A partir de 21 junho começa no Sesc CPF (localizado na Bela Vista), a 34° edição do Ciclo Mutações – Corpo-Espírito-Mundo: Passagens, título que busca trazer reflexões em torno do que acontece contemporaneamente com os três temas cardeais do conhecimento: o Corpo, o Espírito e o Mundo, com a curadoria e concepção do filósofo, jornalista e professor Adauto Novaes, que estabeleceu com o Sesc uma histórica e profícua relação de ações de formação na área do pensamento.
O que seria do Corpo sem Espírito?, interroga Paul Valéry nas centenas de fragmentos dedicados ao que ele denominou CEM – Corps-Esprit-Monde -, tríade que funda toda a relação entre Ser e Mundo. A história nos mostra que nossa existência depende da harmonia e consistência desses três princípios. Mas, diante da enorme crise civilizacional, em tempos de mutações, que leva à derrota dos valores, o Espírito torna-se coisa precária e enfrenta perigo, o que também afeta os outros dois princípios. Essa observação preliminar contempla um questionamento original para as conferências desta edição do Ciclo Mutações.
O projeto faz parte do programa de Ciclos e Seminários da unidade, o qual aborda diversos temas como circo, filosofia, artes visuais, políticas públicas, arquitetura, cultura, educação e tecnologia.
Esta edição, que acontecerá em encontros presenciais no período de 21 de junho até fins de outubro, conta com 18 conferências, conforme a programação abaixo:
O corpo e seus mistérios – 21 JUN
JORGE COLI – professor titular em História da Arte e da Cultura da Unicamp.
Formou-se em História da Arte e da Cultura, Arqueologia e História do Cinema na Universidade de Provença.
O espirituoso espírito artificial – 23 JUN
EUGENIO BUCCI – jornalista e professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Integra o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Escreve para o jornal O Estado de S. Paulo e para o site Observatório da Imprensa.
Mundo sem pensamento, sem ideologia, sem memória – 28 JUN
HELTON ADVERSE – doutor em Filosofia pela UFMG, da qual é professor. Possui pós-doutorado pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da França.
O Espírito e a criação de Mundos – 30 JUN
OSWALDO GIACOIA JUNIOR – professor do Departamento de Filosofia da Unicamp. Doutor em Filosofia na Universidade Livre de Berlim.
A máquina que apaga o tempo e a memória – 05 JUL
LUIZ ALBERTO OLIVEIRA – físico, doutor em Cosmologia, pesquisador do Laboratório de Cosmologia Física Experimental de Altas Energias e professor de História e Filosofia da Ciência do Centro de Pesquisas Físicas — CBPF/ CNPq.
CEM – O nanquim do acaso – 07 JUL
MARCIA SÁ CAVALCANTE SCHUBACK – professora titular de Filosofia na Universidade de Södertörn (Suécia). Entre 1994 e 2000, foi professora adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.
A extrema direita entre o neo-paganismo e o neo-pentecostalismo – 12 JUL
MIGUEL LAGO – cientista político, deu cursos sobre a interseção entre democracia, saúde e tecnologia na School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade de Columbia (2018-2022), na Sciences Po Paris (2017-2018) e na T.H. Chan School of Public Health da Universidade de Harvard (desde 2023). Em 2019 foi premiado com o World’s 100 Most Influential People in Digital Government.
Apropriação predatória e apropriação ecológica – 14 JUL
FRÉDÉRIC GROS – professor da Universidade Paris-Est Créteil (Upec) e editor dos últimos cursos de Michel Foucault no Collège de France. É autor de livros sobre a história da psiquiatria e filosofia penal.
Valéry e a antropologia do Espírito – 19 JUL
ROBERTO ZULAR – poeta e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo.
Sobre a condição cretina: notas sobre a burrice e a estupidez 21JUL
RENATO LESSA – professor de Filosofia Política da PUC-Rio, Investigador Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade 1 A), Coordenador do Centro Primo Levi PUC/Rio e Editor de HurbineK – Revista de Estudos Primolevianos.
Kasparov e a máquina 26 JUL
JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA – professor titular de Literatura Comparada da UERJ, Pesquisador 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado / FAPERJ. Autor de 14 livros e editor de 30 títulos. Seu trabalho já foi traduzido para 6 idiomas: mandarim, espanhol, alemão, francês, italiano e inglês.
Outra destruição da natureza é possível – 28 JUL
VLADIMIR SAFATLE – graduado em Filosofia pela USP e em Comunicação Social pela ESPM, mestre em Filosofia pela USP e doutor pela Universidade Paris VII. Atualmente, é professor de Filosofia na USP.
O novo espírito da guerra – 02 AGO
NEWTON BIGNOTTO – é professor titular aposentado de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A transgressão e o populismo – ou a defesa do trans-populismo – 04 AGO
THOMÁS ZICMAN DE BARROS – é doutor em Ciência Política pela Sciences Po Paris e pesquisador associado do Centre de Recherches Politiques de Sciences Po (CEVIPOF). Também é conselheiro do think tank República do Amanhã e diretor do Populism Specialist Group da Political Studies Association de Londres.
Duas cartas de amor na era da técnica – 09 e 10 AGO
PEDRO DUARTE – doutor em Filosofia pela PUC-Rio, de onde é professor na graduação, pós-graduação e especialização em Arte e Filosofia. Foi professor visitante nas universidades de Brown (EUA) e Södertörns (Suécia).
Da Cibernética à Inteligência Artificial – 06 OUT
JEAN-PIERRE DUPUY – professor na Escola Politécnica de Paris e na Universidade de Stanford, da qual é também pesquisador e membro do Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade e do Fórum de Sistemas Simbólicos. Ganhador do Prêmio Jabuti em 2013, pelo livro Elogio à preguiça.
A democracia à prova da verdade – 18 OUT
OLGÁRIA MATOS – doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – França, pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP e professora de Filosofia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Programação completa
Sobre o Sesc CPF
Uma unidade do Sesc São Paulo é voltada inteiramente à pesquisa e à troca de conhecimento, em funcionamento na Rua Dr. Plínio Barreto, na região da Bela Vista. (https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/)
Trata-se do Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc, um espaço que articula produção de conhecimento, formação e difusão nas áreas da Educação, Cultura, Arte, Gestão e Mediação. Implantado pelo Sesc São Paulo desde 2012, o CPF amplia o compromisso da instituição no campo da cultura, que sempre entendeu a educação como uma ação permanente.
A estrutura da unidade é composta por três núcleos:
Núcleo de Formação – funciona como um centro de formação, reflexão e conhecimento, proporcionando acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas. Em específico, contribui para a solidez formativa no campo da cultura e das artes, em conexão com seus referentes educativos. Destaca-se aí o Curso Sesc de Gestão Cultural – embrião para a criação do CPF Sesc -, voltado para a qualificação de gestores e profissionais do campo da cultura que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que inicia sua terceira turma em agosto deste ano.
No foco destas atividades está um público heterogêneo, de diferentes faixas etárias, entre os quais estudantes universitários, professores, pesquisadores e profissionais da área da cultura em geral. Enfim, um espaço de cultura para quem faz e para quem se interessa por cultura.
Núcleo de Pesquisas – dedicado à produção de bases de dados, diagnósticos e estudos em torno das ações culturais e dos públicos. Em andamento, pesquisas de público conduzidas nas unidades do Sesc procuram identificar hábitos de lazer, perfil do público jovem, mapeamento cultural da zona leste de São Paulo, além do desenvolvimento de metodologias para a leitura das pesquisas.
Núcleo de Difusão – voltado para o lançamento de trabalhos nacionais e internacionais que ofereçam subsídios à formação de gestores e pesquisadores, disponibiliza conteúdos ligados às áreas de atuação do Centro de Pesquisa e Formação e do Sesc como um todo, por meio de textos e demais materiais (gravação de áudio, filmagem), que podem ser acessados no site do CPF (centrodepesquisaeformacao.org.br), multiplicando o conhecimento socialmente produzido nos campos de ação da instituição.
INFRAESTRUTURA
Ocupando uma área de 1.300 m2, o CPF Sesc conta com sala de leitura; 7 salas de aulas; 8 salas de estudo; um auditório; uma área de convivência, com um café; Central de Atendimento, onde é possível não só fazer as inscrições para suas atividades, mas também comprar ingressos para programações das outras unidades, bem como fazer ou renovar o cartão de matrícula; Loja Sesc, na qual podem ser encontrados os livros publicados pelas Edições Sesc, CDs e DVDs lançados pelo Selo Sesc, além de linhas de produtos exclusivos; acesso à internet wifi gratuito, e biblioteca.
A biblioteca do Centro de Pesquisa e Formação possui um acervo de aproximadamente 11 mil títulos ligados às ciências humanas, além de CDs, DVDs, jornais e revistas. O empréstimo é gratuito tanto para trabalhadores no comércio e serviços, quanto para o público em geral, com exceção dos jornais e revistas, que são para leitura no local.