Existem diversos tipos de gramados e a chuteira pode diferenciar de um para outro
Para quem joga futebol, é conhecido que existem diversos tipos de gramados e que as chuteiras variam entre um e outro. Como no esporte todos os detalhes importam, escolher o melhor material para cada situação influencia tanto na segurança quanto no desempenho da pessoa que está jogando.
Atualmente, existem alguns gramados principais: natural, terra batida e sintético. Cada um tem seu tamanho e sua peculiaridade. Isso influencia totalmente nas características da chuteira que é recomendada para cada um.
Gramado natural
No Brasil, os gramados naturais são os mais tradicionais – seja no futebol profissional quanto nas categorias mais baixas e até no amador. Composto por grama viva, como o nome já sugere, o gramado natural pede uma chuteira que opte por travas altas, como metal e borracha, com o intuito de penetrar melhor no solo e trazer mais estabilidade.
Ela ajuda melhor com a aderência no solo e é a mais utilizada até mesmo por jogadores de futebol que disputam categorias mais profissionais – sendo o esporte mais tradicional do Brasil.
Gramado sintético
O gramado sintético é feito por fibras artificiais. Antes, era mais comum em escolinhas de futebol e nas chamadas “quadras society”. Hoje, até mesmo grandes estádios do Brasil, como o do Palmeiras, optam pelo uso dessas quadras.
Geralmente, esse tipo de gramado oferece um atrito um pouco maior, o que pode pedir por chuteiras que tenham uma menor tração. A chuteira society surge como a melhor opção nesse caso. Sua estrutura se dá melhor com o sintético, além de proporcionar melhor aderência e controlar o impacto nas articulações.
Gramado de terra batida
Os gramados de terra batida são mais comuns no que se chama de “futebol de várzea”. Em campos mais improvisados, para quem disputa esses jogos, a melhor chuteira é aquela que oferece maior resistência e maior versatilidade.
Nesse caso, chuteiras com solado do tipo turf são as melhores escolhas, sendo essas as que oferecem mais estabilidade e resistência, principalmente.
Como escolher a melhor chuteira?
A melhor chuteira pode ser escolhida após uma análise de onde ela será mais utilizada, seguindo as dicas referentes a cada gramado.
O tipo de solado, as travas e o material devem ser os principais pontos a serem tomados como referência, levando sempre em consideração também o impacto no desenvolvimento, proteção e utilidade. Quando a escolha é feita de forma inadequada, problemas como lesões e entorses, por exemplo, podem ser causados. Em caso de atletas amadores e profissionais, todo cuidado e investimento é necessário.