Home Negócios Santander Asset adota visão neutra com viés positivo para mercado de renda fixa local
Negócios

Santander Asset adota visão neutra com viés positivo para mercado de renda fixa local

Envie
Banco Santander
Foto: Divulgação
Envie

A expectativa de juros mais altos por mais tempo nos EUA e o aumento da incerteza sobre a condução da política econômica local resultaram em alta das curvas de juros no Brasil, aponta a Santander Asset Management (SAM) em sua Carta Mensal de maio. “Prospectivamente, adotamos visão neutra com viés positivo para o mercado de renda fixa local, refletindo o aumento dos prêmios na curva de juros”, afirma a equipe de gestão da Asset.

Por outro lado, a gestora de recursos do Santander Brasil nota que o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) segue com uma postura cautelosa em relação ao início do processo de corte de juros, ao mesmo tempo em que, por aqui, há mais dúvidas sobre a magnitude e a velocidade do afrouxamento da política monetária neste ano.

A gestora estima que a taxa Selic termine 2024 em 9,5% ao ano, projeção adotada desde meados de abril, uma vez que o ambiente global de juros mais elevados por mais tempo também afeta o cenário local. Internamente, o quadro fiscal também se mostra desafiador, acrescenta a SAM. A estimativa anterior era de 9%.

Segundo a gestora de recursos, a visão para o crédito privado permanece neutra, mas igualmente com viés positivo. “Seguimos observando o movimento de queda dos spreads de crédito, porém num ritmo mais modesto do que nos meses anteriores. Os spreads estão se aproximando de patamares mais justos, que devem nos levar a uma postura mais cautelosa ao longo dos próximos meses.”

Para a Bolsa local, a Santander Asset avalia que não há gatilhos para uma valorização mais expressiva no curto prazo. Por um lado, observa, os preços continuam atrativos quando comparados aos patamares históricos, e a expectativa de lucro das empresas dá suporte para eventual alta do Ibovespa. Por outro, a incerteza sobre o ritmo e intensidade de recuo dos juros globais segue impactando negativamente ativos de risco.

Confira a Carta Mensal completa em:
https://www.santanderassetmanagement.com.br/content/view/13733/file/Carta%20Mensal%20Maio.pdf?inLanguage=por-BR&version=1

 

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Negócios

Ana Paula Dahlke é confirmada na programação da 3ª edição do CRM Zummit

Evento em Florianópolis, nos dias 16 e 17 de outubro, tem foco...

Negócios

PL 4/2025: Quatro mudanças no Código Civil que prometem dar respaldo jurídico ao síndico (e aliviar conflitos no condomínio)

Expulsão de moradores antissociais, proibição de hospedagens curtas, multas maiores por inadimplência...

Negócios

Seleção de cultivares e a busca por maior valor nutricional

*João Henrique Kozlik Schumaikel A seleção de cultivares, tradicionalmente conduzida ao longo...

divulgaçao
Negócios

Cartos celebra 15 anos de atuação no mercado finaceiro e se destaca no segmento de Credit as a Service (CaaS)

Desde 2014, a Cartos é uma Instituição Financeira regulada pelo Banco Central...