Os furtos foram constatados nesta quinta-feira, dia 31 de outubro
Além de um intenso trabalho de conscientização sobre perdas de água e regularização no abastecimento, a Rio+Saneamento vem reforçando o combate às irregularidades em diversos estabelecimentos de Rio das Ostras. Em uma operação conjunta com a Polícia Civil, agentes fizeram cinco prisões em flagrante por furto de água no município, na última quinta-feira (31/10). Batizada de “Gota D’água”, a operação teve como objetivo combater esse crime, que afeta significativamente o fornecimento de água para a população da cidade.
Durante a ação, que está em sua segunda fase, quatro estabelecimentos foram identificados com furto direto da rede pública: um condomínio no bairro Atlântico, uma pousada em Costazul, um bar no Jardim Mariléia, e um antigo hotel no Balneário Remanso.
A Rio+ Saneamento identificou as irregularidades e acionou a Polícia Civil, que constatou os casos com a perícia criminal. De acordo com a área Comercial da concessionária, os furtos contribuíram para o agravamento da falta de água em várias localidades. Os presos são responsáveis pelos estabelecimentos e foram autuados em flagrante, na delegacia.
“Furto de água é crime e vamos continuar trabalhando na conscientização para combater as irregularidades, para que possamos preservar o abastecimento para toda a cidade. No município, enfrentamos um cenário desafiador, pois a cada 10 litros de água produzidos, seis são perdidos, sendo uma parte significativa dessa perda atribuída ao furto de água. Por isso, o apoio da polícia é muito importante. Todas as denúncias que recebemos de clientes são fundamentais para combater o desperdício e garantir que mais pessoas possam ter acesso seguro e regular a esse recurso essencial para a população de Rio das Ostras”, pontuou a equipe da Rio+.
Eventuais denúncias podem ser feitas pelos canais de atendimento disponíveis, com anonimato garantido. O combate a irregularidades contribui diretamente para a melhoria dos serviços, beneficiando especialmente aqueles que ainda não têm acesso à água tratada.
Nesta fase da operação “Gota D’água”, a Rio+ Saneamento e a Polícia Civil mapearam pontos de maior subtração de água, que afetam o sistema de distribuição de água no município. A operação foi iniciada no ano de 2023, com o combate em pontos onde proprietários de caminhões pipa furtavam água direto da rede de abastecimento para revenda à população.
A ação foi coordenada pelo delegado Ronaldo Andrade Cavalcante e pelo adjunto, Mauro Gonçalves de Souza, da 128ª DP (Rio das Ostras).