Home Negócios Pontuação por desenvolvimento pessoal e até por feedbacks: conheça estratégia de gamificação do trabalho
Negócios

Pontuação por desenvolvimento pessoal e até por feedbacks: conheça estratégia de gamificação do trabalho

Envie
Gamificação
Envie

Ações engajam colaboradores e impulsionam os resultados das empresas trazendo aspectos lúdicos para a rotina corporativa

No Brasil, 24% dos jovens entre 18 e 24 anos não trabalhavam e nem estudavam no último ano, o correspondente a cerca de uma em cada cinco pessoas nesta faixa etária. O dado é da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada no fim do primeiro trimestre deste ano, um reflexo dos desafios enfrentados pelos jovens para entrar no mercado de trabalho — seja por falta de qualificação e oportunidades ou escolha própria — e também para se manter no mundo corporativo.

Diante deste cenário, o engajamento e a motivação dos colaboradores tornam-se aspectos ainda mais importantes para que empresas consigam reter talentos e minimizar os efeitos do turnover nos negócios. Isso porque um levantamento feito pela empresa de pesquisa de opinião estadunidense Gallup revelou que o custo da baixa produtividade de um funcionário não engajado gerou um impacto de 8,8 trilhões de dólares na economia mundial em 2023. Para promover uma alternativa possível e substituir reuniões monótonas, processos tediosos e feedbacks engessados, empresas estão apostando na gamificação para ressignificar o dia a dia corporativo e motivar os funcionários. 

O que é gamificação do trabalho?

A gamificação é uma estratégia que aplica elementos de jogos à rotina corporativa com o objetivo de engajar os colaboradores de uma empresa, tornando mais envolventes e dinâmicos os processos e as tarefas corriqueiras. Por meio de aspectos lúdicos, atrativos e de incentivos, como pontuações, avanço de níveis e prêmios, a técnica estimula o desenvolvimento contínuo e motiva os funcionários com competições saudáveis, conquistas e reconhecimento.

Historicamente, os jogos são utilizados como uma válvula de escape em momentos de tensão. Dentro das empresas, as ações cumprem funções que beneficiam tanto as companhias quanto os funcionários. “A gamificação traz um impacto emocional aos processos corporativos, motivando as pessoas a cumprirem os objetivos necessários. Esse impacto emocional está associado a um senso de diversão, tornando o processo mais natural e as tarefas mais agradáveis, reduzindo o tédio e o estresse. Isso resulta em maior satisfação e bem-estar para os colaboradores”, afirma Hugor Lima, analista de Pessoas e Cultura da TODOS Empreendimentos, franqueadora do Cartão de TODOS.

O profissional conta ter percebido mudanças positivas nos funcionários após a adoção das estratégias de gamificação e o uso de uma plataforma para concentrar as interações com as equipes. “Conseguimos criar um ambiente mais participativo e dinâmico, onde os colaboradores se sentem motivados a contribuir e se desenvolver constantemente, já que incentivamos a participação em eventos, treinamentos e workshops, premiando os que se envolvem nessas atividades”.

Quais são os principais benefícios da gamificação?

Segundo Lima, quando bem implementada, a gamificação não apenas estimula a adoção de práticas positivas para o crescimento profissional e da empresa, mas também facilita a internalização desses comportamentos de maneira mais rápida e eficaz. “O Pessoas e Cultura (RH) ou os líderes de equipe podem orientar o processo, assegurando que as atividades gamificadas estejam alinhadas às metas da empresa. Isso resulta em uma cultura organizacional que se adapta e evolui de forma ágil, criando um ambiente dinâmico e colaborativo onde os funcionários se sentem valorizados e motivados a contribuir para o sucesso da organização”, ressalta.

Conheça os principais benefícios da gamificação:

Engajamento: a gamificação pode tornar as equipes mais engajadas nos processos da empresa e estimular a competição de forma saudável, melhorando também a produtividade.

Colaboração: incentiva os colaboradores a trabalharem de forma mais competitiva e fortalece o trabalho em equipe.

Aprendizagem: a gamificação promove a aprendizagem e o desenvolvimento, pois os colaboradores tendem a se envolver mais intrinsecamente.

Análise de desempenho: a técnica pode ser eficaz para equipes de RH coletarem informações sobre o desempenho dos colaboradores e desenvolverem análises baseadas em dados para orientar os ajustes necessários.

Reconhecimento: a gamificação estimula a promoção de uma cultura de reconhecimento, em que os esforços e avanços das pessoas são constantemente celebrados.

Como implementar estratégias de gamificação na equipe?

De acordo com Lima, para “garantir que a gamificação contribua de forma eficaz para os objetivos de negócio e motive os colaboradores, um dos caminhos é a abordagem baseada no Design Thinking — um método criativo e centrado nas pessoas para resolver problemas e gerar inovação. Sem esses aspectos, a gamificação pode perder seu propósito e se tornar uma distração vazia”, destaca.

Alinhamento com os objetivos

Quando os elementos de jogo não estão alinhados com os objetivos reais do sistema, os colaboradores podem se distrair ou não compreender como suas ações contribuem para os objetivos maiores.

 

Game minimalista

Uma gamificação muito complexa e difícil de entender pode confundir os colaboradores e levá-los a desistir de participar das dinâmicas, gerando falta de engajamento, efeito contrário ao desejado.

 

Sustentabilidade

Manter o interesse dos colaboradores ao longo do tempo pode ser desafiador. É necessário oferecer novos desafios, recompensas e conteúdos para manter o interesse.

 

Equilíbrio do jogo

Encontrar um equilíbrio adequado entre desafio e recompensa é essencial. Desafios difíceis ou recompensas inatingíveis podem frustrar os funcionários, enquanto desafios muito fáceis ou recompensas excessivamente generosas podem diminuir o incentivo para continuar jogando.

 

Como verificar se a gamificação está sendo positiva?

Lima destaca que “para avaliar o sucesso das estratégias de gamificação, é essencial alinhar as métricas utilizadas aos objetivos da área de Pessoas & Cultura, que concentra seus esforços no desenvolvimento dos colaboradores”. O profissional indica ainda que, para uma compreensão mais abrangente, as empresas podem recorrer a pesquisas de clima organizacional, a fim de captar a percepção das equipes sobre a gamificação implementada e como isso tem impacto na rotina de cada pessoa.

Envie
Artigo relacionado
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Negócios

Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?

A Black Friday, um dos períodos mais importantes para as vendas on-line...

Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Negócios

Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital

No cenário digital contemporâneo, onde a concorrência cresce a cada dia, destacar-se...

Projeto de revitalização de Brasília Teimosa, no Recife, é premiado em concurso internacional de arquitetura
Negócios

Projeto de revitalização de Brasília Teimosa, no Recife, é premiado em concurso internacional de arquitetura

Estudantes de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ficaram...

Face Doctor lança campanha de Black Friday para novos franqueados
Negócios

Face Doctor lança campanha de Black Friday para novos franqueados

A Face Doctor, rede de clínicas de estética em expansão nacional, anunciou...