A Pousada Xamã, localizada no Rio Grande do Norte, acaba de conquistar o selo internacional de turismo responsável da Green Destination, o DEL Turismo & Good Travel Seal. A certificação foi concedida pela fundação holandesa Green Destination e reconhece as práticas sustentáveis da pousada. A Pousada Xamã, muito bem avaliada pelos hóspedes, tem em sua essência valores responsáveis com o meio ambiente e contribuições para a comunidade no entorno.
Entre as iniciativas da pousada, destaca-se o uso de energia solar, horta orgânica, coleta seletiva e, ainda, a disponibilização de um ponto para coleta de pilhas e baterias. A pousada também fez a opção por canudos e utensílios reutilizáveis, adotou amenidades biodegradáveis e conta com um biodigestor que processa todo o lixo orgânico gerado, produzindo um fertilizante biológico utilizado nas plantas do ambiente. Além disso, parte do gás utilizado na cozinha da pousada é proveniente do biodigestor, contribuindo para a redução da emissão de gases.
A Pousada Xamã é integrante do movimento Preserve Pipa e tem orgulho de seus valores responsáveis com o meio ambiente, que norteiam o trabalho do local. A Green Destinations Latino América 2023 foi realizada em Bombinhas, em Santa Catarina, e contou com a participação de representantes de diversos destinos turísticos que adotam ações sustentáveis.
Ainda durante a conferência, foi divulgado que Tibau do Sul revalidou sua certificação Green Destination, reconhecendo o compromisso do município com práticas sustentáveis. Vale lembrar que Tibau do Sul foi o primeiro destino da América Latina a receber essa certificação em 2020, demonstrando seu compromisso em trilhar o caminho da sustentabilidade.
A Green Destination é um reconhecimento global concedido a destinos turísticos que adotam práticas sustentáveis em todas as suas atividades. A Pousada Xamã e Tibau do Sul são exemplos de que a sustentabilidade é possível e pode ser uma vantagem competitiva no mercado turístico.