Resultados do Brasileiro de Optimist 2025

Resultados do Brasileiro de Optimist 2025

Flavio Perez Guimarães
3 min de leitura 4.4k
Resultados do Brasileiro de Optimist 2025

Título ficou com Manuel Bragança (ICRJ – RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS – RS) foi a melhor.

O Campeonato Brasileiro de Optimist foi concluído nesta terça-feira (14) no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória (ES). O evento contou com 167 velejadores de até 15 anos de oito estados brasileiros e representantes da Argentina. 

O título ficou com Manuel Bragança (ICRJ – Iate Clube do Rio de Janeiro), seguido pelo companheiro de equipe Henrique Lucena e Arthur Lamin (CNC – RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS – RS) foi a melhor, ficando em quarto no geral. Na competição por equipes, o melhor time no geral foi o da Argentina – seguido pela equipe do ICRJ1, campeã brasileira.

Apesar das previsões meteorológicas não serem favoráveis, a organização conseguiu completar todas as 12 regatas do programa.

“O Brasileiro de Optimist mostrou mais uma vez a força e o crescimento da vela jovem no Brasil. Tivemos uma participação impressionante, com atletas de várias regiões do país e um nível técnico muito alto. Foi uma competição muito equilibrada, com regatas disputadas até o último momento, e isso reforça a qualidade dos nossos velejadores”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

“Acho que o saldo foi muito positivo. Tivemos um campeonato de altíssimo nível, com velejadores de diversas regiões do Brasil e até da Argentina. Para se ter uma ideia, um atleta argentino que ficou em 19º no Mundial terminou em 21º aqui no Brasileiro, o que mostra como o Brasil está em um nível excelente”, explicou Hans Hutzler, presidente da Optibra.

Resultados completos aqui

🥇 1º – Manuel Bragança (ICRJ – RJ) BRA 4318

🥈 2º – Henrique Lucena (ICRJ – RJ) BRA 4370

🥉 3º – Arthur Lamin (CNC – RJ) BRA 4368

4️⃣ Uma Creixell (VDS – RS) BRA 4278 🏆 Campeã Feminina

5️⃣ João Lucena (ICRJ – RJ) BRA 4275

6️⃣ Pedro Koch (VDS – RS) BRA 4331

7️⃣ Marcos J R Soares (ICRJ – RJ) BRA 4380

8️⃣ Davi F Sugai (YCSA – SP) BRA 4118

9️⃣ Hugo R C J Siqueira (ICRJ – RJ) BRA 4332

🔟 Thomas V P Oliveira (YCSA – SP) BRA 4362

A entidade máxima da vela brasileira destaca também o trabalho feito pela equipe em parceria com a Optibra no projeto das flotilhas emergentes. ”Esse apoio foi fundamental para equipes menores, que ainda não têm técnico, e o uso do canelão disponibilizado pela CBVela fez toda a diferença. Realmente, uma parceria muito positiva para o crescimento da vela no Brasil”, contou Hans Hutzler, presidente da Optibra.

No Brasileiro de Estreantes, realizado na semana passada, o jovem velejador Matheus Veiga (Aratu Iate Clube | BA), de apenas 13 anos, conquistou o título na mesma raia de Vitória (ES). Completaram o pódio os representantes do CNP: João Paulo Pereira e Victor David Tocci. No feminino, Nicole Green (ICRJ), Luiza Porto (CNP) e Mariana Neves (ICES) foram as melhores.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos.

A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas.

Para se cadastrar gratuitamente e conhecer os eventos, acesse: velaid.com.br.

Foto: Marco Lagoa

Contato:

Flávio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

O que você achou?

Amei 47
Kkkk 28
Triste 15
Raiva 3
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.