Home Negócios Segmentar listas de e-mails pode aumentar as taxas de conversão do seu negócio
Negócios

Segmentar listas de e-mails pode aumentar as taxas de conversão do seu negócio

Envie
Segmentar listas de e-mails pode aumentar as taxas de conversão do seu negócio
Pexels
Envie

Entenda quais estratégias podem ser adotadas para melhorar a comunicação e garantir a assertividade com seus clientes

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para impulsionar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas do seu negócio. No entanto, a eficácia dessas campanhas está diretamente ligada à capacidade de personalização e segmentação das mensagens. 

Empresas que segmentam suas listas de e-mails conseguem oferecer conteúdos mais relevantes e, como resultado, geram taxas de conversão significativamente superiores. 

Ao invés de disparar mensagens genéricas, ter uma boa segmentação permite que você fale diretamente com as necessidades, interesses e comportamentos do seu público, aumentando o impacto de cada envio, assim como a chance de conversão.

O que é segmentação de e-mails?

A segmentação de e-mails é a prática de dividir uma lista de contatos em grupos menores, baseados em características específicas, como demografia, comportamento ou nível de engajamento. 

Isso significa que ao invés de enviar a mesma mensagem para todos os contatos da base de forma genérica, você vai criar campanhas mais direcionadas, que ressoam melhor com cada grupo de acordo com o momento da jornada de compra em que ele se encontra.

É importante destacar que campanhas genéricas são aquelas onde todos os contatos recebem a mesma mensagem, independentemente de seus interesses ou estágio no ciclo de compra. 

Já nas campanhas segmentadas considera-se essas diferenças, permitindo a entrega de conteúdos mais personalizados, o que resulta em maior relevância para o destinatário.

Fazer essa segmentação, portanto, te permite entregar conteúdo no momento certo, com a mensagem certa, para a pessoa certa. Isso aumenta significativamente a chance de conversão, pois o e-mail não será apenas mais uma mensagem na caixa de entrada do cliente, mas sim algo que atende às suas necessidades ou desperta seu interesse.

Benefícios da segmentação de e-mails para conversão

São inúmeros os benefícios associados à uma boa segmentação de e-mail, que vai desde uma melhor taxa de abertura até uma possível conversão. Confira a seguir:

Personalização e relevância da mensagem

Com a segmentação, é possível adaptar o conteúdo do e-mail para corresponder diretamente aos interesses ou ao comportamento passado do cliente. 

Essa personalização aumenta a percepção de valor, fazendo com que o destinatário sinta que a mensagem foi feita especialmente para ele. E-mails personalizados têm maior probabilidade de captar a atenção e gerar interações.

Melhor taxa de abertura e de cliques (CTR)

Quando os e-mails são segmentados, as taxas de abertura e cliques tendem a ser significativamente maiores. Isso acontece porque a mensagem enviada é mais relevante para o destinatário. 

Estudos mostram que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e 76% se decepcionam quando elas não acontecem, o que indica uma necessidade latente do mercado por essa personalização.

Redução de descadastros e melhora na experiência do usuário

Mensagens genéricas e irrelevantes são uma das principais causas de descadastro de e-mails.

Ao personalizar e segmentar, você minimiza esse risco, afinal o conteúdo passa a ser mais interessante e útil para o destinatário. Isso não apenas retém mais assinantes, como também melhora a percepção da marca e a experiência geral do usuário.

Estratégias de segmentação de e-mails

Existem várias estratégias que você pode utilizar na segmentação de e-mails, e uma das formas mais básicas para se fazer isso é separando sua lista de e-mails com base em características como idade, gênero, localização e ocupação. 

Como exemplo, podemos pensar em uma loja de roupas, que pode enviar diferentes campanhas para homens e mulheres, ajustando o conteúdo para refletir as preferências de cada público.

Segmentação por comportamento

O comportamento se refere a como os clientes interagiram com sua marca no passado. Aqui, você pode segmentar os e-mails com base em ações específicas, como histórico de compras, visitas ao site ou interações anteriores com e-mails. 

Nessa abordagem, você pode enviar ofertas baseadas em produtos ou serviços que já despertaram o interesse do cliente, mas que por algum motivo não geraram a compra.

Segmentação por engajamento

O nível de engajamento de um assinante pode variar com o tempo. Por isso, segmentar sua lista com base em como os usuários interagem com seus e-mails (por exemplo, se abrem ou clicam nos links) pode ser uma ótima maneira de ajustar suas campanhas. 

Para aqueles que estão mais engajados, você pode enviar ofertas exclusivas ou conteúdos mais frequentes. Já para aqueles menos engajados, campanhas de reengajamento podem ser bem assertivas com a base.

Segmentação por estágio no funil de vendas

Nem todos os contatos da sua lista estão no mesmo estágio da jornada de compra. Enquanto alguns ainda são leads, outros já são clientes recorrentes. 

Segmentar seus e-mails com base no estágio do funil ajuda a ajustar a mensagem, com abordagens mais informativas para leads e ofertas mais agressivas para clientes recorrentes.

Ferramentas e boas práticas para segmentar suas listas

Existem várias plataformas que facilitam a segmentação de listas de e-mails, como Mailchimp, HubSpot e ActiveCampaign, que podem ser excelentes aliadas da sua loja virtual.

Além de contar com as ferramentas certas, é fundamental seguir boas práticas, como testar diferentes segmentações para ver o que funciona melhor para sua audiência. 

Use automações para disparar e-mails com base em gatilhos, como ações no site, campanhas promocionais ou eventos específicos.

Outra dica é acompanhar os resultados dos disparos, analisando métricas como taxa de abertura, cliques e conversões. Com esses dados, é possível ajustar e otimizar suas campanhas.

Exemplos de campanhas de e-mail segmentadas

Diversas empresas já comprovaram o poder da segmentação para aumentar suas conversões. Um exemplo é a Amazon, que usa dados de comportamento e compras anteriores para recomendar produtos específicos em seus e-mails. 

Outro caso de sucesso é a Nike, que segmenta suas campanhas com base em interesses esportivos, oferecendo produtos e conteúdos personalizados para cada tipo de atleta.

Segmentar listas de e-mails é um dos caminhos mais eficazes para aumentar as taxas de conversão e gerar melhores resultados no seu negócio. 

Ao oferecer mensagens mais relevantes e personalizadas, você constroi um relacionamento mais próximo e sólido com o cliente, melhora a experiência do usuário e potencializa suas chances de conversão em cada campanha enviada.

Envie
Artigo relacionado
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Negócios

Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?

A Black Friday, um dos períodos mais importantes para as vendas on-line...

Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Negócios

Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital

No cenário digital contemporâneo, onde a concorrência cresce a cada dia, destacar-se...

Projeto de revitalização de Brasília Teimosa, no Recife, é premiado em concurso internacional de arquitetura
Negócios

Projeto de revitalização de Brasília Teimosa, no Recife, é premiado em concurso internacional de arquitetura

Estudantes de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ficaram...

Face Doctor lança campanha de Black Friday para novos franqueados
Negócios

Face Doctor lança campanha de Black Friday para novos franqueados

A Face Doctor, rede de clínicas de estética em expansão nacional, anunciou...