Home Agronegócio Produção excessiva de cortisol é comum e compromete a saúde e bem-estar dos pets
Agronegócio

Produção excessiva de cortisol é comum e compromete a saúde e bem-estar dos pets

Envie
freepik
freepik
Envie

O nome técnico é hiperadrenocorticismo, mais conhecido como síndrome de Cushing. Trata-se de uma condição endócrina que se caracteriza pela produção excessiva de cortisol pelas glândulas adrenais – que produzem diversos hormônios. Embora tenha sido inicialmente identificada em humanos há quase 100 anos, essa doença é comum em cães e, em menor grau, em gatos. A médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec, explica que “o cortisol é um hormônio essencial para diversas funções do organismo, mas, quando produzido em excesso, pode trazer sérios danos à saúde dos animais.”

O principal impacto da síndrome de Cushing é o comprometimento da saúde geral do pet. Entre os sintomas mais frequentes, destacam-se aumento da sede, aumento da produção de urina, ganho de peso, queda de pelos, fragilidade da pele e aumento do apetite. Em casos mais graves, alterações comportamentais, como irritabilidade ou letargia, podem surgir, além de maior predisposição a infecções devido à diminuição da capacidade imunológica do organismo.

Marcella Vilhena reforça que, quando não tratada rapidamente, a doença pode levar a complicações graves, como diabetes e hipertensão. “O comprometimento do sistema imunológico torna o animal mais vulnerável a infecções recorrentes, o que piora sua qualidade de vida. Além disso, a função hepática pode ser afetada e o risco de trombose, ou formação de coágulos, aumenta, podendo resultar em problemas circulatórios”, explica.

O tratamento envolve medicamentos que reduzem a produção de cortisol ou, em alguns casos, é considerada cirurgia para remoção de tumores. “Todo o processo terapêutico exige acompanhamento constante, pois os efeitos colaterais dos medicamentos ou o risco de recidiva do tumor precisam ser monitorados de perto”, explica a especialista da Syntec.

“Cuidados com a saúde endócrina dos pets são essenciais para preservar sua qualidade de vida e garantir que possam aproveitar sua vida com saúde e bem-estar”, conclui a veterinária.

Para auxiliar os tutores nesse desafio, a Syntec disponibiliza Trilostec, o único trilostano na forma de comprimidos bissulcados do mercado veterinário brasileiro. Ele é indicado para o tratamento do hiperadrenocorticismo (HAC), tanto de origem hipófise-dependente quanto adrenal-dependente, em cães, sendo eficaz no controle da síndrome de Cushing. Por se tratar de um medicamento, sua administração deve ser feita sob prescrição e orientação de um médico-veterinário.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Agronegócio

Especialistas debatem futuro do amendoim brasileiro e sua competitividade no mercado global

Exportação, consumo interno, sustentabilidade e inovação são alguns dos temas que movimentam...

A versão anterior do cartão (à esquerda) e o novo Vuon Card (à direita)
Agronegócio

Com mais de 1 milhão e 400 mil cartões em operação, o Vuon Card está de cara nova

O principal produto de Vuon, braço financeiro do Grupo Pereira, sétimo maior...

SKF fecha parceria com Minha Revisão para digitalizar manutenção automotiva
Agronegócio

SKF fecha parceria com Minha Revisão para digitalizar manutenção automotiva

Em um movimento que reforça a digitalização do mercado automotivo, a SKF...

Rainbow-Agro-Rainbow-defende-boas-praticas-para-evitar-resistencia-de-pragas-doencas-e-daninhas-e-fortalecer-a-sustentabilidade-no-campo.webp
Agronegócio

Rainbow defende boas práticas para evitar resistência de pragas, doenças e daninhas e fortalecer a sustentabilidade no campo

O uso racional de agroquímicos ganha cada vez mais importância, especialmente diante...