Home Notícias Pirapora do Bom Jesus se mobiliza e Câmara prepara nova lei para impedir instalação de aterros sanitários
Notícias

Pirapora do Bom Jesus se mobiliza e Câmara prepara nova lei para impedir instalação de aterros sanitários

Envie
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Envie

A Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus, na Região Metropolitana de São Paulo, se prepara para votar um novo projeto de lei que visa proibir, de forma definitiva, a instalação de aterros sanitários no município — especialmente na zona rural. A proposta será debatida e votada em regime de urgência, sem intervalo, na próxima sessão marcada para a terça-feira, dia 3 de junho.

A nova medida é fruto de um acordo entre a base aliada, a oposição e o poder executivo municipal, após a aprovação unânime de uma legislação anterior com o mesmo objetivo. No entanto, pareceres da Procuradoria Jurídica apontaram inconsistências formais e possíveis inconstitucionalidades no texto original, o que motivou a necessidade de ajustes técnicos para garantir sua legalidade e eficácia.

Mobilização popular pressiona autoridades

A movimentação em torno do tema ganhou força com o anúncio de um projeto para instalação de um aterro sanitário classe 1 — destinado ao recebimento de resíduos industriais perigosos — que está em processo de licenciamento. A possibilidade acendeu um sinal de alerta na população, que tem se mobilizado intensamente contra a proposta.

Moradores, ativistas ambientais e lideranças locais estão organizando manifestações, panfletagens e visitas domiciliares para conscientizar a comunidade. A expectativa é de que, na próxima sessão da Câmara, a Casa esteja lotada de cidadãos que desejam acompanhar de perto a votação da nova lei.

Pressão nas ruas e disputa política

Nos últimos dias, Pirapora do Bom Jesus tem sido palco de protestos públicos. Homens, mulheres e jovens têm saído às ruas para demonstrar rejeição à criação de qualquer tipo de aterro sanitário na cidade. A mobilização popular tem pressionado fortemente o Executivo, que chegou a tentar intervir no processo, mas recuou diante da força das manifestações.

A nova proposta legislativa também inclui dispositivos que restringem a expansão da área urbana e endurecem as exigências para a obtenção de alvarás de construção e funcionamento de empreendimentos desse tipo. Na prática, essas medidas tornam inviável a instalação de aterros sanitários no território municipal.

Câmara unificada contra os aterros

Todos os vereadores já sinalizaram apoio ao novo texto, e a expectativa é de que ele seja aprovado novamente por unanimidade. A Câmara está convicta de que a proteção ambiental e o bem-estar da população devem prevalecer diante de interesses comerciais ligados à gestão de resíduos.

“Pirapora do Bom Jesus está dizendo não aos aterros sanitários. A cidade está unida nessa causa”, afirmou um dos parlamentares em sessão anterior.

Diante da forte mobilização popular, da união do Legislativo e do recuo do Executivo, o cenário aponta para a aprovação definitiva da lei que impedirá, em termos práticos e legais, a instalação de aterros sanitários em Pirapora do Bom Jesus.

Envie
Artigo relacionado
Notícias

Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher

Para reduzir os números de feminicídios apontados pelo 19° Anuário Brasileiro de...

Notícias

Conferência de Políticas para Mulheres será em setembro, em Brasília

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, produzido pelo Canal Gov, da...

Notícias

Marinha estende até amanhã alerta de ressaca no estado do Rio

A Marinha estendeu até a manhã desta sexta-feira (1º) o alerta de...

Notícias

Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro

Avanços na educação e a reformulação do Bolsa Família no início de...