A poeta e jornalista Sílvia Rocha realiza o lançamento presencial de suas obras Estação haikai | Gestação haikai (3ª edição, 2025) e Matutu do (2020), no dia 1 de dezembro (segunda-feira), a partir das 18h, no Bar Balcão (Rua Dr. Melo Alves, 150 – Cerqueira César (Jardins), São Paulo).
Além dos livros da Editora “É selo de língua”, que completa 10 anos em 2025, serão expostos quadros poéticos de haikais da autora.
Estação haikai | Gestação haikai (2025) reúne dois livros iniciais de Sílvia Rocha, originalmente lançados pela Scortecci em 1988 e 1990, e reeditados em formato “dois-em-um-vira-vira” pela É selo de língua em 2015.
Nesta nova edição, dez anos depois, a autora revisita suas origens na prática do haikai, com atualizações de detalhes.
Matutu do (2020), premiado pelo ProAC-SP 2019, reúne haikais compostos ao longo de três décadas de vivências no Vale do Matutu, em Aiuruoca (MG). O livro, lançado originalmente em plena pandemia, agora ganha lançamento presencial. A obra espelha seu caminho pelas sendas dos micropoemas de origem japonesa.

A autora
Sílvia Rocha nasceu em São Paulo, em 1958. É educadora, jornalista e mestre em Jornalismo pela ECA-USP. Atua como praticante e divulgadora do haikai desde os anos 1980, quando participou do Grêmio Haicai Ipê e dos Encontros Brasileiros de Haikai.
Autora de diversos projetos poéticos e editoriais, fundou o selo Rocha Edições nos anos 1990 e produziu livros de poesia e obras voltadas às infâncias.
Seus micropoemas ultrapassam as páginas dos livros, ganhando vida em suportes como quadros, fronhas e panos de prato exibidos em feiras e galerias, entre elas a Galeria de Arte Solange Viana, na Granja Viana (Cotia, SP).
Premiada pelo ProAC-SP, publicou Matutu do (2020) e criou as videoaulas Haikai: universo em três versos (2019) e Haicai, haikai, haicai: os micropoemas de origem japonesa aclimatados – e amados – no Brasil (2021), disponíveis online.
Conduz oficinas de haikai em grupo e individuais, atua como revisora e preparadora de textos e é cofundadora do movimento ambientalista Transition Granja Viana, ligado à rede internacional Transition Towns.
Sobre a editora
A é selo de língua começou em 2014, para dar conta de projetos autorais.
As edições em livros, cartazes, plaquetes e também programas de áudio se desdobram acolhendo as especificidades de cada projeto numa relação de parceria com autores e tradutores.
Atualmente, a É produz principalmente publicações com formatos ágeis e acabamentos manuais. A pesquisa do selo faz circular pensamentos à margem que estejam em contato direto com múltiplas formas de vida. Do oriente ao punk e, mais recentemente, ouvindo também o rio e as crianças.
Entre seus projetos, destacam-se a Coleção Margem e o calendário Acasos Solares.
@e_selodelingua.
Serviço
Lançamento presencial de livros e exposição de quadros poéticos
1º de dezembro (segunda-feira), a partir das 18h00
Bar Balcão – Rua Dr. Melo Alves, 150 – Cerqueira César, São Paulo
(11) 3061-3781
Obras lançadas:
• Estação haikai | Gestação haikai (3ª edição, É selo de língua, 2025)
140 páginas – R$ 72,00
Disponível pela Editora É selo de língua e.seloeditora@gmail.com | @e_selodelingua
• Matutu do (É selo de língua, 2020)
144 páginas – R$ 63,00
Disponível pela Editora É selo de língua e.seloeditora@gmail.com | @e_selodelingua