A Defesa Civil de São Paulo estendeu o alerta de risco elevado para incêndios florestais até esta terça-feira (10) em todo o estado. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a tendência é de temperaturas ainda mais altas nos próximos dias, com a umidade relativa do ar despencando para níveis críticos, abaixo dos 35%.
Na capital paulista e região metropolitana, a previsão para amanhã indica que os termômetros podem alcançar até 33°C, enquanto a umidade relativa do ar ficará abaixo do ideal, o que pode agravar ainda mais o risco de incêndios.
A Defesa Civil recomenda precauções com a saúde, como beber bastante água, manter-se hidratado e evitar a exposição direta ao sol. Além disso, atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas nos horários mais críticos, e o uso de soro fisiológico para os olhos e o nariz é aconselhado para ajudar a combater o ressecamento causado pelo ar seco.
Qualidade do Ar em Nível Crítico
Conforme o boletim da Cetesb divulgado às 17h, das 22 estações de monitoramento espalhadas por São Paulo, dez apontaram que a qualidade do ar estava muito ruim e dez registraram condições ruins, com apenas duas indicando uma qualidade de ar moderada.
A Ponte dos Remédios, localizada na Marginal do Tietê, apresentou os piores índices de qualidade do ar, com altos níveis de Partículas Inaláveis Finas (MP2,5). Essas partículas, devido ao seu tamanho microscópico, são extremamente perigosas, podendo penetrar fundo no sistema respiratório e aumentar o risco de problemas cardíacos e pulmonares.