Home Estilo de vida Saúde Saúde mental em foco: especialista explica como construir uma relação mais saudável consigo mesma
Saúde

Saúde mental em foco: especialista explica como construir uma relação mais saudável consigo mesma

Envie
Envie

A saúde mental feminina tem ocupado lugar central nas conversas sobre bem-estar e qualidade de vida. Dados recentes apontam que o Brasil está entre os países com maior prevalência de ansiedade e depressão especialmente entre as mulheres evidenciando uma urgência cada vez maior na busca por abordagens terapêuticas eficazes e sensíveis.

Estudos mostram que cerca de 45% das mulheres brasileiras apresentam diagnóstico de transtorno mental, como ansiedade ou depressão, no contexto pós-pandemia. Outro levantamento da Ipsos confirma que 55% das mulheres relataram sentir ansiedade, enquanto 24% indicaram depressão, índices superiores aos dos homens. A Organização Mundial da Saúde também aponta o Brasil como recordista mundial em ansiedade: 9,3% da população sofre com esse transtorno.

Para entender melhor esse cenário, conversamos com a especialista Ana Laura Benetati Psicóloga e pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Ana Laura Benetati atua de forma clínica online, com foco em acolhimento, clareza emocional e reconexão com a identidade.

“Vejo muitas mulheres chegarem até mim exaustas de se criticarem o tempo todo, sem tempo para se escutarem com honestidade”, explica Ana Laura. “Minha proposta é equilibrar uma escuta sensível com intervenções diretas sem promessas fáceis, mas com profundidade e respeitando a história de cada uma.”

Em seus atendimentos, ela une rigor técnico e sensibilidade, sempre com foco em práticas baseadas em evidências e aplicáveis ao cotidiano. “Não se trata de reduzir emoções complexas a receitas prontas. É ajudar a pessoa a construir uma relação interna mais saudável, onde ela se escuta e se acolhe”, complementa.

Além do consultório virtual, Ana Laura também se dedica à produção de conteúdo digital, usando uma linguagem acessível e reflexiva. “Falar em saúde mental hoje é mais fácil, mas quero que as mulheres não só consumam informação, quero que sintam que têm voz, que podem validar suas emoções e buscar caminhos concretos para mudar”, afirma.

Natural do interior do Paraná, ela atende mulheres de diferentes estados do Brasil como Bahia, São Paulo e Minas Gerais e também em países como Portugal, França e Estados Unidos, mostrando como o formato online aproxima quem busca apoio emocional, independentemente da localização geográfica.

Com taxas alarmantes de sofrimento psíquico entre mulheres, é fundamental promover abordagens humanas, que unam conhecimento técnico, empatia e orientação prática. Em um contexto onde quase metade das mulheres já enfrentou ou enfrenta transtornos mentais, a combinação entre escuta ativa, acolhimento e estratégias efetivas pode fazer a diferença.

A psicóloga Ana Laura Benetati mostra, em sua prática, que é possível alcançar clareza emocional e coragem afetiva mesmo em meio ao caos da vida moderna ajudando a construir uma relação interna mais firme e compassiva.

Para mais informações, a especialista compartilha conteúdos educativos em seu perfil: https://www.instagram.com/anabenetatipsi?igsh=bG5yMzk3dDVqNT

(Foto: Divulgação)

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Casos de hepatite A aumentam 50% na cidade do Rio

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse...

Divulgação
Saúde

Saúde mental em pauta: Setembro Amarelo convida à escuta e ao cuidado

Campanha reforça a importância do acolhimento e lembra que saúde mental deve...

Saúde

Aluguel de poltronas para pós-operatório em Salvador

O serviço de aluguel de poltronas para pós-operatório em Salvador chegou para...

Saúde

Aluguel de poltronas para pós-operatório em Colatina

O serviço de aluguel de poltronas para pós-operatório em Colatina chegou para...