Home Negócios Previdência privada para além da aposentadoria: os motivos para você considerar este investimento
Negócios

Previdência privada para além da aposentadoria: os motivos para você considerar este investimento

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

SulAmérica Vida e Previdência aponta vantagens do produto, que ganha força como ferramenta de planejamento financeiro para metas como educação, imóveis, proteção patrimonial e sucessão.

A previdência privada deixou de ser um instrumento exclusivo para a aposentadoria e passou a ocupar um papel central no planejamento financeiro de longo prazo dos brasileiros. Além de garantir renda no futuro, os planos disponibilizados pela SulAmérica Vida e Previdência podem ser utilizados para metas como a educação dos filhos, a compra de imóveis, a proteção patrimonial e o planejamento sucessório — combinando acessibilidade, eficiência fiscal e segurança jurídica

Segundo dados do primeiro trimestre de 2025 divulgados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), mais de 11 milhões de brasileiros possuem algum tipo de plano de previdência privada aberta – cerca de 7% da população maior de idade no país –, atraídos pela possibilidade de planos com investimentos acessíveis, a partir de R$ 100, e vantagens como isenção de come-cotas, benefícios fiscais e transmissão direta de bens sem inventário.

“A previdência privada é uma excelente ferramenta de planejamento para metas de longo prazo. Além da flexibilidade nos aportes e contribuições, que se adaptam às necessidades de cada cliente, o produto também se destaca como uma solução vantajosa para sucessão patrimonial e para quem busca disciplina financeira com gestão profissional e especializada”, afirma Victor Bernardes, diretor da SulAmérica Vida e Previdência.

Os planos de previdência funcionam como blindagem patrimonial, com proteção prevista em lei, e podem ajudar a alcançar metas como a educação dos filhos, com reservas alinhadas ao ingresso na universidade; a compra de um imóvel, desde a formação de patrimônio para entrada ou compra à vista; ano sabático ou nova carreira, como um apoio financeiro em momentos de transição; e no empreendedorismo, como capital para abertura ou reforço de negócio próprio.

Além disso, planos como o VGBL e o PGBL permitem a transmissão direta aos beneficiários indicados, sem necessidade de inventário, garantindo agilidade e alívio financeiro às famílias. No regime regressivo, o imposto pode cair para 10% sobre os rendimentos, enquanto o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) pode chegar a 8% sobre o valor total dos bens, dependendo do estado.
A previdência privada permite ainda alocar recursos de acordo com o perfil de risco de cada investidor, e a possibilidade de portabilidade entre instituições. Os benefícios fiscais também se destacam: dedução de até 12% da renda bruta anual no IR (no caso dos planos PGBL), alíquota reduzida para 10% após 10 anos no regime regressivo, isenção de come-cotas e aportes flexíveis — inclusive com contribuições feitas por terceiros, como avós e padrinhos.

Ao apoiar metas que vão além da aposentadoria, a SulAmérica reforça seu compromisso com a construção de um futuro financeiro mais seguro e personalizado para seus clientes.

Envie
Artigo relacionado
Imagem de pressfoto no Freepik
Negócios

Carga tributária no Brasil: como impacta sua empresa

Carga tributária no Brasil é um tema que afeta diretamente o desempenho...

Divulgação
Negócios

Sindipanific promove dia de conhecimento e networking gratuito para profissionais e empreendedores da panificação em Niterói

O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Niterói (Sindipanific) realiza...

https://www.pexels.com/pt-br/foto/blog-blogueiro-blogando-copo-4458/
Negócios

Como implementar estratégias de marketing de conteúdo eficazes?

No cenário digital atual, apenas estar presente online não garante destaque. Empresas...

Criador: SWKStock | Crédito: Shutterstock
Negócios

O “G” do ESG: Governança é a base para negócios resilientes

Enquanto a agenda ESG ganha tração no mundo corporativo, um erro comum...