Home Notícias Política Projeto garante imunidade tributária a entidade beneficente desde pedido de certificação
Política

Projeto garante imunidade tributária a entidade beneficente desde pedido de certificação

Envie
Zeca Ribeiro Câmara Dos Deputados
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | Fonte: Agência Câmara de Notícias
Envie

O Projeto de Lei Complementar 269/23 desobriga entidades beneficentes nas áreas de saúde, educação e assistência social da contribuição previdenciária desde a data do pedido de certificação como beneficente. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

O texto altera o Código Tributário Nacional (CTN) e a Lei Complementar 187/21, que regulamenta a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). Para ter direito à certificação, a lei complementar exige que a empresa atue sem fins lucrativos prestando serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação.

Caso a certificação seja negada, o projeto estabelece que a empresa deverá depositar o valor das contribuições atualizado monetariamente e com juros em até 15 dias, podendo solicitar o parcelamento do valor em até 60 meses.

Má-fé

O projeto prevê ainda que a apresentação de requerimentos incabíveis com comprovada má-fé sujeitará os responsáveis à pena de multa, conforme definido em regulamento do governo federal.

Autora da proposta, a deputada Luisa Canziani (PSD-PR) lembra que, segundo a Constituição Federal, entidades beneficentes de assistência social que atendam as exigências legais são isentas da contribuição para a seguridade social.

“A legislação prevê que os requerimentos de concessão ou renovação da certificação deverão ser analisados, em ordem cronológica, em até seis meses. Apesar disso, o prazo tem sido largamente desrespeitado, conforme constatado por auditorias do Tribunal de Contas da União”, explica a autora.

“Dificuldades administrativas de tomada de decisão em prazo razoável não é responsabilidade das entidades beneficentes e não pode impedi-las de usufruir de um direito previsto na legislação”, acrescenta.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para discussão e votação pelo Plenário.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Envie
Artigo relacionado
Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos
Política

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e...

Eleições 2024: Terezinha Viveiros e Leandro Mancha Apresentam Programas para Transformar Américo Brasiliense
Política

Eleições 2024: Terezinha Viveiros e Leandro Mancha Apresentam Programas para Transformar Américo Brasiliense

Em um esforço para melhorar significativamente a qualidade de vida em Américo...

TRE-RJ muda local de votação em 10 cidades por questões de segurança
Política

TRE-RJ muda local de votação em 10 cidades por questões de segurança

Cerca de um milhão de eleitores de dez cidades do Rio de...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr