Home Estilo de vida Moda e Beleza Rio de Janeiro recebe concurso “África em Nós” com criações de estilistas negros periféricos
Moda e Beleza

Rio de Janeiro recebe concurso “África em Nós” com criações de estilistas negros periféricos

Envie
Concorrentes: Ana Passos, Breno Donadio, Hellô Brasil, Jônatas dos Santos, Abacaxi, Caio Cesanasc, Rosilene Borges, Juliana Avlik e Augusta Carlos | Foto: @brenda.leal
Concorrentes: Ana Passos, Breno Donadio, Hellô Brasil, Jônatas dos Santos, Abacaxi, Caio Cesanasc, Rosilene Borges, Juliana Avlik e Augusta Carlos | Foto: @brenda.leal
Envie

AfroFashion 2025 promove concurso da moda negra contemporânea na sede do IED Rio nesta sexta-feira

O Rio de Janeiro será palco de um dos maiores concursos da moda negra contemporânea nesta sexta-feira, 25. O concurso “África em Nós”, do AfroFashion 2025, acontece às 18h na sede do IED Rio (Istituto Europeo di Design) – Casa D’Italia, localizada na Av. Presidente Antônio Carlos, 40, no centro da cidade.

O credenciamento inicia às 17h e o evento promete ser um marco na valorização da moda afrobrasileira, reunindo criadores, modelos e profissionais da beleza em uma celebração da ancestralidade e inovação estética.

Afrotribo: 20 anos valorizando a moda afrobrasileira

A coordenação do evento fica a cargo de Paula Tanga, idealizadora da Afrotribo. Paula, que é Assistente Social nascida em Santo Antônio de Pádua e hoje residente de São Gonçalo, trabalha há 20 anos com a valorização da cultura afro em comunidades carentes, desenvolvendo a autoestima de jovens negros por meio do dispositivo moda. “Foi daí que nasceu a AfroFashion, da necessidade de estar valorizando a moda afrobrasileira”, explica Tanga.

A ONG Afrotribo atua em parceria com a UNIRIO e o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra para organizar o concurso, consolidando-se como uma importante plataforma de valorização da identidade negra através da moda. O trabalho desenvolvido pela organização vai além do estético, promovendo inclusão social e fortalecimento da autoestima de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Concurso e resistência estética

O AfroFashion é um concurso entre estilistas, make e hair no criativo da moda afrocarioca, fruto de uma imersão criativa realizada entre os dias 16 e 18 de julho. Durante três dias, nove estilistas negros periféricos, muitos autodidatas e veteranos ainda pouco reconhecidos pelo circuito tradicional da moda, mergulharam em um processo de troca, memória e inovação.

O resultado foi uma coleção coletiva que expressa ancestralidade, sustentabilidade, inovação e afrobrasilidade. Cada criador desenvolveu três looks autorais utilizando técnicas como patchwork, tintura artesanal e upcycling, conectando suas identidades à ancestralidade africana.

O AfroFashion 2025 mobiliza uma rede com mais de 60 profissionais negros e aliados, reunindo criadores, modelos, produtores, figurinistas, técnicos e artistas. A passarela será ocupada por 30 modelos negros de corpos diversos, periféricos, dissidentes e historicamente excluídos, que agora ocupam o centro com dignidade, beleza e poder. A beleza será assinada por 16 profissionais periféricos e de corpos dissidentes.

Entre os nomes envolvidos nesse projeto destacam-se: Moisés Karan, CEO da School Models, agência renomada que revela talentos negros; Mara Silva, estilista e CEO do ateliê Cretismo, referência em moda afrocentrada; Rosânia Carvalho, especialista em upcycling e moda circular; Monique Gomes, stylist e profissional da beleza com atuação em moda e audiovisual; e Jheny Conceição, maquiadora e cabeleireira especialista em beleza negra.

Também participam desta edição: Carla Costa, figurinista e professora da Teciteca; os jovens modelos negros com projeção internacional Matheus Couto, Suzana Angel e Renan Moura; além de Karine Priscila (Negritas) e Jheny Conceição, atuantes em diversas frentes da criação estética negra.

O concurso conta ainda com aliados da moda com consciência antirracista, como Andréa Carvalho (Papel Semente), Almir França, Luiz Holif e Francisco Martins, além do apoio institucional do IED Rio, por meio de seu coordenador Alexandre Rese.

Dih Moraes abre o evento com a coleção “Quilombo Barro Preto”

A abertura do desfile será com Dih Moraes, jovem quilombola saído de Jequié, no sudoeste baiano, que conquistou as passarelas paulistanas e agora apresenta sua coleção “Quilombo Barro Preto” pela primeira vez no Rio. A coleção, que foi destaque no São Paulo Fashion Week, traz a garra e as vivências do estilista, utilizando tecidos em algodão, couro vegano de cactos, palha, cabaças, crochê e barro como acessórios.

Com 90% dos looks de Dih Morais foram produzidos em parceria com mulheres do quilombo, cada peça carrega o axé e a vontade de fortalecimento de suas narrativas, comprovando o compromisso do estilista com o meio ambiente e a artesania manual. Compondo o desfile do  “Quilombo Barro Preto”, estarão nomes como as atrizes Roberta Rodrigues e Aline Dias, além do performer Demerson D’Alvaro, aclamado por sua representação de Exu na Marquês de Sapucaí.

Mais que moda, um ato político

O “África em Nós” não é apenas moda — é ancestralidade em movimento, um ato de afirmação estética e política. Mais do que um desfile, o AfroFashion 2025 é um desfileato — um ato estético, performativo e político que reposiciona o Rio de Janeiro como território criativo, inovador e afrocentrado, reunindo gerações e trajetórias para redefinir os rumos da moda brasileira a partir da negritude.

SERVIÇO

AfroFashion 2025 – Concurso “África em Nós”
Data: 25 de julho, sexta-feira
Horário: 18h (credenciamento a partir das 17h)
Local: IED Rio (Istituto Europeo di Design) – Casa D’Italia
Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro
Organização: ONG Afrotribo
Parcerias: UNIRIO e Prêmio Ubuntu de Cultura Negra

Envie
Artigo relacionado
Beleza por: Gabriel Quaresma
Moda e Beleza

Maquiagem de inverno aposta em pele viçosa, tons terrosos e beleza com identidade

Estação mais fria do ano valoriza o cuidado com a pele, acabamento...

Plateia lotada nos 2 dias de programação da edição do ONDM em Caruaru (PE)
Moda e Beleza

ONDM Agreste estreia em Caruaru com sucesso de público e conteúdo de alto nível

Segunda edição de O Negócio da Moda no Agreste pernambucano contou com...