Home Meio Ambiente Produção audiovisual “Sukata” mostra como a consciência ecológica pode ajudar a evitar tragédias ambientais.
Meio Ambiente

Produção audiovisual “Sukata” mostra como a consciência ecológica pode ajudar a evitar tragédias ambientais.

Envie
Screenshot 20240527 152402 Gallery
Envie

As tragédias ambientais, infelizmente, tem se tornado pautas constantes nos noticiários, o aquecimento global é uma realidade, os recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul pedem mudanças de atitudes. A consciência ambiental se mostra cada vez mais urgente e necessária.

No caso das enchentes, é recomendável a criação de soluções que já estão sendo usadas em outros países como: Telhados verdes, cidades-esponja, diques extensos, túneis e reservatórios subterrâneos, são alguns exemplos que podem ser usados em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras.

A educação ambiental traz a consciência em relação ao lixo acumulado,  que prejudica ainda mais uma situação calamitosa. O descarte aleatório de lixo, sem a possibilidade da reciclagem, também piora o cenário catastrófico.

A mudança de hábito da população com relação ao descarte de lixo se faz urgente e necessária.

Com esse pensamento e com essa missão, a produtora independente paulistana, Batom Produções, liderada pela atriz, roteirista e diretora Alexia Annes, acaba de finalizar as filmagens  da sua mais recente produção original, “Sukata o Musical – a série”.

O objetivo desse projeto é a conscientização de jovens em prol do meio ambiente de uma forma descontraída e animada, utilizando a música como ferramenta para despertar a consciência de um estilo de vida mais sustentável.

O musical revela as histórias de três atendentes da doceria Delivery Pekatu, sob o comando da personagem Cláudia interpretada por Giulia Savi.

As “suketes” enfrentam o desprezo de Cláudia perante as questões da sociedade e do meio ambiente, mas seguem unidas em busca de um mundo melhor.

No entanto, durante essa jornada, muitas aventuras acontecem.

As “Suketes” são vividas pelas atrizes Dominique Bueno, Stefanny Leão e Alessandra Maria. Alexia Annes assina o roteiro e a direção da série.

“A arte é capaz de modificar a sociedade de forma leve e o musical é nossa ferramenta para impulsionar a cultura. As próximas gerações serão mais conscientes e artísticas, e queremos ser um canal para isso.” Resume Alexia Annes, CEO da produtora.

Durante as filmagens o set com todos os cuidados para a sustentabilidade: copos reutilizáveis, filmagens com mais de 80% diurnas com luz natural, figurinos de brechó para promover a reutilização de roupas e conversas constantes com equipe e elenco para promover a consciência ambiental.

A cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19,7 mil toneladas por dia. De acordo com a Pnad 2019 (IBGE), 84,4% das residências brasileiras são servidas diretamente pelo serviço de coleta de lixo domiciliar (geralmente feito por caminhões do sistema de limpeza urbana municipal).

No entanto, a destinação inadequada de lixo tem crescido no Brasil. A quantidade de resíduos sólidos urbanos destinados inadequadamente no Brasil cresceu 16% na última década. O montante passou de 25,3 milhões de toneladas por ano em 2010 para 29,4 milhões de toneladas por ano em 2019.

Em média, 60% dos resíduos coletados no Brasil vão parar em aterros sanitários e os outros 40% vão para lixões. Isso prejudica diretamente a saúde de 77,65 milhões de brasileiros atualmente, e gera um custo ambiental e para o sistema de saúde de cerca de US$ 1 bilhão por ano.

Em meio ao cenário crítico de São Paulo, a série aborda temas relacionados ao lixo e questões ambientais, com o objetivo de promover a conscientização coletiva por meio da cultura.

A produtora está realizando este projeto por meio do artigo 1° A da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), através de patrocínio direto.

É fundamental a consciência ambiental e , sobretudo, a mudança de hábitos e atitudes, para que evitemos, na medida do nosso possível, tragédias como as recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Serviço:

Sukata o Musical, a série

Roteiro e direção: Alexia Annes

Elenco: Alessandra Maria, Stefanny Leão, Dominique Bueno, Giulia Savi, Maytê Naomi, Alexia Annes, Nicolau Ariel,  Augusto Galon, entre outros.

Realização: ANCINE e Batom Produções

Produção: Batom Produções

Figurino: Nívea Jaess

Equipe: Isabela Prado, Letícia Ayumi, Ana Paula Silva, Clarissa Kuschnir, Larissa Nakashima, Gabriele Annes, Renata Rosa, entre outros.

Apoio: Prefeitura de Embu das Artes, Catavento Cultural – Fábrica de Cultura Parque Belém.

Envie
Artigo relacionado
Campinas dá boas-vindas ao Biochar: inovação sustentável chega para transformar o paisagismo
Meio Ambiente

Campinas dá boas-vindas ao Biochar: inovação sustentável chega para transformar o paisagismo

A cidade de Campinas recebeu uma carga especial que promete revolucionar o paisagismo e...

Amazonenses podem concorrer a 1 mil bolsas gratuitas para programa que fornece habilidades sustentáveis para o mercado ESG
Meio Ambiente

Amazonenses podem concorrer a 1 mil bolsas gratuitas para programa que fornece habilidades sustentáveis para o mercado ESG

O Santander, junto à Cambridge Judge Business School (CJBS), instituição líder global...

Genomma Lab reforça compromisso com a sustentabilidade na América Latina e no Brasil
Meio Ambiente

Genomma Lab reforça compromisso com a sustentabilidade na América Latina e no Brasil

A Genomma Lab, empresa líder em soluções de saúde e bem-estar, reafirma...

Luft Logistics recebe selo de sustentabilidade “2030 TODAY” da SGS
Meio Ambiente

Luft Logistics recebe selo de sustentabilidade “2030 TODAY” da SGS

A empresa é líder em logística nos segmentos de saúde, agronegócio, varejo...