Os benefícios são os mesmos de antes da aposentadoria, com algumas modificações, como o saque do FGTS
Nos últimos anos, tem aumentado significativamente o número de pessoas que optam por continuar trabalhando após a aposentadoria. Essa tendência reflete uma mudança nas percepções sobre a própria aposentadoria e nos benefícios que o trabalho pode proporcionar mesmo após alcançar a idade de se aposentar oficialmente.
Embora muitas pessoas possam considerar a aposentadoria como o fim da carreira, há uma série de vantagens, financeiras e psicológicas, em permanecer ativo no mercado de trabalho após a aposentadoria. Um dos principais benefícios de continuar trabalhando após aposentar-se é a estabilidade financeira adicional que o emprego proporciona, servindo como complemento ao salário fixo do aposentado.
Outro benefício importante é a oportunidade de continuar contribuindo para a sociedade de modo significativo. Isso porque muitos aposentados encontram satisfação em trabalhar em organizações sem fins lucrativos, como voluntários ou mesmo assumindo cargos de consultoria para compartilhar sua experiência e conhecimento com os outros.
Direitos de quem se aposenta e continua ativo no mercado de trabalho
Quando se está para aposentar, é comum pensar em como continuar a vida a partir do fim desse ciclo tão importante com o mercado de trabalho, e muitos podem se perguntar: posso aposentar e continuar trabalhando? A resposta é: sim, pode. Os direitos do aposentado que resolve continuar na ativa são os mesmos de um trabalhador comum, com algumas mudanças.
Direitos trabalhistas: o aposentado ativo possui os mesmos benefícios trabalhistas protegidos pela CLT, como salário mínimo, 13º, férias remuneradas, participação nos lucros, entre outros.
Manutenção da aposentadoria: mesmo que opte por continuar trabalhando, o aposentado mantém o direito de receber sua aposentadoria, sem prejuízo do novo salário obtido pelo trabalho.
Seguridade social: a contribuição para o INSS é obrigatória mesmo para quem já se aposentou, mesmo que muitos trabalhadores aposentados achem injusto, visto que a seguridade social não cobre apenas aposentadoria, mas oferece outros benefícios para o contribuinte e para a sociedade.
Fundo de Garantia: todo o saldo do FGTS retido até a concessão da aposentadoria fica disponível para saque do contribuinte. Caso o funcionário aposentado continue na mesma empresa, após aposentar-se, pode sacar o FGTS mensalmente. Todavia, caso mude de empresa, só poderá sacar os valores retidos no Fundo de Garantia após a rescisão contratual.