O bate-papo acontece no dia 11 de setembro, com mediação de Toni C. e participação de Renan Inquérito e Kika Souza
“Ostentando a palavra: A produção literária a partir do Hip-Hop” intitula uma troca de ideias essencial para ampliar a ponte que conecta o Rap com a literatura. No próximo dia 11 de setembro, o multiartista paulistano Rashid sobe ao palco da 27ª edição da Bienal do Livro de São Paulo para conversar sobre um dos assuntos que mais domina: a composição. Seja para criar uma canção ou para amarrar um livro, o artista tem no papel e caneta o principal meio de externar seus pensamentos e reflexões. Agora, esses processos são discutidos em um painel ao lado de Renan Inquérito e Kika Souza, com mediação de Toni C. Ingressos disponíveis aqui.
Após apresentar o seu mais novo álbum, PORTAL (ouça aqui), como uma carta aberta ao público em que registra os portais atravessados por ele ao longo de sua trajetória, Rashid se prepara para vasculhar os bastidores desses processos criativos, agora, dando lugar ao viés literário – que caminha lado a lado com o musical. O artista marca presença na Bienal a convite da LiteraRUA, livraria e editora responsável pela reedição do primeiro livro de Rashid, “Ideias que Rimam mais que palavras, vol 1” (2018), que estará à venda no local. Já no stand da Cia das Letras, o público poderá adquirir a HQ “Soundtrack”, lançada em 2023 por Rashid em parceria com Guilherme “Match” Yohke pelo selo JBC.
O painel guiado pelo artista multimídia, escritor, roteirista, pesquisador e publicitário Toni C. (fundador da LiteraRUA) traz toda sua expertise para promover e amplificar a conversa sobre o Hip-Hop no meio literário. Colaborador (e amigo) das antigas de Rashid, foi o revisor da segunda edição de “Ideias que Rimam Mais que Palavras Vol. 1”. A roda de conversa traz também o músico e escritor Renan Inquérito, criador do projeto ABRAKBÇA em que apresenta o hip-hop para crianças, e a pesquisadora Kika Souza, atuante na cena das danças urbanas como participante de batalhas, jurada, participante em saraus, rodas de conversa e documentário sobre produção cultural, Cultura Hip-Hop e mulheres na cena das danças urbanas.
SERVIÇO
Ostentando a palavra: A produção literária a partir do Hip-Hop @ Bienal do Livro 2024
Data: 11 de setembro (quarta-feira)
Horário: das 19h15 às 20h15
Local: Arena Cultural – Parque Anhembi
Ingressos: https://feverup.com/m/177232
SOBRE RASHID
Desde que começou a desenvolver suas rimas nas batalhas de MCs do Santa Cruz, na zona sul de São Paulo, Rashid vem se consolidando cada vez mais no mercado como uma das vozes centrais do rap nacional. Ao longo dos últimos 16 anos, o rapper paulistano lançou três EPs, três mixtapes e quatro discos de estúdio – acumulando mais de 170 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube, e mais de 350 milhões somados no streaming. Além disso, Rashid realizou centenas de shows em território nacional e internacional.
Em CRISE (2019), Rashid garantiu seu primeiro certificado de Platina Duplo, com o hit “Bilhete 2.0”. O artista então lançou Tão Real (2020), acompanhado de um documentário e um podcast, destacando colaborações com Emicida, Duda Beat, e outros. Este projeto lhe rendeu seu primeiro Disco de Diamante. Em 2022, ele aumentou seu repertório com Movimento Rápido dos Olhos, um álbum-áudio-filme (roteirizado pelo próprio artista) que intercala músicas com animações em quadrinhos, que foi o pontapé inicial para o último lançamento, a HQ Soundtrack. Agora, Rashid acaba de apresentar o seu mais novo projeto, quinto álbum de estúdio, intitulado PORTAL.