Muitos motoristas e motociclistas no Brasil ainda enfrentam dúvidas quando o assunto é a regularização veicular. Tributos como IPVA, multas e taxa de licenciamento, além do processo para emissão do CRLV, geram incertezas que, se não resolvidas, podem levar à circulação irregular e insegura nas vias.
Para apoiar esse público, a Zapay, fintech especializada em soluções digitais para débitos veiculares, corrobora como uma aliada ao facilitar a consulta, negociação e quitação dos tributos obrigatórios. A plataforma permite o pagamento à vista ou parcelado em até 12 vezes, inclusive no cartão de crédito.
O serviço da Zapay é uma resposta direta às principais dores dos motoristas: a falta de clareza sobre o que está pendente, os juros acumulados e a burocracia envolvida para emitir documentos como o CRLV digital. Com o uso da tecnologia, o motorista acessa sua situação completa, realiza os pagamentos e, em seguida, pode emitir o CRLV pelo próprio aplicativo.
Além da questão documental, a regularização contribui para a segurança coletiva no trânsito. Neste mês, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) lançou a campanha “Motoristas, Parceiros de Vida”, que busca promover o respeito e a convivência nas vias, em especial com os motociclistas, categoria que representa cerca de 35 milhões de veículos no Brasil, segundo dados do órgão.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 300 mil atendimentos foram realizados em 2024, até novembro, devido a acidentes com motos. Esses números expõem o impacto social e econômico dos sinistros, evidenciando a importância de manter a documentação do veículo em dia como parte de um trânsito mais seguro.