Home Entretenimento Shopping Jardins recebe exposição ‘Fazeres e Viveres – Sergipanidade’
Entretenimento

Shopping Jardins recebe exposição ‘Fazeres e Viveres – Sergipanidade’

Envie
Semana Da Sergipanidade Exposição Fazeres E Saberes
Fotos: Arquivo Shopping Jardins
Envie

Vitrine criada por profissionais do design, a partir de peças feitas por artesãs de comunidades tradicionais, segue em exibição até o dia 30 de outubro em Aracaju (SE)

Na semana em que o povo sergipano celebra a sua identidade, as tecelãs de Malhadinha, as tranceiras de Alagamar, as rendeiras de Divina Pastora e as catadoras de mangaba protagonizam ações que destacam as belezas de seus saberes e fazeres. E o Shopping Jardins recebe uma preciosa mostra criada pelas profissionais da arquitetura e design, Celi Miranda, Laura Estrela e Rejane Schultz, a partir de peças feitas por essas habilidosas artesãs.

A exposição integra o projeto ‘FAZERes e VIVERes SERgipanidade’, realizado pela plataforma colaborativa ÇIRIJI – Olhar para Sergipe e Criar Pontes, e acontece na vitrine Cajucidade, próximo à loja Kalunga. Até o dia 30 de outubro, o público de todas as idades tem a oportunidade de apreciá-la durante todo o horário de funcionamento do shopping – de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h.

“Em um Sergipe tão diverso, os modos de criar são plurais, fazendo da identidade e dos fazeres do povo sergipano algo único e valioso para o nosso país. ‘FAZERes e VIVERes SERgipanidade’ enaltece essa pluralidade e a coletividade e faz o elo entre o fazer artesanal, o público e os empresários, proporcionando à população experiências únicas”, destaca a idealizadora do projeto, Jaci Rosa Cruz.

A partir dessas conexões, as peças feitas por mulheres artesãs de comunidades tradicionais inspiraram três profissionais do design a criarem uma vitrine que ressalta a criatividade e a contemporaneidade do artesanato sergipano.

Décor, moda e gastronomia

Com a colaboração do Shopping Jardins, Rede Solidária de Mulheres, Instituto Banese, Casa Habyto e Qreative, o ‘FAZERes e VIVERes SERgipanidade’ é um dos primeiros projetos gerados pela ÇIRIJI – Olhar para Sergipe e Criar Pontes, uma plataforma colaborativa que tem como missão documentar, divulgar, amplificar e fomentar a arte, os artistas, os artesãos e os empreendedores criativos, com ênfase nas tradições, saberes e matérias-primas de Sergipe. Além de evidenciar as belezas do morar, a iniciativa também brinda o público com experiências de moda e gastronomia que acontecem em outros pontos de Aracaju, como restaurantes e loja de roupas e acessórios.

Conheça de onde vêm os saberes e fazeres evidenciados na Semana da Sergipanidade:

Tranceiras de Alagamar

Localizada no povoado Alagamar, no município de Pirambu, a Associação do Território da Comunidade Remanescente do Quilombo Alagamar mantém viva uma tradição secular. Das mãos que trançam a palha da Ouricurizeira surgem chapéus, bolsas, cestos, luminárias, tapetes, acessórios que ganham o mundo.

Rendeiras de Divina Pastora

Através da Associação para o Desenvolvimento de Renda de Divina Pastora (ASDEREN) e da Associação das Rendeiras Independentes de Divina Pastora (ASDRIN), as artesãs do Leste sergipano produzem uma renda singular, utilizando uma técnica única e secular que remonta à Europa do século XVII. Reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan, a renda em lacê do tipo cordão sedoso confere extrema beleza a itens de decoração, moda e acessórios.

Tecelãs de Malhadinha

Em Poço Verde, no semiárido sergipano, a tecelagem destaca-se como um ofício baseado na produção familiar. Das mãos e pés habilidosos dos artesãos e dos fios de algodão colorido surgem redes de dormir e outros itens de decoração, como mantas, peseiras, almofadas e jogos americanos. O acabamento é todo manual e esse fazer tem influências indígena e europeia.

Catadoras de Mangaba

As catadoras de Estância, Indiaroba e Barra dos Coqueiros são, simplesmente, as guardiãs da árvore símbolo de Sergipe. Marisqueiras, pescadoras, culinaristas, artesãs, agricultoras familiares, compositoras e poetisas, elas são plurais e mantenedoras identitárias de saberes e fazeres relacionados à defesa das matas de restinga, manguezais, rios, lagoas, várzeas e do mar sergipano. Com a mangaba, elas criam deliciosas receitas, como compotas, geleias, doces variados, e o tradicional suco.

‘Fazeres e Viveres – Sergipanidade’

O quê? Vitrine criada pelas profissionais da arquitetura e design, Celi Miranda, Laura Estrela e Rejane Schultz, a partir de peças feitas por habilidosas artesãs sergipanas.
Quando? Até 30 de outubro. De segunda a sábado, das 9h às 22h, domingos e feriados, das 12h às 21h.
Onde? Vitrine Cajucidade, próximo à loja Kalunga do Shopping Jardins – Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 – Jardins, Aracaju | SE.
Acesso? Gratuito.


Envie
Artigo relacionado
Thiago Martins apresenta o Quintal do TG em São Paulo
Entretenimento

Thiago Martins apresenta o Quintal do TG em São Paulo

O cantor e ator Thiago Martins retorna aos palcos de São Paulo...

Baile da Gabivic realiza 2ª edição com megaestrutura e participações especiais
Entretenimento

Baile da Gabivic realiza 2ª edição com megaestrutura e participações especiais

Após o sucesso da primeira edição, evento retorna à Boate Level, no...

Entretenimento

NFL no Brasil: Marcas de cerveja promovem ações para colocar o país no clima do futebol americano

Bud trouxe ídolo do football para o país, lançou garrafa comemorativa e...

Zoox Smart Data é a parceira e gestora de dados oficial do Rock in Rio Brasil 2024
Entretenimento

Zoox Smart Data é a parceira e gestora de dados oficial do Rock in Rio Brasil 2024

Com mais de dez anos em operação, atuação global em mais de...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr