Home Estilo de vida Comportamento Quais os direitos de um aposentado que continua trabalhando?
Comportamento

Quais os direitos de um aposentado que continua trabalhando?

Envie
Carteira de trabalho brasileira com uma caneta em cima
Crédito: Matheus Silva/iStock
Envie

Os benefícios são os mesmos de antes da aposentadoria, com algumas modificações, como o saque do FGTS

Nos últimos anos, tem aumentado significativamente o número de pessoas que optam por continuar trabalhando após a aposentadoria. Essa tendência reflete uma mudança nas percepções sobre a própria aposentadoria e nos benefícios que o trabalho pode proporcionar mesmo após alcançar a idade de se aposentar oficialmente.

 

Embora muitas pessoas possam considerar a aposentadoria como o fim da carreira, há uma série de vantagens, financeiras e psicológicas, em permanecer ativo no mercado de trabalho após a aposentadoria. Um dos principais benefícios de continuar trabalhando após aposentar-se é a estabilidade financeira adicional que o emprego proporciona, servindo como complemento ao salário fixo do aposentado.

 

Outro benefício importante é a oportunidade de continuar contribuindo para a sociedade de modo significativo. Isso porque muitos aposentados encontram satisfação em trabalhar em organizações sem fins lucrativos, como voluntários ou mesmo assumindo cargos de consultoria para compartilhar sua experiência e conhecimento com os outros.

 

Direitos de quem se aposenta e continua ativo no mercado de trabalho

 

Quando se está para aposentar, é comum pensar em como continuar a vida a partir do fim desse ciclo tão importante com o mercado de trabalho, e muitos podem se perguntar: posso aposentar e continuar trabalhando? A resposta é: sim, pode. Os direitos do aposentado que resolve continuar na ativa são os mesmos de um trabalhador comum, com algumas mudanças.

 

Direitos trabalhistas: o aposentado ativo possui os mesmos benefícios trabalhistas protegidos pela CLT, como salário mínimo, 13º, férias remuneradas, participação nos lucros, entre outros.

 

Manutenção da aposentadoria: mesmo que opte por continuar trabalhando, o aposentado mantém o direito de receber sua aposentadoria, sem prejuízo do novo salário obtido pelo trabalho.

 

Seguridade social: a contribuição para o INSS é obrigatória mesmo para quem já se aposentou, mesmo que muitos trabalhadores aposentados achem injusto, visto que a seguridade social não cobre apenas aposentadoria, mas oferece outros benefícios para o contribuinte e para a sociedade.

 

Fundo de Garantia: todo o saldo do FGTS retido até a concessão da aposentadoria fica disponível para saque do contribuinte. Caso o funcionário aposentado continue na mesma empresa, após aposentar-se, pode sacar o FGTS mensalmente. Todavia, caso mude de empresa, só poderá sacar os valores retidos no Fundo de Garantia após a rescisão contratual.  

Envie
Artigo relacionado
Cantora que tomou tiro na cabeça conta testemunho de libertação ao PodCrê
Comportamento

Cantora que tomou tiro na cabeça conta testemunho de libertação ao PodCrê

Revelação da música pentecostal, o ministério Família Cavalcanty é o convidado do...

6 dicas práticas para otimizar a gestão do tempo, aumentar a produtividade e o bem-estar
Comportamento

6 dicas práticas para otimizar a gestão do tempo, aumentar a produtividade e o bem-estar

Com 65% das pessoas afirmando não ter nenhum momento de descanso durante...

Sexóloga cristã quebra tabus à luz da Bíblia e defende sexo oral
Comportamento

Sexóloga cristã quebra tabus à luz da Bíblia e defende sexo oral

Sexóloga e psicanalista clínica, a pastora e escritora Angela Sirino foi a...

Cinco dicas que podem ajudar a preservar a saúde mental no ambiente de trabalho
Comportamento

Cinco dicas que podem ajudar a preservar a saúde mental no ambiente de trabalho

Cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho é uma necessidade tão...