Home Notícias Educação Setembro Verde foca na qualidade de vida das pessoas com deficiência
Educação

Setembro Verde foca na qualidade de vida das pessoas com deficiência

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Projeto “Incluir Tecnológico”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cerquilho (SP) em parceria com a Faz Educação & Tecnologia, vem apresentando resultados positivos com relação aos atendimentos e capacitação do corpo técnico.

 

O Setembro Verde é uma campanha nacional realizada anualmente com o intuito de conscientizar sobre a inclusão das pessoas com deficiência. Durante todo mês são realizadas ações para combater o preconceito e o capacitismo, defendendo direitos, acessibilidade e oportunidades para pessoas com deficiência em diversas áreas da vida. O Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, número que corresponde a 7,3% da população com 2 anos ou mais, segundo dados do IBGE.

 

A Secretaria de Educação e Cultura de Cerquilho (SP) em parceria com a Faz Educação & Tecnologia, empresa do grupo Vitae Brasil, desenvolve o projeto “Incluir Tecnológico”, que vem apresentando resultados bastante positivos na rede municipal de ensino.

 

A iniciativa contempla 143 estudantes matriculados, sendo 75 na Escola Municipal de Educação Básica Especial, José ‘Bepe’ Modolo, no módulo Educação e Ensino Fundamental, e 68 do A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), que compreende a faixa etária dos 4 aos 29 anos.

 

A sala tem capacidade para atendimento de até 20 estudantes, mas o planejamento é feito com menos alunos por turma para garantir atendimento personalizado. No total, são 14 turmas atendidas da E.M.E.B.E. e 27 do A.E.E., distribuídas nos períodos da manhã e tarde com número variado de estudantes por turma.

 

O projeto “Incluir Tecnológico” oferece vários recursos em um espaço multifuncional, interativo e acessível com tecnologias assistivas e conteúdos digitais, como o iPad, que apresenta vários recursos que favorecem o processo de aprendizagem.

 

O coordenador de Operações Educacionais da Faz Educação & Tecnologia, David Marcelo Pereira Berto, destaca outros diferenciais que tornam a iniciativa inovadora e eficiente: “Também contamos com ferramentas sensoriais, que são incríveis para favorecer a concentração e desenvolvimento de estímulos sensoriais”, explica o especialista.

 

Ao longo de quase um ano alguns cases chamaram bastante a atenção da equipe multidisciplinar que integra o projeto e podem ser relatados por David: “Em relação aos atendimentos os estudantes demonstram interesse e habilidades excepcionais no trabalho com o GarageBand, produzindo trilhas sonoras. Os cursos de formação também têm atraído muito a atenção dos educadores, com uma taxa alta de participação nos encontros ao longo do ano”, exemplifica.

 

O trabalho no projeto é organizado por meio de ações bimestrais, que são realizadas em parceria com a equipe de docentes, a fim de apoiá-los nos projetos que realizam com os estudantes. No primeiro bimestre foi desenvolvido o projeto “Viajando pelo Universo”, trazendo uma abordagem lúdica à proposta de apresentar os planetas e astros aos estudantes. Já no segundo bimestre, foi a vez do projeto “Viva Bem”, trazendo uma conscientização sobre um estilo de vida saudável. Neste terceiro bimestre segue vigente o projeto “Cidadania em Ação”, que consiste em um bate-papo com os alunos sobre deveres e direitos, a fim de melhorar os lugares em que vivem e convivem.

 

“No projeto Viajando pelo Universo fizemos o lançamento de um foguete como produto final; no Viva bem na finalização foi montada uma feira para os alunos “comprarem” e degustarem suas escolhas de frutas e no projeto em vigor Cidadania em ação tivemos como parte do projeto duas visitas muito produtivas no Fórum Municipal e na Câmara dos Vereadores”, explica Lia Pansarini da Silveira, Diretora da E.M.E.B.E.

 

A liderança do projeto acredita que os resultados positivos se devem principalmente a capacitação e apoio técnico continuado para professores da rede municipal de ensino: “A formação de educadores é uma proposta muito importante no contexto do município, pois, com ela, incentivamos o aprimoramento da prática pedagógica por meio da modernização das metodologias de ensino com recursos tecnológicos. Nos nossos encontros, os professores são convidados a explorarem aplicativos e outros recursos, como a Inteligência Artificial para transformarem o ensino”, finaliza Secretário de Educação de Cerquilho, Osinaldo de Oliveira.

 

 

 

 

 

 

                                                           

 

Envie
Artigo relacionado
Imagem de freepik
Educação

Competências socioemocionais: pilar da educação moderna

Competências socioemocionais ocupam papel central na educação moderna, pois representam habilidades essenciais...

Divulgação
Educação

Grupo NC, dono da farmacêutica EMS, abre inscrições para Programa de Estágio 2026

Iniciativa aposta na formação prática e no desenvolvimento de talentos em diferentes...

Divulgação
Educação

Primeira Olimpíada Brasileira de Geoinformação conecta estudantes a soluções para problemas socioambientais

Iniciativa executada pela UFRJ dará 10 bolsas de Iniciação Científica Júnior por...