de um paciente que estava necessitando de uma ablação, com sérios riscos de vida e não estava conseguindo realizar o procedimento diante das dificuldades que hospital tem enfrentado”, ressaltou Dr. Maximiano Ventura.
Já na sexta-feira (27), os representantes do Sindicato dos Médicos conversaram com os profissionais da Santa Casa de Sobral e da UPA Sobral. Na ocasião, além de verificarem as condições de trabalho, reforçaram sobre os serviços e benefícios que a entidade oferece aos seus associados. No mesmo dia, Dr. Edmar Fernandes e Dr. Maximiano Ventura foram ao Hospital Unimed Sobral para tratar sobre o atraso de pagamentos e reforçar solicitação feita pela entidade para a regularização da situação.
Irauçuba
Encerrando a agenda de visitas no sábado (29), os representantes do Sindicato dos Médicos foram ao Hospital Municipal de Irauçuba e se surpreenderam com a melhoria da unidade, que aumentou o número de médicos atuando e passou por uma reforma de ampliação. “Antes, aqui contava com apenas um profissional, agora são dois para atender a demanda de 24 horas. Isso é muito importante e traz um benefício para toda a população, e é isso que a gente tem batalhado”, comemora Dr. Maximiano Ventura.
No entanto, foi identificado que o hospital precisa investir na segurança, pois os profissionais relataram casos em que sofreram agressões físicas, tentativas de roubo e furto de materiais. Para auxiliar na situação, o Sindicato dos Médicos encaminhará um ofício para a Secretaria de Saúde e Prefeitura de Irauçuba cobrando maior segurança no entorno.
Forquilha
Em visita ao Pronto Atendimento de Forquilha, o Sindicato dos Médicos encontrou uma situação bastante delicada. Os representantes do Sindicato foram informados que em alguns horários não há médicos, ocasionando a transferência necessária de pacientes para Sobral.
“Uma cidade com 25 mil habitantes, que não conta com médicos em alguns horários, que não tem medicação, que não tem assistência adequada, é simplesmente um descaso da Prefeitura de Forquilha”, lamenta Dr. Maximiano Ventura.
O sindicato levará todas as situações aos órgãos cabíveis, de forma que sejam realizadas as intervenções necessárias em cada unidade de saúde, garantindo o restabelecimento do melhor funcionamento e atividade para os profissionais e toda a população.