Home Estilo de vida Saúde Quais são os benefícios das oleaginosas para sua saúde?
Saúde

Quais são os benefícios das oleaginosas para sua saúde?

Envie
Quais são os benefícios das oleaginosas para sua saúde?
Envie

Muito frequente em diversos cardápios da gastronomia, as amêndoas, castanhas de caju, castanhas do Pará, macadâmias, nozes e avelãs têm motivos de sobra para estarem presentes na dieta diária. Além de serem extremamente saborosas, essas oleaginosas contribuem para a saúde, bem-estar e nutrição do organismo no dia a dia.

Isso é o que explica o especialista em suplementação e sócio-proprietário da Palato Especiarias, marca referência em produtos naturais e essências na Bahia, Pedro Lisboa. De acordo com ele, “as oleaginosas são sementes ricas de óleo que podem ser consumidas in natura e ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL), uma vez que a ‘gordura boa’ contida nelas protege as artérias e dificulta a entrada do LDL”.

Apesar do desempenho das oleaginosas na regulação do colesterol humano ser motivo suficiente para já as incluir na lista de alimentos indispensáveis, os benefícios delas para o corpo não param por aí, reforça a nutricionista da Palato Especiarias, Amanda Carolina. “O alto teor de gordura boa, em quantidade adequada, também confere energia e saciedade. Além disso, as sementes oleaginosas são ótimas fontes de vitaminas e minerais, o que colabora para o bom funcionamento do organismo. De fato, são inúmeros benefícios para a nossa vida”, explica Amanda.

Confira abaixo os benefícios de cada uma delas:

Nozes
No caso das nozes, um dos seus maiores benefícios é a propriedade de evitar que radicais livres ataquem os neurônios. Isso previne o envelhecimento cerebral, o que contribui com a redução do risco de doenças como Parkinson e Alzheimer, além de melhorar a memória. Fora isso, segundo Pedro, “é a oleaginosa que possui maior teor de vitaminas, o que ajuda a controlar a pressão arterial e também a proteger os vasos sanguíneos”.

Amêndoas
As amêndoas são boas fontes de proteína e possuem alta concentração de fibras, vitamina E, cálcio, potássio e gordura monoinsaturada. Por isso, de acordo com Amanda, “é um alimento que protege o coração de doenças cardiovasculares. Tanto ela quanto as outras oleaginosas, desempenham um papel na redução de risco de doenças cardíacas, uma vez que reduzem o colesterol e incorporam doses de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são saudáveis para o coração”.

Macadâmia
Para quem está fazendo uma dieta com baixo consumo de proteínas e carboidratos, a macadâmia é o alimento certo. “A macadâmia contém ômega 7, o que ajuda a controlar a queima de gordura e a reduzir o apetite. Ou seja, é um aliado para a manutenção do peso. Além disso, minerais e vitaminas dessa semente colaboram para reduzir o risco de doenças como hipertensão e diabetes”, afirma a nutricionista.

Castanha do Pará
A castanha do Pará, por sua vez, é um importante mineral que atua na desativação de radicais livres e na ativação dos hormônios da tireoide. Esse alimento contribui também para fortalecer o sistema imunológico e desintoxicar o organismo.

Avelã
Além de entregar muito sabor, a avelã é rica em fibras, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B. O resultado dessa composição contribui diretamente na saúde cardiovascular e no controle do açúcar no sangue. “Os lipídios monoinsaturados da avelã ajudam tanto na prevenção de doenças cardiovasculares quanto de acidente vascular cerebral e arteriosclerose”, destaca o sócio-proprietário da Palato Especiarias.

Castanha de Caju
Rica em zinco, a castanha de caju é fundamental para prevenir casos de anemias. Isso porque suas gorduras poli-insaturadas fazem a redução do LDL ao passo que aumentam o HDL. Fora isso, esse alimento melhora o desempenho durante a prática de atividades físicas e a recuperação no pós-treino.

Como consumir as oleaginosas?
Conforme explica Mariana, a melhor forma de inserir essas sementes é in natura, sem aquecer. Quando são aquecidas, elas podem oxidar e ficar rançosas. “Como nada em excesso é bom, é muito importante prestar atenção na quantidade diária que vai consumir e buscar nutricionista para montar a dieta”, orienta Amanda.

Suplemento com gordura boa: Ômega 3
Assim como as oleaginosas, o ômega 3 também é uma gordura boa que deve entrar no radar de quem quer reduzir o colesterol. “Ele também ajuda a prevenir doenças crônicas, contribui para o bom funcionamento cerebral, melhorando a memória e a disposição. É um ótimo suplemento para o nosso corpo. Por isso, assim como as oleaginosas, é bom mantê-lo no radar”, afirma Lisboa.

A Palato Especiarias é referência em produtos naturais e essências na Bahia. Com lojas no bairro de Itapuã (Av. Dorival Caymmi, 786), na Ferreira Costa (Av. Paralela) e em Simões Filho, a marca oferece mais de 100 opções em óleos essenciais, especiarias, oleaginosas, suplementos alimentares, temperos, perfumaria nacional e importada, aromatizadores e difusores, além de itens sem glúten e sem lactose. Mais informações: @palatoespeciarias.

Envie
Artigo relacionado
Beth Health Tech lança tecnologia inovadora para cuidado contínuo de pacientes no HIS 2024
Saúde

Beth Health Tech lança tecnologia inovadora para cuidado contínuo de pacientes no HIS 2024

– Principal evento de tecnologia e inovação na saúde da América Latina...

Crianças em silêncio na terapia: O Especialista explica no seu novo livro: Katia Papala
Saúde

Crianças em silêncio na terapia: O Especialista explica no seu novo livro: Katia Papala

A psicóloga infantil Katia Papala, com mais de 10 anos de experiência...

A Importância da Comunicação Assertiva para a Saúde Mental: Como Melhorar Relacionamentos e Reduzir o Estresse
Saúde

A Importância da Comunicação Assertiva para a Saúde Mental: Como Melhorar Relacionamentos e Reduzir o Estresse

A comunicação assertiva desempenha um papel essencial na promoção da saúde mental....

Mais de 280 mil brasileiros foram afastados do trabalho devido a transtornos em saúde mental
Saúde

Mais de 280 mil brasileiros foram afastados do trabalho devido a transtornos em saúde mental

Para 43% dos trabalhadores, seus gestores ou colegas não estão prontos para...