Notícias
Projeto de lei que propõe proibição de celulares em sala de aula é aprovado na Câmara
Escolas adotam medidas para reduzir uso excessivo entre jovens
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) o projeto de lei 104/2015, que visa proibir o uso de celulares em sala de aula. A proposta, agora encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), surge em meio a crescentes preocupações de especialistas sobre os impactos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes.
Brasil, outubro de 2024: A preocupação com o uso de celulares em sala de aula já ganhou um novo capítulo legislativo no Brasil. A Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) o projeto de lei 104/2015, que proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis em salas de aula. O texto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A medida segue a recomendação de um relatório publicado em julho pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que sugere o banimento de celulares nas escolas. Países como França, EUA, Finlândia, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Canadá, Suíça e México já adotam restrições similares.
Segundo a pesquisa da Common Sense Media de 2021, adolescentes entre 13 e 18 anos passam, em média, 7 horas e 22 minutos por dia em dispositivos móveis, excluindo atividades escolares. Crianças entre 8 e 12 anos, por sua vez, gastam cerca de 4 horas e 44 minutos diários. No Brasil, a TIC Kids Online Brasil 2021 revela que 89% dos jovens entre 9 e 17 anos acessam a internet diariamente, sendo que 85% utilizam o celular como principal meio de conexão.
O uso prolongado de celulares tem sido associado a dificuldades de concentração e redução da capacidade de memorização. Pesquisas da American Academy of Pediatrics apontam que a exposição excessiva às telas durante a infância e adolescência pode comprometer o desenvolvimento de funções executivas, essenciais para a resolução de problemas e tomada de decisões. Além disso, o uso constante de aplicativos de redes sociais, jogos e vídeos, que oferecem gratificações rápidas, pode reduzir a paciência e dificultar o foco em atividades mais longas e complexas, como leitura e estudos.
O uso excessivo de celulares também está ligado a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. A última pesquisa da UNICEF revela que adolescentes que passam mais tempo em redes sociais apresentam maiores níveis de solidão e insatisfação com a própria vida. O ciclo de comparação constante em plataformas digitais, associado à busca incessante por curtidas e comentários, afeta diretamente a autoestima desses jovens.
Outro aspecto preocupante é a interferência no desenvolvimento das habilidades sociais. Crianças e adolescentes estão trocando interações presenciais por conversas via mensagens de texto ou redes sociais, o que pode enfraquecer a capacidade de construir relacionamentos saudáveis. O uso excessivo de celulares pode gerar isolamento social, dificuldades de comunicação verbal e menor empatia nas interações humanas, prejudicando a construção de laços afetivos com familiares e amigos.
Preocupada com esses impactos, A Rio Christian School, colégio bilíngue, implementou o programa Desconect Moment para reduzir o uso de celulares entre os alunos, incentivando práticas fora do ambiente digital. A escola criou um sistema de participação e competições mensais entre salas para premiar quem usar menos os aparelhos. Os estudantes guardam seus celulares em lockers e só podem usá-los em casos de emergência. A iniciativa, que conta com apoio pedagógico e psicológico, também aborda sintomas de dependência tecnológica, promovendo uma educação digital mais consciente e equilibrada.
A psicóloga da Rio Christian School, Esther Frozi, está à frente do acompanhamento desses jovens e destaca que muitos deles têm dificuldade em se desvincular das telas, mostrando sinais de dependência tecnológica. “A transição para uma rotina com menos celular é desafiadora para muitos adolescentes. Temos alunos que se sentem perdidos sem o aparelho e demonstram sintomas semelhantes aos de abstinência. Nesses casos, trabalhamos não só com orientação, mas com um acompanhamento psicológico mais próximo, buscando ajudar os jovens a desenvolverem um relacionamento mais saudável com a tecnologia,” afirma Esther.
Ela reforça ainda que o trabalho de conscientização está sendo feito de maneira integrada, com aulas específicas voltadas para a educação digital e rodas de conversa, onde os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências e dificuldades. “A proposta é que eles entendam que o uso do celular deve ser equilibrado, e que existem momentos adequados para desconectar e viver experiências mais reais e significativas,” conclui a psicóloga.
Com essas iniciativas, a expectativa é que as crianças e adolescentes sejam incentivados a usar a tecnologia de forma mais consciente, equilibrando o aprendizado conectado com práticas que promovam seu desenvolvimento pleno. “Nosso objetivo é formar cidadãos preparados para o futuro, e isso envolve ensinar os alunos a encontrar um equilíbrio saudável no uso da tecnologia,” conclui Gabriel Frozi.
Pernambuco
Ponto de doações no RioMar Recife arrecada alimentos para campanha Alimente a Vida
O RioMar Recife é ponto de coleta da campanha solidária Alimente a Vida, que arrecada alimentos até o Natal, além de doações em dinheiro. A iniciativa chega à quinta edição e é promovida pela Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) em parceria com o Transforma Brasil, plataforma nacional de voluntariado. Toda a arrecadação será destinada a comunidades e instituições no início de janeiro.
A população pode entregar itens não perecíveis (com exceção de sal) ou fazer a doação em dinheiro para a conta da campanha, usando o código pix alimenteavida@apesce.com.br ou lendo o código QR nas peças de divulgação. Todo o valor será revertido para a compra de mais alimentos. Para cada quilo de alimento recebido, os shoppings vão fazer uma doação na mesma quantidade. Lojistas e empresas também podem participar e, se a doação for em maior quantidade, há espaços para organização e guarda dos alimentos.
“Nesta ação, os shoppings asseguram uma significativa quantidade de alimentos e a campanha cria uma rede do bem como motivação para a população participar para ter um resultado ainda melhor do que em anos anteriores para beneficiar mais famílias”, afirma José Luiz Muniz, presidente da Apesce. No ano passado, foram entregues 24,5 toneladas de alimentos, contemplando cerca de 12 mil pessoas.
A definição dos locais de entregas dos alimentos é feita pelo Transforma Brasil, que recolhe os alimentos arrecadados nos shoppings logo após o Natal para organizar tudo em cestas básicas para a destinação final no mês de janeiro. “O Transforma Brasil é a maior plataforma de voluntariado do Brasil, com mais de 1 milhão de voluntários e 7 mil iniciativas sociais cadastradas em sua plataforma. O movimento contabiliza mais de 4,5 milhões de horas de voluntariado”, explica Fabio Silva, CEO do Transforma Brasil.
Participam da campanha todos os shoppings associados da Região Metropolitana do Recife, além de shoppings da Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado.
Notícias
LBPA – LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO CNPJ: 25.391.595/0001-84
LBPA – LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO
CNPJ: 25.391.595/0001-84
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Pelo presente, ficam convocados os senhores representantes das entidades associadas à LBPA – LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO, as conveniadas temporárias e Atletas para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 09 de dezembro de 2025, às 10h00, na sede da Liga Brasileira de Polo Aquático, localizado na cidade de São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1755 – Jardim Paulistano – São Paulo – SP, CEP 01452-001, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:
- ELEIÇÃO E POSSE DA COMISSÃO DE ATLETAS PARA O BIÊNIO 2026/2027
- ELEIÇÃO E POSSE DOS MEMBROS DA COMISSÃO DE ÉTICA PARA O BIÊNIO 2026/2027 03. ELEIÇÃO E POSSE DOS MEMBROS DA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2026/2027 04. ASSUNTOS GERAIS
Art. 45. A Assembleia convocada para fins eleitorais será precedida de prazo para registro dos candidatos na sede da LBPA, ou por solicitação via e-mail, em até 30 (trinta) dias antes da realização da respectiva Assembleia Geral eletiva, publicada a abertura do prazo para eleições no sítio eletrônico da entidade.
Art. 46. somente poderá ser candidato ao cargo de Presidente da Diretoria da LBPA o indivíduo que não incorrer nas hipóteses de inelegibilidade previstas neste Estatuto e, ainda, preencher os seguintes requisitos: a) tiver mais de 18 (dezoito) anos; b) ser brasileiro(a); c) obtiver o apoio de, pelo menos, 5% (cinco por cento) dos membros com direito a voto; e d) estiver em conformidade com todos os demais requisitos previstos em lei.
Solicita-se o envio prévio de confirmação por escrito para o endereço de e-mail
operacional@ligapab.com.br de cada um dos representantes das entidades associadas, declarando-se cientes da data, hora e local da realização da Assembleia Geral Ordinária, bem como da Ordem do Dia.
A Assembleia se instalará em primeira convocação com a presença da maioria simples dos seus membros que preencham os requisitos do Art. 19 do Estatuto Social, e em segunda convocação, meia hora depois, com qualquer número superior a um terço dos associados e conveniados temporários em tais condições.
Somente poderão participar da Assembleia Geral Ordinária ora convocada os associados que figuram da lista abaixo, devidamente munidos de procuração com firma reconhecida dos Representantes Legais de suas agremiações. Os documentos originais devem ser entregues pelos representantes na Assembleia que ora se convoca:
LIGA BRASILEIRA DE POLO AQUÁTICO | LBPA | CNPJ: 25.391.595/0001-84
Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1755 BOX 75 | Jardim Paulistano | CEP 01452-001 | São Paulo | SP
- Associação Bauruense de Desportos Aquáticos
- Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo;
- Club Athletico Paulistano;
- Clube de Regatas do Flamengo;
- Clube Internacional de Regatas;
- Clube Jundiaiense;
- Clube Paineiras do Morumbi;
- Esporte Clube Pinheiros;
- Fluminense Football Club;
- Instituto Rio Aquatics;
- São Paulo Futebol Clube;
- Serviço Social da Industria – SESI
- Sociedade Hípica de Bauru
- Tijuca Tênis Clube;
- Representante dos Atletas
São Paulo, 09 de novembro de 2025
Economia
Vagas para atuar no Santander AAA na Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Petrolina
Diante do crescimento na demanda de negócios em Pernambuco, o Santander iniciou um novo ciclo de contratações de assessores de investimentos no estado. As vagas fazem parte do Santander AAA, em regime CLT e com contratação imediata, e são para atender a Região Metropolitana do Recife, Caruaru e Petrolina.
Os interessados devem ter perfil empreendedor e capacidade de construir e manter relacionamentos comerciais, sempre com foco principal no cliente. As inscrições para concorrer a vagas do Santander AAA devem ser realizadas pelo link https://santander.wd3.myworkdayjobs.com/pt-BR/SantanderCareers/job/Evergreen/Banco-de-Talentos—Assessor-de-Invest_Req1366120
“Estamos iniciando este novo movimento de contratações devido à resposta que tivemos no aumento da demanda dos negócios na região. A consolidação da regionalização dos escritórios de atendimento a investidores, a atração de mão de obra qualificada e do próprio estado vem sendo fundamental para nos aproximarmos do cliente, entendermos a realidade, cultura e peculiaridades de cada região e, assim, ofertar os produtos mais assertivos de acordo com o perfil daquele investidor”, destaca Dayane Arueira, head do Santander AAA na Região Nordeste e Norte.
A certificação CPA-20 é pré-requisito para essa oportunidade, a CEA (Certificação de Especialista de Investimentos) é obrigatória em 90 dias e a CFP (Certified Financial Planner) considerada um grande diferencial.
O Banco oferece um modelo inovador e empreendedor que inclui uma carteira de clientes, remuneração meritocrática vinculada ao desempenho individual e oportunidades de crescimento em uma instituição internacional. Criado há três anos, o projeto AAA conta com 1,8 mil assessores contratados em todo o País. Atualmente, há mais de 200 cidades com presença de assessores AAA, dentro do processo de regionalização do Santander dos escritórios de atendimento a investidores.
Para garantir assertividade na conversa do profissional de assessoria com o investidor, o Banco implementou neste ano um novo assistente de inteligência artificial (IA) que oferece ao assessor o acesso a um vasto banco de informações.
A ferramenta permite que o assessor consiga de forma simples, rápida e personalizada cruzar informações-chave do cliente com dados de indicadores econômicos, recomendações de carteiras e produtos. Dentre os recursos disponíveis, está a sugestão de mensagens que garantirão um atendimento balizado por customização, precisão e agilidade.
Além de auxiliar o assessor a gerar as comunicações com o cliente, a ferramenta tem o humano em um papel relevante, sempre se certificando da confiabilidade das informações geradas e de que a comunicação atende ao que é necessário, possuindo todos os requisitos ideais para serem enviadas ao cliente.
-
Comportamento7 dias atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Saúde5 dias atrásUltraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros
-
Moda e Beleza6 dias atrásOcta Fashion 2025 apresenta novas narrativas da moda catarinense e destaca o resgate das técnicas manuais
-
Cultura4 dias atrásBlue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
-
Esportes5 dias atrásJoão Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano
-
Saúde6 dias atrásTécnicas de rejuvenescimento do olhar impulsionam reconhecimento da Dra. Marília Andrade, no Amazonas
-
Saúde5 dias atrásPrimeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP
-
Esportes6 dias atrásCaravana do Esporte, do IEE, leva esporte educacional e inclusão para escolas de Canoas e Esteio (RS)


