Home Entretenimento Primeira atriz negra trans indicada ao Prêmio Shell, Alitta vence prêmio internacional no Festival Radikal Jung, na Alemanha
Entretenimento

Primeira atriz negra trans indicada ao Prêmio Shell, Alitta vence prêmio internacional no Festival Radikal Jung, na Alemanha

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2024 05 07 à(s) 13.47.37 A0d663ba
Foto: Divulgação
Envie

Multiartista da favela da Rocinha considerada por alguns críticos A Primeira Dama do Teatro Brasileiro de sua geração é laureada como Melhor Performer por sua atuação em “A Noiva e o Boa Noite Cinderela”.

Da favela da Rocinha para uma turnê internacional. Conhecida pelas apresentações como Blackyva e a potência do single “Deligência”, a multiartista trans negra altera nome para Alitta e retoma turnê de “A Noiva e o Boa Noite Cinderela” pelo verão europeu, depois de ter estreado na França na Première do 77 Festival D’Avignon (um dos principais e mais antigos festivais Europeus) e passar por cidades como Barcelona, Amsterdam e Glasgow. “A arte pra mim não é só uma profissão, é uma missão, porque assim como ela mudou a minha vida, ela traz uma reflexão poderosa sobre nossas identidades, traz uma mudança cultural e a necessidade de um progresso contínuo”, destaca Alitta.

Foto: Divulgação

Este ano, foi indicada ao 34º Prêmio Shell de melhor atriz (primeira atriz trans negra a ser indicada), pela interpretação como Nara Leão no espetáculo “Chega de Saudade”. A artista não conhecia Nara. Mas quando ouviu pela primeira vez “Opinião” (espetáculo de cunho social dirigido por Augusto Boal e protagonizado por Nara logo após o golpe de 1964), passou a se enxergar nela. Agora, quer novos desafios na área da atuação! Assume o nome Alitta, se despedindo do nome profissional Blackyva.

Radikal Jung Festival é um dos eventos mais importantes do ano teatral de Munique, na Alemanha. Na edição deste ano, ocorrida entre 19 a 27 de abril, o grupo de curadores Jens Hillje, Christine Wahl, C. Bernd Sucher e Florian Fischer convidaram novos talentos teatrais que se destacaram pelo seu trabalho no país e na Europa. O festival convidou os atores de “A Noiva e o Boa Noite Cinderela” para uma apresentação especial, no dia 27 de abril, e logo em seguida prestigiou Alitta na categoria de Melhor Performer. Em março deste ano, Alitta foi indicada ao 34º Prêmio Shell de melhor atriz (primeira atriz trans negra a ser indicada), pela interpretação como Nara Leão no espetáculo “Chega de Saudade”. Além da turnê pelas cidades europeias, a multiartista já tem data marcada para voltar ao Brasil para retratar, junto a um elenco apenas de mulheres, o mito de Medeia na peça “Raiva”.

Envie
Artigo relacionado
Foto divulgação
Entretenimento

Simone Morena embala o Nordeste com sucesso de “Na Maldade” e agenda cheia

  Com voz potente e presença marcante, Simone Morena vive um momento...

Entretenimento

Medieval Experience – A Taberna leva a Idade Média à Cervejaria Madalena em Santo André

O evento contará com muita música,Hidromel direto de Asgard, Combates Medievais Reais...