Home Cultura Leitura Preto Ozado: livro do poeta baiano Lucas de Matoschega a São Paulo em lançamento na Drummond Livraria
Leitura

Preto Ozado: livro do poeta baiano Lucas de Matoschega a São Paulo em lançamento na Drummond Livraria

Envie
Preto Ozado: livro do poeta baiano Lucas de Matoschega a São Paulo em lançamento na Drummond Livraria
Foto: Divulgação
Envie

Depois de passar pela Bahia e Minas Gerais,
obra chega à capital paulista com sessão de autógrafos

Liniker, Làzaro Ramos, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Margareth Menezes estão entre as personalidades que conheceram o livro de estreia de Lucas

O homem vitruviano negro: esse é Lucas de Matos na capa de ‘Preto Ozado’ (Selo Principis/ Ciranda Cultural, 2022), livro de poesia que tem circulado pelo Brasil. Depois de fazer lançamentos em sete municípios na Bahia, e dois em Minas Gerais, a obra chega à capital paulista em evento com sessão de autógrafos na Drummond Livraria, no dia 23 de setembro, às 16h.

A expressão que dá título ao livro é um jargão utilizado comumente em Salvador, cidade natal do escritor. “Essa expressão é usada com intencionalidade racista para pessoas pretas em posição de destaque na sociedade, como se elas não coubessem nesse lugar”, explica Lucas, que optou pelo z na grafia da palavra. “Além de ser dito assim na Bahia, também faço alusão ao conceito de pretoguês da escritora Lélia Gonzalez”, ressalta.

E a negritude é um dos temas centrais do livro, cuja abordagem não se restringe apenas às vivências do autor. Com ilustrações de Silvana de Menezes, o material traz poemas sobre natureza, sustentabilidade, amor, equidade, direitos humanos e a importância da leitura, temas que compõem o tecido múltiplo de abordagens, em mais de 45 textos poéticos divididos em três partes: ‘De onde vim’, ‘Onde estou’ e ‘Para Onde Vou’.

Lucas de Matos abre o livro com o poema que o intitula. “Preto Ozado” faz referência às conquistas obtidas pelo povo preto brasileiro por meio da pressão popular, principalmente o acesso ao ensino superior. Mas, como diz a poeta e educadora Dejanira Rainha Santos Melo no prefácio do livro; como mulher negra, o que a toca sobremaneira nesse poema é a validação que o poeta faz aos ensinamentos da intelectual negra baiana Vilma Reis. E logo em seguida, em outro poema, faz homenagem a Carolina Maria de Jesus, deixando entrever que o poeta reconhece a severa e perpétua luta das mulheres negras na nossa sociedade, destacando-a e pedindo licença a essas mulheres com suas vozes fortes para poder dar continuidade às outras tantas grandes lições de respeito à diversidade presentes neste belíssimo livro, conclui.

Movimento poético

E Lucas tem se movimentado em diferentes lugares para plantar a semente de seu trabalho. Além de espaços comuns à literatura, como a Bienal do Livro da Bahia, festas literárias, escolas e bibliotecas, o poeta tem ido a unidades de saúde, hospitais, maternidades, centros religiosos e estações de metrô para falar de Preto Ozado. “A literatura combina com todos os espaços, e gosto de estabelecer contato com a pessoa que me lê”, explica.

A caminhada com o livro também tem sido permeada pelo afeto. Para o autor, um dos momentos mais marcantes foi entregá-lo para D. Mercês, matriarca do Quilombo do Açude em Serra do Cipó – Minas Gerais, e constatar a emoção da quilombola com o presente. Outro destaque foi receber uma homenagem em Salvador, na qual a capa do livro foi pintada em um muro da capital, pelo artista Marcelo Brandão. “Capa de livro de poesia grafitada em Salvador era algo inédito até então”, reitera.

O autor também se movimenta no próprio livro, que tem um efeito de animação chamado flipbook, no qual é simulado um movimento de voo deste novo homem vitruviano. Essa razão também fez com que o livro se popularizasse entre o público infantil. Um vídeo de uma garota de 8 anos, chamada Duda Santhana, recitando ‘Black Power’ (poema do livro) já soma mais de 290 mil visualizações no Instagram.

Espraiando ousadia

Por falar em números, a obra já figurou em 39º lugar na lista dos mais vendidos da Amazon na categoria de Temática em Literatura e Ficção. São mais de 1.300 exemplares circulando nacionalmente, e indo parar em mãos ilustres. Personalidades como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Luedji Luna, Daniela Mercury e Lázaro Ramos já tem os seus exemplares (e todos esses registros estão compartilhados no Instagram do autor).

‘Preto Ozado’ já foi mencionado em mais de vinte e cinco bookgrams, e o escritor recebe feedbacks semanais de seus leitores. No Carnaval de Salvador, mais de cem pessoas foram “tatuadas” com o título do livro, em uma ação inédita de divulgação literária. Esta é a segunda vez que o escritor vem à capital paulista para falar de literatura. Em 2022 realizou rodas de conversa sobre a poesia de escritores negros e negras em São Paulo e Ribeirão Preto.

Neste ano, além do lançamento, em sua agenda estão previstos um bate-papo no Quilombo Urbano Negra Visão, e gravações para programas de TV. “São Paulo é uma capital imersa em cultura, e sinto que esse lançamento será muito especial. Estou voltando com o melhor cartão de visitas que um escritor pode ter, e espero vir com novas obras futuramente”, finaliza.


Ficha Técnica:

Editora: Principis
Edição: 1, 2022
Autor: Lucas de Matos
Ilustrador: Silvana de Meneses
Páginas: 96
Dimensões: L 15.50 x A 22.60 x E 0.80
ISBN: 9786555528206
Linha Editorial: Principis – Autores contemporâneos
Faixa Etária: + 12 anos

Preço: R$ 29,90

Lançamento dia 23 de setembro, sábado, às 16h

Drummond Livraria
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional – São Paulo Telefone
(11) 4410-2519

Envie
Artigo relacionado
Desvendando seu Interior: A Jornada Transformadora de Silmara Franzese Rumo ao Autoconhecimento
Leitura

Desvendando seu Interior: A Jornada Transformadora de Silmara Franzese Rumo ao Autoconhecimento

Psicóloga Junguiana lança seu primeiro livro na Bienal Internacional do Livro de...

Taslim com o livro A Dáie de Vários Nomes
CulturaEventoLeituraNotíciasRio de JaneiroSão Paulo

Taslim lança livro afrofuturista na Bienal do Livro de São Paulo

Com prefácio da escritora Lu Ain-Zaila, “A Dáie de Vários Nomes” conta...

Iara Souza, psicóloga, lança livro na 27ª Bienal de São Paulo sobre pausas
Leitura

Iara Souza, psicóloga, lança livro na 27ª Bienal de São Paulo sobre pausas

A psicóloga Iara Souza, de São Bernardo do Campo, participa da 27ª...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr