Iniciativa visa a prestação de serviços de tecnologia de forma gratuita, estabelecendo uma conexão entre academia e setor empresarial
A busca por profissionais da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estejam plenamente preparados para os desafios do mercado tem se mostrado um verdadeiro desafio para as empresas. A discrepância entre o que é ensinado nas instituições de ensino e as habilidades exigidas pelas corporações tem gerado uma lacuna preocupante. Nesse sentido, o Centro Universitário de Brasília (CEUB) desenvolveu projeto para proporcionar aos estudantes uma formação mais alinhada às demandas reais do mundo da tecnologia.
Idealizado pelo CEUB em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços de Informática (SINDESEI), o “Projeto de Alinhamento Tecnológico e Formação Prática em TIC” representa uma nova abordagem para a inserção de futuros profissionais no mercado de trabalho. De acordo com o professor de Ciência da Computação do CEUB Gislane Santana, a iniciativa proporciona aos alunos de cursos uma oportunidade de participar de projetos reais, alinhando conhecimentos acadêmicos com as demandas do mercado.
Lançada em 2018, a ação visa o estudo e desenvolvimento de soluções empresariais (sites e aplicativos de baixa complexidade, limitados a 10 projetos por semestre) e de responsabilidade social. Deste modo, alunos e professores especializados garantem soluções inovadoras e eficientes para atender às necessidades corporativas, com foco na estabilidade, segurança e competitividade das empresas, fornecendo decisões estratégicas e processos aprimorados, além de práticas sustentáveis para os graduandos.
“Com essa abordagem, a lacuna entre teoria e prática é reduzida significativamente, preparando os estudantes para desafios reais do setor”, acrescenta Gislane. O projeto também promove a integração entre ensino e extensão, por meio do desenvolvimento de Ações Curriculares de Extensão. Os alunos são incentivados a perceber o impacto social de suas habilidades técnicas, tornando-se agentes de transformação e aplicando seus conhecimentos de forma prática e contributiva para a sociedade.
Diante da oportunidade de transformação e crescimento na carreira de Tecnologia da Informação e Comunicação, os estudantes são encorajados a embarcar em uma jornada de aprendizado prático e a contribuir para a construção de um futuro promissor no campo da tecnologia. “O projeto é um convite para fazer a diferença, tornando os alunos protagonistas de suas próprias trajetórias profissionais e contribuindo para o desenvolvimento desse vasto campo profissional”, garante o docente do CEUB.