Siga-nos nas Redes Sociais

Evento

Seminário da Esfera Brasil discute cenário político para 2026, conjuntura econômica e política externa após tarifaço de Trump

Publicado

em

Na imagem, os presidentes Gilberto Kassab, do PSD, Antonio Rueda, do União Brasil, Baleia Rossi, do MDB, Renata Abreu, do Podemos, Valdemar Costa Neto, do PL, e o mediador, Márcio Gomes, em painel do Seminário Brasil Hoje (foto: Divulgação/Esfera Brasil)
Na imagem, os presidentes Gilberto Kassab, do PSD, Antonio Rueda, do União Brasil, Baleia Rossi, do MDB, Renata Abreu, do Podemos, Valdemar Costa Neto, do PL, e o mediador, Márcio Gomes, em painel do Seminário Brasil Hoje (foto: Divulgação/Esfera Brasil)

Fórum reuniu no Palácio Tangará, em São Paulo, governadores, autoridades, lideranças partidárias e representantes do setor privado para debater estratégias de desenvolvimento do país

Cenários para as eleições de 2026, desafios econômicos e política externa diante do tarifaço do presidente norte-americano, Donald Trump, foram tema de debates no Seminário Brasil Hoje, promovido nesta segunda-feira (25) pela Esfera Brasil no Palácio Tangará, em São Paulo (SP). O evento reuniu autoridades do Legislativo e Judiciário federais, além de governadores, lideranças partidárias e de agências reguladoras, empresários e outros representantes do setor privado.

Cotado como pré-candidato à Presidência, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), citou Juscelino Kubitschek ao afirmar que o Brasil precisa “fazer 40 anos em 4” ao enfatizar a urgência de ações estruturantes para o desenvolvimento do país. Para Tarcísio, a agenda fiscal deve ser enfrentada com medidas como desindexação e desvinculação de despesas hoje obrigatórias, além de desinvestimento em áreas de baixo retorno em termos de políticas públicas.

“O que queremos deixar de legado: prosperidade ou dívida? Se gastamos mais do que podemos, drenamos produtividade, matamos o investimento e condenamos gerações futuras”, disse. O governador paulista mencionou a Argentina ao defender redução no número de ministérios e cortes de gastos para impulsionar o crescimento.

Já o presidente do PSD, Gilberto Kassab, defendeu a construção de uma frente ampla de partidos dos mais diversos pontos do espectro ideológico, à semelhança do que foi feito no Chile ao fim da ditadura de Augusto Pinochet, encerrada em 1990. O arranjo, chamado de concertación, durou 20 anos. “Para que a gente possa realmente superar um momento difícil em relação às nossas instituições, precisamos ter nas eleições do ano que vem uma liderança forte que possa fazer essa concertação”, afirmou. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), endossou a união de lideranças na construção de consensos políticos.

 

No debate sobre a conjuntura que antecede as eleições de 2026, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, destacou o peso eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro. “A transferência de voto dele é um negócio absurdo, no mínimo 30%. Quer dizer, já joga o camarada no segundo turno. É por isso que nós temos que andar juntos para poder ganhar a eleição”, afirmou.

Big techs e política externa

Em painel sobre a regulamentação das redes sociais, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) disse que as chamadas big techs, como Meta e Alphabet, não podem “criar suas próprias leis”. “Eles não são Estados. São grandes corporações transnacionais que têm que seguir a legislação dos Estados onde atuam”, defendeu. Para o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT-MA), a “nova era de comunicação” pós-redes sociais “não vai destruir a democracia”. “Passa pela regulamentação? Passa. Isso não significa censura em nenhuma hipótese. Pelo contrário, ela vem é para facilitar ainda mais o acompanhamento daquilo que está sendo debatido”, disse.

No campo internacional, o ex-presidente Michel Temer classificou o tarifaço de Trump como um “equívoco muito grande” e defendeu pragmatismo. “Se estivesse na Presidência, insistiria em ligar diretamente para Trump para resolver a questão”, disse. O secretário-executivo do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Márcio Elias Rosa, negou interesse do governo em explorar politicamente a crise comercial. “A defesa da nação encanta a todos, mas não se transforma em votos”, analisou, “É preciso separar política externa do calendário das eleições”.

Para a CEO da Esfera Brasil, Camila Funaro Camargo Dantas, a crise tarifária é um teste da maturidade política econômica do país. “Para falar com autoridade no exterior, é indispensável transmitir solidez no plano interno. E esse é o fio condutor do nosso evento hoje: equilíbrio fiscal, estabilidade regulatória e ambiente de negócios previsível. O Brasil não é um enigma, mas um teste de execução. Temos escala, temos talentos e temos recursos. O que falta é disciplina para transformar diagnósticos em entregas”, afirmou.

Já a economista Zeina Latif, sócia-diretora da Gibraltar Consulting, criticou a retórica brasileira, que, em sua visão, ampliou ruídos diplomáticos, e cobrou ousadia estratégica. “Não podemos ficar presos a respostas imediatistas. O Brasil precisa de uma inserção global mais ambiciosa e de longo prazo”, disse.

Política fiscal e taxa de juros

Na economia doméstica, o ex-presidente do Banco Central e hoje vice-chairman de políticas públicas do Nubank, Roberto Campos Neto, avaliou que há espaço para cortes de juros no curto prazo, mas alertou para limites estruturais. “Com as condições fiscais atuais, o juro pode cair para 12%, 13%. Ir para 11% já seria otimista”, disse. A Selic hoje está em 15% ao ano.

Para o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, o Brasil decidiu ter um Estado socialmente grande – e para isso é preciso ter uma carga tributária compatível – “senão a gente não vai ter nenhuma responsabilidade fiscal e não vai estabilizar a dívida pública”. “Não adianta a gente se iludir, achar que a gente vai ter uma carga tributária igual à do México ou da Colômbia e ao mesmo tempo tem um Estado que dá os benefícios sociais e gasta como o Estado brasileiro. A gente quer se comparar com o México, com a Colômbia? Ou a gente quer se comparar com os países europeus ou mesmo com os Estados Unidos? É uma decisão política que a sociedade tem que tomar”, analisou.

Para o economista e ex-presidente do Insper Marcos Lisboa a questão é que o Brasil é um Estado “cheio de vazamentos”. “Inventamos esse país curioso, ao contrário do resto do mundo, em que o recurso público é capturado por uma série de grupos antes de chegar na população”, afirmou. “E com frequência não chega”.

O chairman do BTG Pactual, André Esteves, encerrou o evento projetando cortes de juros pelo Federal Reserve (o BC dos EUA) a partir de setembro. “A economia dos EUA está no pleno emprego, mas os números começam a se mostrar mais suaves. Como a taxa está muito acima do nível neutro, faz todo sentido iniciar uma queda”, afirmou. Segundo Esteves, os mercados precificam de três a quatro cortes de 25 pontos-base até o fim do ano, o que reduziria cerca de um ponto percentual. “Historicamente, juros em queda nos EUA são extremamente positivos para mercados emergentes, onde o Brasil se inclui”, observou.

Foto: Divulgação Leia Mais

Niterói Energy 2025 em pauta com a Economia Azul e as perspectivas do setor naval

Foto: Divulgação Leia Mais

New Era renova apoio ao SLS Super Crown 2025 apresentado pela BB Seguros

Comandado por megaempresários, evento aborda o poder nas mãos do consumidor Leia Mais

Comandado por megaempresários, evento aborda o poder nas mãos do consumidor

Foto: Divulgação / Kelly Lua Leia Mais

Kelly Lua apresenta o álbum “ELÔ ao vivo em São Paulo:

Divulgação Leia Mais

Febratex Group apresenta novidades da FebraTêxtil 2026 durante Congresso Internacional Abit 2025

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento

Niterói Energy 2025 em pauta com a Economia Azul e as perspectivas do setor naval

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Rede Petro RJ promoveu, na manhã desta quarta-feira (19), mais uma edição do Niterói Energy 2025, consolidando o encontro como um dos principais espaços de discussão sobre inovação, desenvolvimento sustentável e oportunidades econômicas relacionadas à indústria naval e offshore no estado do Rio de Janeiro. O evento que aconteceu na CDL Niterói teve as boas vindas do Gerente executivo, Ermano Santiago, que recebeu na sede as autoridades públicas, representantes do setor produtivo e especialistas em tecnologia e indústria marítima.

Com o tema “Economia Azul – Perspectivas do Setor Naval”, o painel destacou os desafios e caminhos para o fortalecimento do setor naval fluminense, um dos pilares históricos da economia de Niterói e da Região Metropolitana. A mesa foi mediada pelo presidente da Rede Petro, Roberto Mansur, que recebeu o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves; a Gerente de Petróleo e Gás da Firjan, Karine Fragoso; o Almirante Walter da Silva, do Cluster Tecnológico Naval do RJ e o diretor da TSA Holding, Arialdo Félix.

Mansur abriu o encontro apresentando as propostas da Rede de negócios e as discussões estratégicas para o fornecimento de serviços ao setor. “A Rede Petro RJ faz hoje uma conexão muito grande com os seus membros para que tenhamos maior participação em eventos como este, e juntos estarmos em missões como as mais recentes Oil and Gas, OTC, eventos de parceria com o Sebrae e assim, fomentar mais empresas para entregar a este setor. Um movimento do bem”, definiu Mansur.

Já o secretário Fabiano Gonçalves falou sobre as vantagens competitivas de Niterói na indústria naval. “Nossa cidade está a frente do Rio de Janeiro e São Gonçalo devido às obras de dragagem no canal, o terminal pesqueiro e por sermos a 6º cidade do Brasil em termos de receita própria”, disse.

Outros painelistas falaram ainda sobre as oportunidades de capacitação no setor, a retomada da cadeia produtiva naval e os caminhos para a atração de investimentos, geração de empregos, modernização industrial e o papel da Economia. Segundo os organizadores, o encontro reforça o compromisso da Rede Petro RJ em aproximar instituições, ampliar o diálogo entre setor público e privado e fortalecer ambientes colaborativos que estimulem competitividade e desenvolvimento regional.

O evento contou com apoio de Sebrae, CDL Niterói, Firjan/SENAI SESI, Cluster Tecnológico Naval RJ e TSA Holding, além de dezenas de empresas patrocinadoras e membros institucionais da Rede Petro RJ.

Foto: Divulgação Leia Mais

New Era renova apoio ao SLS Super Crown 2025 apresentado pela BB Seguros

Comandado por megaempresários, evento aborda o poder nas mãos do consumidor Leia Mais

Comandado por megaempresários, evento aborda o poder nas mãos do consumidor

Foto: Divulgação / Kelly Lua Leia Mais

Kelly Lua apresenta o álbum “ELÔ ao vivo em São Paulo:

Divulgação Leia Mais

Febratex Group apresenta novidades da FebraTêxtil 2026 durante Congresso Internacional Abit 2025

Divulgação Leia Mais

Febratex Summit reafirma compromisso ambiental e mantém Certificação Lixo Zero

Continue Lendo

Evento

New Era renova apoio ao SLS Super Crown 2025 apresentado pela BB Seguros

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 Por mais um ano, a New Era, marca líder mundial em headwear e reconhecida pela forte conexão com o universo do esporte e da cultura urbana, confirma seu apoio ao SLS Super Crown World Championship Tour 2025 apresentado pela BB Seguros, que será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Fundada em 1920, em Buffalo (Nova York, EUA), a New Era Cap Company é uma das marcas mais icônicas do mundo da moda e do esporte. Criadora do lendário boné 59FIFTY, a marca consolidou-se como referência global em cultura e lifestyle urbano, combinando autenticidade, qualidade e inovação em design. Com mais de 100 anos de história e presença consolidada no streetwear global, a New Era reforça seu vínculo com o skate ao apoiar novamente a final do principal campeonato internacional de skate street.

Durante o evento, a marca trará uma pop-up store exclusiva com uma coleção de bonés oficiais da SLS, além de modelos mais recentes da marca.

“Estamos empolgados em continuar a parceria no SLS Super Crown 2025 com ainda mais profundidade. Mais do que participar do maior evento de skate street do mundo, é importante para a New Era manter-se próxima de uma comunidade que dita tendências de moda e cultura dentro e fora das pistas.”, afirma Eduardo Rocha, diretor de Marketing e Produto da marca.

O apoio da New Era ao SLS Super Crown é viabilizado pela 213 Sports, agência responsável por promover a SLS no Brasil.

“A New Era simboliza autenticidade, atitude e é uma marca que fala diretamente com o público que vive o espírito do urbano, e por isso é tão especial tê-la novamente conosco celebrando essa energia e paixão que o skate desperta”, destaca Pedro Dau de Mesquita, diretor executivo da 213 Sports.

 

Venda dos ingressos

Os ingressos para o evento já estão disponíveis exclusivamente pela plataforma da Ticketmaster. O público poderá escolher entre diferentes categorias: Cadeiras Superiores, Cadeiras Inferiores e, nesta edição, uma novidade imperdível: o SLS Experience.

A nova modalidade oferece uma vivência completa e privilegiada, com lugares próximos à pista, acesso exclusivo, crédito para consumo, kit oficial da SLS e uma sessão de autógrafos com os skatistas da liga. Dentro do SLS Experience, há opções de ingresso inteira, meia-entrada, pacote e família, com todos os detalhes disponíveis na página oficial do evento.

Link para compra de ingressos: https://www.ticketmaster.com.br/event/sls-super-crown-2025?utm_source=website&utm_medium=cpc&utm_id=imprensa

Em 2024, a competição reuniu 16,5 mil pessoas durante o fim de semana, 9,5 mil apenas no domingo da grande final, e alcançou mais de 14 milhões de espectadores pelas transmissões ao vivo na Globo, Sportv e YouTube. Para 2025, espera-se um público ainda maior, com a mesma transmissão do ano passado.

O SLS Super Crown World Championship 2025 é apresentado pela BB Seguros, com patrocínios de Stake, Monster Energy, Samsung Galaxy, Dios Azul Tequila, Skate., 10x Health, Banco do Brasil, Heineken 0.0, Vivo, Brawl Stars, Wolfpak e True Skate. Conta com o apoio de Seven Boys, Royal Enfield, SanDisk e New Era, além do apoio institucional do Ministério do Esporte do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. O evento tem ainda JCDecaux, SporTV, 89 FM e o Shopping Light como parceiros de mídia oficiais e é realizado pela AEESB – Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil.

Foto: Divulgação Leia Mais

Niterói Energy 2025 em pauta com a Economia Azul e as perspectivas do setor naval

Comandado por megaempresários, evento aborda o poder nas mãos do consumidor Leia Mais

Comandado por megaempresários, evento aborda o poder nas mãos do consumidor

Foto: Divulgação / Kelly Lua Leia Mais

Kelly Lua apresenta o álbum “ELÔ ao vivo em São Paulo:

Divulgação Leia Mais

Febratex Group apresenta novidades da FebraTêxtil 2026 durante Congresso Internacional Abit 2025

Divulgação Leia Mais

Febratex Summit reafirma compromisso ambiental e mantém Certificação Lixo Zero

Continue Lendo

Evento

Comandado por megaempresários, evento aborda o poder nas mãos do consumidor

Publicado

em

Mais emocional, exigente e conectado, o novo perfil de consumo redefine o papel das marcas e desafia empresas

O consumidor nunca foi tão poderoso… e tão imprevisível. Ele compra por valores emocionais, navega por impulso, exige personalização e abandona marcas que não o representam. Se antes a competição se dava entre produtos, hoje ela acontece entre experiências. O consumo deixou de ser uma transação e passou a ser uma forma de expressão.

Pesquisas do Instituto Ipsos mostram que 78% dos brasileiros esperam que marcas se posicionem em temas sociais e ambientais. Já o estudo Deloitte 2025 Consumer Insight revela que 63% das decisões de compra são guiadas por valores pessoais e não apenas por preço. O que antes era um diferencial, agora é pré-requisito.

Para Marcos Koenigkan, fundador do Mercado & Opinião, o novo consumo é uma fronteira de comportamento, não de produto. “O consumidor de agora não quer apenas comprar. Ele quer pertencer, sentir-se ouvido e ver propósito nas escolhas que faz. Entender essa lógica é essencial para qualquer negócio que queira permanecer relevante nos próximos anos”, afirma.

Essa virada cultural é impulsionada pela hiperconectividade e pela inteligência artificial, que permitem mapear desejos e antecipar comportamentos. Mas, como alerta Koenigkan, tecnologia sozinha não basta. “O desafio está em combinar dados e sensibilidade. A empresa que olhar apenas para os números e não para as pessoas perde a alma da marca e, consequentemente, o cliente”.

Dentro dessa reflexão sobre consumo e pertencimento, o Mercado & Opinião, realiza em 25 de novembro de 2025, em São Paulo, o jantar “O futuro do consumo e o novo comportamento do consumidor”, que reunirá grandes lideranças para discutir o que vem a seguir nas relações entre marcas e pessoas.

Segundo Paulo Motta, coanfitrião do evento, vivemos uma revolução guiada pela emoção. “A jornada de compra deixou de ser linear. O cliente se informa, compara, testa, abandona o carrinho e volta três dias depois, mas só finaliza se sentir conexão. É um consumo cada vez mais emocional e menos racional. As empresas precisam aprender a dialogar com esse novo perfil”.

O jantar faz parte da agenda nacional do Mercado & Opinião, reconhecida por reunir grandes nomes do empresariado brasileiro em encontros que unem networking de alto nível e debates sobre tendências estratégicas. “Quem compreender o consumidor antes dos concorrentes liderará o mercado. É disso que tratamos: antecipar o amanhã”, conclui Koenigkan.

Evento: Jantar com Empresários – Mercado & Opinião

Tema: O futuro do consumo e o novo comportamento do consumidor

Data: 25 de novembro de 2025 – 18h30

Local: São Paulo

 

Sobre o Mercado & Opinião

O Mercado & Opinião é um Think Tank de inteligência coletiva, onde grandes nomes do mercado compartilham conhecimento, tendências e experiências que acabam influenciando decisões empresariais e econômicas. A iniciativa promove jantares, conferências e fóruns que se tornaram referência na agenda executiva brasileira, criando um espaço exclusivo para relacionamento de alto nível.

Foto: Divulgação Leia Mais

Niterói Energy 2025 em pauta com a Economia Azul e as perspectivas do setor naval

Foto: Divulgação Leia Mais

New Era renova apoio ao SLS Super Crown 2025 apresentado pela BB Seguros

Foto: Divulgação / Kelly Lua Leia Mais

Kelly Lua apresenta o álbum “ELÔ ao vivo em São Paulo:

Divulgação Leia Mais

Febratex Group apresenta novidades da FebraTêxtil 2026 durante Congresso Internacional Abit 2025

Divulgação Leia Mais

Febratex Summit reafirma compromisso ambiental e mantém Certificação Lixo Zero

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.