Home Cultura Projeto Viva o Museu Popular discute Teatro de Rua e Educação Patrimonial a partir de memória da “Festa do Lixo”
Cultura

Projeto Viva o Museu Popular discute Teatro de Rua e Educação Patrimonial a partir de memória da “Festa do Lixo”

Envie
Projeto Viva o Museu Popular discute Teatro de Rua e Educação Patrimonial a partir de memória da “Festa do Lixo”
Envie

O projeto “Viva o Museu Popular” (@apombagem) realiza mais uma Roda de Conversa sobre “Teatro de Rua e Educação Patrimonial” no dia 07 de junho (quarta-feira), às 14h, na Casa do Museu Popular da Bahia. O debate acontece a partir da memória da Festa do Lixo, manifestação cultural e popular que aconteceu entre os anos 70 e 80, na Fazenda Grande do Retiro, como forma de reivindicar um ambiente saudável através da coleta de lixo. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Considerada um patrimônio cultural da comunidade, a Festa do Lixo nasce no dia 2 de julho de 1975, data em que os moradores locais, num gesto considerado de Independência, reuniram-se para recolher o lixo das ruas e o abandonaram diante da Imprensa Oficial do Estado da Bahia, localizada no mesmo bairro. A Festa durou entre 1975 e 1985 e acontecia sempre na data de comemoração da Independência da Bahia. Além de denunciar o descaso em relação à coleta de lixo, os festeiros se manifestavam recitando poesias e protestando pelo fim da ditadura civil-militar no país.

Inspirada nessa memória de luta e resistência, o projeto reúne pesquisadores, artistas e moradores locais para a roda de conversa sobre arte, educação e patrimônio cultural, com o objetivo de recriar a Festa do Lixo. Com mediação de Fabricio Brito, coordenador do projeto, o evento recebe como convidados: Eliene Benício, professora de Teatro da UFBA; Marcelo Sousa Brito, doutor em artes cênicas pela UFBA; Manuela Ribeiro, doutoranda em artes cênicas na UFBA; Ana Paula Santos, mestra em Educação Patrimonial pela UNEB.

Na próxima semana o projeto realiza a última apresentação da temporada do espetáculo “O Museu é a Rua”, dia 16 de junho (Sexta), às 14h, no Marco da Cidade (Porto da Barra). O projeto “Viva o Museu Popular” foi contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

SERVIÇO
Projeto Viva o Museu Popular
Roda de Conversa e Recriação cênica da Festa do Lixo
07 de junho (Quarta), 14h
Casa do Museu Popular da Bahia (Rua Mello Morais Filho, nº 331, Fazenda Grande do Retiro)
GRATUITO e aberto ao público
Acompanhe em: @apombagem e @casadomuseupopulardabahia

Envie
Artigo relacionado
Cultura

Multicenter Itaipu promete tarde assustadoramente divertida em comemoração ao Halloween

O Halloween mais divertido da cidade já tem data marcada! No dia...

Foto: Divulgação
Cultura

Aprender brincando: a importância de incluir as crianças na rotina da casa

Criança é sinônimo de alegria, imaginação e brincadeiras. Mas também pode ser...

Cultura

Marcos Hasselmann faz única apresentação no Blue Note Rio

Prepare-se para uma noite inesquecível no Blue Note Rio com o show...