Home Esportes Recife sedia Campeonato Brasileiro de Xadrez
Esportes

Recife sedia Campeonato Brasileiro de Xadrez

Envie
Foto do enxadrista Yago Santiago | Reprodução do @chesscom.pt
Envie

A elite do xadrez brasileiro tem um encontro marcado com o Recife de amanhã (quarta-feira, 13) até o próximo dia 21. Nesse período será realizado na capital pernambucana o Campeonato Brasileiro de Xadrez, com a participação de enxadristas de todas as regiões do país e também de Mestres Nacionais, Mestres Internacionais e 8 Grandes Mestres – entre eles, os 3 mais bem colocados no ranking nacional: Luiz Paulo Supi (SP), Krikor Mekhitarian (SP) e Alexandre Fier (SC), que é o atual campeão. Participará também o primeiro pernambucano a tornar-se Grande Mestre, Yago Santiago (atual vice-campeão brasileiro).

A competição ocorrerá no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, com 11 rodadas, e distribuirá R$ 40 mil em prêmios. O evento é promovido pela CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), com organização e direção do presidente da FPEX (Federação Pernambucana de Xadrez), Yoshio Hiramine. Este ano, o Brasileirão de Xadrez tem um atrativo extra para os jogadores: os 3 melhores colocados integrarão a Equipe Olímpica do Brasil, que disputará a Olimpíada de Xadrez no próximo ano.

Para Yoshio Hiramine, o fato de a maior competição do xadrez brasileiro ser realizada no Recife mostra que a capital pernambucana está preparada para grandes eventos na modalidade. “Importante destacar que este é o 2º ano consecutivo que o Campeonato Brasileiro acontece no Recife. Para isso, contamos com a confiança da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e de patrocinadores. Nossa meta é em um futuro próximo promover aqui um grande torneio internacional”, disse ele.

Estas grandes competições propiciam o intercâmbio com jogadores de outros lugares e favorece o desenvolvimento do xadrez. A primeira rodada do Brasileirão de Xadrez começa às 19h de amanhã (dia 13). Até esta terça-feira (dia 12) já havia 176 jogadores inscritos. O ritmo de jogo, para cada jogador, será de 1h30, com acréscimo de 30 segundos por lance, o que significa que a partida pode ter até 4h de duração.

Para quem desejar mais informações;
Yoshio Hiramine, presidente da FPEX: (81) 99903.0469

Envie
Artigo relacionado
Esportes

Quem é Fernando Nonato, O menino que sonha em vestir a camisa do Corinthians

Fernando Nonato, de 14 anos, nasceu em Paramirim, Bahia, e atualmente vive...

Esportes

Copa Brasil de Vela tem show da família Scheidt e 140 velejadores

Ilhabela (SP) foi palco da 12ª edição da Copa Brasil de Vela,...