Home Estilo de vida Comportamento Por que mulheres são a maioria no curso de enfermagem?
Comportamento

Por que mulheres são a maioria no curso de enfermagem?

Envie
Por que mulheres são a maioria no curso de enfermagem?
Crédito:Drs Producoes/iStock
Envie

A criação de meninas voltada para o “cuidar”, o amplo mercado de trabalho e as características emocionais comuns a mulheres são alguns dos principais pontos

A escolha da profissão é algo muito particular e individual, mas é perpassada por diversos contextos sociais. Regionalidade, condição socioeconômica, preferências pessoais e até o gênero podem influenciar nesse processo. Isso porque meninos e meninas são ensinados de forma distinta, o que impacta diretamente nos desejos futuros, inclusive os relacionados à profissão. 

A necessidade de cuidar do outro, geralmente, é algo muito enfatizado na criação das meninas, e, como resultado, é comum que cursos e profissões que envolvem tarefas de cuidar sejam ocupados majoritariamente por mulheres. Neste sentido, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), as mulheres compõem cerca de 85% da equipe de enfermagem. São muitas as vantagens dessa escolha, e separamos algumas delas:

  1. Amplo mercado de trabalho

Uma das maiores vantagens de cursar enfermagem é devido à grande procura e necessidade de boas profissionais de saúde, que estejam comprometidas em oferecer todos os cuidados e suportes à população. Por isso, uma enfermeira capacitada poderá trabalhar em hospitais, postos de saúde, instituições privadas ou em âmbito domiciliar. 

Além disso, a enfermagem possibilita uma grande diversidade de especializações, como pediátrica, obstétrica, psiquiátrica e intensiva, o que, além de ampliar as oportunidades de trabalho e aumentar as chances de empregabilidade, possibilita que a profissional se aprofunde no assunto que é de seu interesse.

  1. Realização pessoal

Desejos e paixões pessoais caracterizam-se como tudo aquilo que nos move, nos instiga a ter mais conhecimento e a alcançar tudo aquilo que almejamos. No caso da enfermagem, muitas vezes, as pessoas que escolhem seguir essa profissão têm o dom e o desejo de cuidar do outro como princípios fundamentais da vida. Portanto, nada melhor que dar atenção a essa vocação e ter a sensação de realização e “trabalho cumprido” ao final do dia. 

  1. Reconhecimento social

Por ser uma profissão que desempenha um papel fundamental em relação ao bem-estar e à saúde da população, a enfermagem tem um certo reconhecimento no âmbito social, principalmente por ser entendida socialmente como um trabalho essencial. Como resultado, a profissão é respeitada, admirada e tem uma grande possibilidade de ser valorizada, especialmente financeiramente.

Na faculdade de enfermagem, além das matérias teóricas e práticas, é discutida a necessidade de desenvolver aptidões técnicas e emocionais para se ter um bom desempenho na profissão. Paciência, empatia e serenidade são algumas das qualidades mais almejadas dentro da enfermagem e, não coincidentemente, muito associadas a mulheres. 

Envie
Artigo relacionado
Dia da Família: A importância do núcleo familiar na vida das crianças
Comportamento

Dia da Família: A importância do núcleo familiar na vida das crianças

Comemorado em 8 de dezembro, o Dia da Família oferece uma oportunidade...

O impacto do feedback no crescimento profissional: como dar e receber de forma eficaz?
Comportamento

O impacto do feedback no crescimento profissional: como dar e receber de forma eficaz?

Estratégia beneficia a carreira do colaborador e também a empresa, ao fornecer...