Entre os dias 16 e 21 de setembro, a Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, esteve representada em Curitiba, participando de uma programação que reuniu representantes de regiões metropolitanas da América do Sul e da América Central.
– Concluímos uma visita extremamente produtiva à cidade de Curitiba, com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação intermunicipal e trocar experiências bem-sucedidas em políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, planejamento territorial e desenvolvimento regional integrado. Fomos recebidos pelo Secretário Thiago Bonagura e sua equipe, conhecemos de perto iniciativas inovadoras nas áreas de transporte metropolitano, um dos temas centrais para o avanço das nossas políticas de integração. Estamos certos de que o diálogo contínuo entre as metrópoles é fundamental para enfrentar os desafios comuns e ampliar as oportunidades para nossa população, disse Cynthia Felix, Secretária Especial de Integração Metropolitana do município do Rio de Janeiro.
Durante a visita, foram discutidos temas como mobilidade urbana, planejamento territorial, gestão hídrica, integração de políticas públicas e fortalecimento da comunicação entre os municípios que compõem as regiões metropolitanas.
Como resultado do encontro, a proposta para firmar novas parcerias entre os órgãos e promover futuras agendas de trabalho conjunto, visando fortalecer o desenvolvimento integrado e sustentável das regiões metropolitanas de Curitiba e do Rio de Janeiro.
O secretário da SEDRMC, Thiago Bonagura, destacou a importância do encontro como oportunidade de compartilhar boas práticas:
– A integração metropolitana exige estratégias conjuntas e inovadoras. A experiência do Rio de Janeiro contribui muito para a nossa realidade e, ao mesmo tempo, mostramos como Curitiba tem avançado em políticas de gestão regional, afirmou.
O encontro também contou com a presença de lideranças internacionais, como o prefeito Erick Jiménez Valverde, de Oreamuno (Costa Rica), que destacou em suas redes sociais o Rio de Janeiro como “um grande referente em governança metropolitana a nível latino-americano” e anunciou visita oficial à cidade em novembro para conhecer de perto as experiências da SEIM.