Home Notícias Pesquisa: Melhor performance no trabalho é principal motivação de brasileiros para engajar com iniciativas de aprendizagem corporativa
Notícias

Pesquisa: Melhor performance no trabalho é principal motivação de brasileiros para engajar com iniciativas de aprendizagem corporativa

Envie
Envie

Pesquisa global da Degreed, ‘Como a Força de Trabalho Aprende’, revela motivações individuais por trás da aprendizagem

Treinamentos em vídeo ou com colegas são os preferidos pelos entrevistados ouvidos no Brasil quando buscam aprender conteúdos de maneira mais rápida

Dados ainda mostram que empresas com estratégias sólidas de aprendizagem são valorizadas pelos profissionais na hora de escolher onde trabalhar

Melhorar a performance no trabalho é a principal razão que leva os brasileiros a engajarem em iniciativas de aprendizagem corporativa. De acordo com a pesquisa “Como a Força de Trabalho Aprende”, publicada pela plataforma de aprendizagem Degreed, 60% dos brasileiros entrevistados afirmam que “ter um melhor desempenho na função atual” é a motivação primordial para aprender algo útil para sua carreira — média acima da registrada na pesquisa global (43%).

O relatório “Como a Força de Trabalho Aprende” ouviu 2.500 pessoas que trabalham em empresas com mais de 500 pessoas, com sede nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Índia e Brasil. O material revela as motivações individuais por trás da aprendizagem, além de evidenciar globalmente uma desigualdade nas oportunidades oferecidas a diferentes grupos de funcionários e uma clara necessidade de engajamento social durante o aprendizado.

Entre os entrevistados brasileiros, treinamentos em vídeo ou com colegas são os preferidos (42%) para aprender conteúdos de maneira mais rápida dentro ou fora do trabalho. A autonomia na hora de aprender também é vista como fundamental pelos entrevistados. Globalmente, mais da metade dos profissionais (53%) dizem que aprendem melhor por conta própria e também quando recebem a opção de escolher como e em que hora aprender — no Brasil, esse número salta para 60%.

Índia e Brasil também têm os funcionários mais satisfeitos com seus empregadores — 63% e 60%, respectivamente. Já em países como Alemanha (31%), França (18%) e Reino Unido (30%), a satisfação dos funcionários é menor.

A pesquisa da Degreed ainda mostra que empresas com estratégias sólidas de aprendizagem são valorizadas pelos profissionais na hora de escolher onde trabalhar — 52% dos entrevistados globais afirmam que a cultura de aprendizagem da organização onde trabalham hoje foi um fator influente na decisão de ingressar na empresa; no Brasil, o número de colaboradores que concorda com essa afirmação sobe para 65%

Globalmente, a pesquisa indica que os funcionários que têm acesso a uma plataforma de aprendizagem têm maior probabilidade de dar passos intencionais de aprendizado e carreira. Eles têm 68% mais chances de examinar seu próprio desenvolvimento profissional, 46% mais chances de receber uma promoção nos últimos três anos e duas vezes mais chances de obter uma credencial para suas funções.

Áreas que precisam de melhorias


A pesquisa também destacou três áreas claras para melhoria: oferecer experiências práticas que ampliam as habilidades; melhorar o apoio do gestor; e tornar a aprendizagem disponível para todos os funcionários.

Débora Mioranzza, Vice-Presidente para as Américas da Degreed, enfatizou a importância de entender as motivações individuais no clima atual, levando em consideração a pressão que líderes de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) têm sofrido para se antecipar a inovações tecnológicas, como a inteligência artificial, que ampliam a lacuna de habilidades em um ritmo sem precedentes.

“Nosso relatório descobriu que alinhar estrategicamente o desenvolvimento de habilidades com metas pessoais de carreira e objetivos de negócios está ajudando organizações e indivíduos a acompanhar as mudanças”, disse Débora. “Tornar a aprendizagem profundamente impactante, em meio à incerteza econômica, está no topo das prioridades de todas as equipes de T&D. Trazer um elemento social para a aprendizagem, equipar os gestores para apoiar o aprendizado de sua equipe, tornando-o acessível a todos, e reforçar as habilidades por meio da aplicação prática são algumas melhorias descobertas pela pesquisa que as equipes de aprendizagem já podem começar a implementar hoje.”

Para ler o relatório completo, em português, clique aqui: https://get.degreed.com/pt-br/how-the-workforce-learns-2023

Envie
Artigo relacionado
Notícias

61 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres

Os 61 socos desferidos contra Juliana Garcia, na cidade de Natal (RN),...

Notícias

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido...

Notícias

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.896 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir...

Foto: Divulgação
Notícias

Acelerando o Sucesso: A História de Fernando e Evanir Ferreira da FJ Motos e Carros

Em uma cidade que pulsa com a energia do empreendedorismo, dois nomes...