Home Notícias Educação Publicação independente e criatividade livre: oficina de zine movimenta biblioteca em Vila Velha
Educação

Publicação independente e criatividade livre: oficina de zine movimenta biblioteca em Vila Velha

Envie
A oficineira Reya Perovano incentiva os jovens capixabas a criarem seus próprios zines- Credito Divulgação
A oficineira Reya Perovano incentiva os jovens capixabas a criarem seus próprios zines- Credito Divulgação
Envie

A criação de zines — pequenas publicações artesanais feitas com colagens, textos, quadrinhos e desenhos — será o ponto de partida para uma tarde de experimentação artística e liberdade criativa no bairro Cristóvão Colombo, em Vila Velha. A oficina será realizada no dia 14 de junho (sábado), das 15h às 17h, na Biblioteca Cine Por Elas, com mediação da artista visual capixaba Reya Perovano. Gratuita e aberta ao público a partir de 16 anos, a atividade está com inscrições abertas e vagas limitadas.

Mais do que uma técnica, fazer zine é um exercício de autonomia: é possível criar e distribuir contos, poemas, reflexões e narrativas visuais sem depender de editoras ou plataformas digitais. A oficina tem como objetivo incentivar a autopublicação e o uso do papel como espaço de expressão e escuta. Jovens leitoras e escritoras da região são o público prioritário da ação, mas a proposta acolhe pessoas de todas as idades interessadas em experimentar novos caminhos para comunicar ideias.

“Uma oficina de zine serve para ensinar e incentivar a criação de zines, que são pequenas publicações artesanais, muitas vezes feitas à mão, com conteúdos variados como textos, ilustrações, colagens, poesia, quadrinhos, ou qualquer outro formato criativo. Estas oficinas são muito comuns em ambientes educativos, culturais e comunitários. No fim, você pode distribuir seus contos e poemas através de zines, sem ter que publicar um livro”, afirma Reya Perovano, responsável pela condução da oficina.

A atividade também se propõe a estimular reflexões sociais e incentivar a troca de experiências entre os participantes, combinando técnicas simples de escrita, ilustração e encadernação. A proposta faz parte da programação da Biblioteca Cine Por Elas, iniciativa cultural realizada com recursos do Funcultura e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), por meio do edital Diversidade Cultural – Territórios Criativos.

Além da oficina de zine, o projeto promoveu rodas de conversa, contação de histórias e encontros com escritoras capixabas. “O coletivo diversificou as opções de atividades para que possa ter mais de uma forma de interessar uma possível leitora ou escritora, seja pela contação de histórias, pela roda de conversa com outras escritoras capixabas, pela oficina de escrita criativa ou pela oficina prática de zine. Todas elas têm um objetivo simples, introduzir essas jovens em um mundo novo em que pode se expressar”, explica Fabíola Mozine, integrante do coletivo Cine Por Elas.

Natural de Vitória e residente em Cariacica, Reya Perovano é artista plástica, tatuadora, mestra em Artes pela Ufes, licenciada em Artes Visuais, pós-graduanda em Arteterapia e estudante de Artes Dramáticas. Sua pesquisa transita por temas como gênero, sexualidade, raça e classe, propondo cruzamentos entre arte e política em diferentes formatos.

Serviço
Oficina de Zine com Reya Perovano
Data: 14/06/2024 (sábado)
Horário: 15h às 17h
Local: Biblioteca Cine Por Elas
Endereço: Rua Anhanguera, nº 16 – Cristóvão Colombo – Vila Velha (ES)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScO2p6SO28sCR8pOddBeSmKmESWpzT1_SkCKY59E1cffkDqjg/viewform
Classificação etária: A partir de 16 anos
Vagas limitadas: 20 participantes

Envie
Artigo relacionado
Foto: Divulgação
Educação

Vestibulares do 2º semestre: cuidado com o corpo e a mente é essencial, alertam especialistas

Faltando poucos meses para os principais vestibulares do país, milhares de estudantes...

Divulgação
Educação

Diversidade marca corrida dos 95 anos do MEC

Legenda: Servidores, familiares e comunidade se prepararam para a Corrida e Caminhada...

Fotos: Divulgação/ Escritório do Pensamento
Educação

Isoladão’ estreia na Bahia com proposta ousada de preparação para o Enem

  _Evento gratuito acontece no domingo (14), às 9h, no Cineflix (Shopping...

Divulgação
Educação

Jandaia apresenta com exclusividade no Brasil a linha de escrita LEGO®

Criatividade, cor e inovação definem a nova coleção que a Jandaia lança...