Home Tecnologia Serasa Experian lança o Fraudômetro, contador de tentativas de fraude em tempo real
Tecnologia

Serasa Experian lança o Fraudômetro, contador de tentativas de fraude em tempo real

Envie
Foto: Divulgação
Envie

Lançado na Febraban Tech, ferramenta ficará disponível permanentemente no site www.fraudometro.com.br

A Serasa Experian acaba de disponibilizar o Fraudômetro, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude de identidade do Brasil. Lançado na Febraban Tech, evento direcionado a companhias do setor financeiro, a empresa posicionou um telão com contagem sequencial de quantas tentativas de fraude ou roubo de identidade foram registradas no país desde o início de 2023: cerca de 3,5 milhões, o que corresponde a 1 a cada 4 segundos. O contador também está disponível no site www.fraudometro.com.br para que empresas e consumidores possam ter acesso a esta e outras informações sobre prevenção a golpes, a partir de agora.

“Nossa intenção com o Fraudômetro é chamar a atenção para o tema no Brasil. Diariamente, quase 20 mil tentativas de fraude são identificadas por nossas soluções de proteção à fraude, que se fossem bem-sucedidas, poderiam gerar prejuízos e perdas financeiras para pessoas e empresas de todo o país. Os fraudadores se utilizam de técnicas cada vez mais avançadas para aplicar seus golpes, por isso ferramentas de inteligência analítica são essenciais para que as empresas possam identificá-los e, com isso, diminuir perdas financeiras, reputacionais e, por vezes, até regulatórias”, declara o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

O Fraudômetro é baseado no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que cruza o total de consultas mensais de CPFs na base da companhia e a estimativa de risco de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa, apoiados nos dados dos brasileiros e na tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O número é alcançado com a equação entre a quantidade de CPFs consultados versus a probabilidade de fraude observada.

Além desse volume já calculado desde 2010, a novidade da vez é que o Fraudômetro marca o upgrade desse indicador de tentativas de fraude da Serasa Experian, que passa a contar agora também com o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a documentos cópia (que é a análise de documentos de identificação), biometria facial, Facematch (comparação entre uma selfie com a face do documento) e base cadastral (que avalia a divergência de dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais).

“Conseguimos fazer esse upgrade após ampliarmos o nosso escopo com estratégias como a incorporação da BrScan – player do ecossistema de verificação de identidade e de onboarding – à Serasa Experian nos últimos meses. Com esse movimento, passamos a contar com o portfólio mais completo do mercado de prevenção a fraudes, dispondo de soluções de ponta a ponta para a autenticação e proteção de negócios. Seguimos desenvolvendo tecnologias baseadas em camadas combinadas a inteligência analítica, uma junção que possibilita autenticarmos as pessoas que realizam as operações e saber, de fato, quem é quem”, completa o executivo.

Envie
Artigo relacionado
Tecnologia

Dahua e Agora Distribuidora firmam parceria estratégica

A Dahua Technology, fornecedora global de soluções de AIoT inteligentes e segurança...

Tecnologia

OneKey Payments anuncia parceria para processar pagamentos da nova plataforma de apostas BandBet no Brasil

A OneKey Payments, instituição de pagamentos licenciada pelo Banco Central do Brasil, foi...

Tecnologia

Qual o melhor site para comprar seguidores reais em 2024?

Há muita discussão sobre a aquisição de seguidores no Instagram, e se...