No último episódio da série, a presidente do Instituto Talanoa fala das mudanças climáticas e do impacto no cotidiano das pessoas
O podcast “ABC do ESG” do DiversiTalk, projeto da Mais Diversidade, maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina, chegou ao final da sua segunda temporada. No último episódio, Ricardo Sales e João Torres, sócios da consultoria, recebem Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa, para falar sobre mudanças climáticas e o impacto no cotidiano das pessoas, empresas e mundo. O episódio estará disponível na próxima quinta-feira, dia 24, em todas as plataformas de áudio.
Um dos tópicos abordados pela executiva é a relação entre mudanças climáticas e pessoas. “A mudança do clima afeta os seres humanos além do ecossistema. Nós temos pessoas nas mais variadas sociedades que são mais vulneráveis em determinados aspectos como sociais, econômicos, culturais e assim por diante. O que aconteceu é que por muito tempo as tratativas de mudança do clima eram muito brancas, muito masculinas e muito andar de cima do planeta e não tínhamos soluções efetivas”, afirma a executiva.
Quando o assunto é sobre o que a população pode fazer para ajudar na crise climática, Natalie traz duas dicas rotineiras que podem ajudar. “Todo mundo tem como fazer escolhas visíveis, e uma vez que fazemos e elas são vistas, temos o poder de criar movimentos. Por exemplo, alterar nossas dietas, aquilo que a gente come, para comer mais vegetais do que proteínas é algo que tem um impacto grande. A mesma coisa em relação ao transporte, raras as vezes somos nós que escolhemos o meio que vamos nos locomover, em geral as opções já estão dadas, então podemos optar por uma mobilidade mais ativa como, andar mais, andar mais de bicicleta, ter um carro elétrico, um carro híbrido.”, afirma a executiva.
Lançado em 2020, o Diversitalk já abordou temas como empreendedorismo negro, visibilidade lésbica e trans, neurodiversidade, maternidade e trabalho e outros temas. Nesta segunda temporada, dedicada à temática ESG, os episódios trazem de uma forma didática e com profissionais atualizados(as) e de grande referência no mercado, alguns temas como “A profissional ESG precisa saber o que?”, “Investimento social sob a ótica de D&I”, entre outros. O programa traz o ESG e como esse tema abrangente se relaciona com a diversidade e a inclusão. Todos os episódios do Diversitalk podem ser escutados nas principais plataformas de áudio do país, disponíveis aqui (https://maisdiversidade.com.br/diversitalk/).
Sobre a Mais Diversidade
A Mais Diversidade é a maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina, com foco em consultoria no Brasil e países da região para apoio na definição de objetivos estratégicos, engajamento de lideranças, revisão de políticas, monitoramento de KPIs, além de treinamentos, pesquisas, censos e recrutamento e seleção. A partir de pesquisas ou necessidades identificadas pelas organizações, a Mais Diversidade traça um planejamento estratégico para contratação, desenvolvimento e retenção de talentos diversos representantes de grupos minorizados, a exemplo de mulheres, pessoas negras, com deficiência, LGBTI+, indígenas e de diferentes gerações.