Marketing, Publicidade e Propaganda e Cinema são algumas das áreas sob o guarda-chuva desta ciência social aplicada
A comunicação é fundamental em vários aspectos. Na vida pessoal, é importante para manifestar os pensamentos e interagir com as demais pessoas. No trabalho, uma comunicação clara remove as barreiras e permite que as tarefas sejam desempenhadas de forma eficaz. Tamanha importância alçou a comunicação para dentro das Ciências Humanas, formando a Comunicação Social.
A Comunicação Social é uma ciência social aplicada que estuda as formas de construção e transmissão de mensagens e seu impacto nas relações pessoais, institucionais e, em um âmbito ainda maior, na cultura. Tradicionalmente está ligada também aos meios de comunicação em massa como o rádio, a televisão, os jornais e a internet.
A Comunicação Social recebe elementos de diversas outras áreas do conhecimento humano, tais como a antropologia, a sociologia, a linguística, a psicologia, as artes e até mesmo a administração de empresas. Em tempos tecnológicos como os atuais, recebe também influência das ciências computacionais.
Conhecendo as habilitações
Esta ciência é tão abrangente que acaba por se desmembrar em várias áreas, principalmente no que diz respeito à formação profissional. Debaixo do guarda-chuva da Comunicação Social, estão habilitações como Jornalismo, Rádio, TV e Internet, Cinema, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, por exemplo.
O Jornalismo está entre as principais habilitações dentro da Comunicação Social. O profissional formado nesta área deve ser capaz de coletar e avaliar criticamente fatos e transformá-los em notícias a serem veiculadas. Deve dominar, além das técnicas próprias da comunicação, assuntos como política, atualidades, entre outros. Deve também agir com a ética que a profissão exige.
Já Rádio, TV e Internet é a formação para quem deseja trabalhar produzindo conteúdo para estas mídias, seja na frente ou atrás das telas. Devem ser profissionais criativos e interessados sempre em se atualizar. Afinal, as inovações tecnológicas não param. O profissional formado nesta habilidade pode trabalhar tanto em emissoras de TV e rádio como em agências e produtoras.
O Relações Públicas, por sua vez, trabalha diretamente com a imagem, seja de um artista ou empresa. É este profissional que faz a ponte entre o cliente e o público em geral, gerindo a comunicação dele com parceiros, a percepção pública de sua imagem, a visibilidade de sua marca e também fazendo a sua assessoria de imprensa.
Saber vender uma boa imagem também é uma das funções do publicitário. Trabalhando em campanhas, seja na sua idealização, no design, na redação ou no planejamento, o profissional de Publicidade e Propaganda também deve ser inventivo, além de precisar conhecer a fundo os produtos nos quais trabalha. Esta é apenas uma das definições sobre o que é ser publicitário, o que faz e onde pode trabalhar.
No mais, qualquer habilitação em Comunicação Social exige da pessoa espontaneidade, bom vocabulário, ser bem informada, criativa e sem medo de inovar. Como o próprio nome da ciência diz, é preciso ser comunicativo, o que envolve saber transmitir bem as ideias. Embora as mídias tradicionais não ofereçam tantas oportunidades, as novas tecnologias têm cativado muitos profissionais e se mostram como o futuro da profissão.