Ponteira agenciada da Pro Sports Brazil, Yonkaira Peña defendeu a República Dominicana nos Jogos de Paris 2024 e vai para sua terceira temporada no Minas
A temporada 2023/2024 se encerrou de maneira grandiosa para a ponteira Yonkaira Peña, da República Dominicana, com a oportunidade de disputar seu segundo Jogos Olímpicos, dessa vez em Paris. A jogadora já havia defendido seu país nos Jogos de Tóquio, em 2021. Agora, Peña foca na terceira sua temporada pelo Gerdau Minas, atual campeão da Superliga que defenderá o título em 2024/2025.
Em ambas as participações olímpicas de Peña, o time dominicano caiu nas quartas de final da disputa. Em Paris, foi eliminado pelo Brasil, que conquistaria o bronze. Já em Tóquio, foi superado pelos Estados Unidos, seleção que conquistou o ouro.
Foram confrontos difíceis, contra seleções consolidadas no cenário mundial, que valorizam a participação dominicana e que, segundo Peña, amadurecem uma geração para crescer e evoluir visando Los Angeles, em 2028.
“A sensação de estar nas Olimpíadas, no meu caso a segunda, é algo que não há como descrever. É uma emoção, uma sensação única! Pena que já acabou e passou tão rápido”, disse Peña.
“A nossa seleção sempre passa por renovações a cada ciclo olímpico, temos um elenco atual muito bom e as meninas novas também são! Acredito que chegaremos mais fortes e experientes em Los Angeles”, completou a ponteira.
Após a disputa dos Jogos em Paris, Peña está na disputa da Copa Pan-Americana, no México, pelo seu país. Depois do torneio, ela retorna ao Brasil para a pré-temporada pelo Gerdau Minas, clube que defenderá pela terceira temporada em 2024/2025.
Na temporada passada, a ponteira terminou a Superliga como campeã pelo Minas. Na final, foi o principal destaque do time mineiro: maior pontuadora da partida, com 23 pontos, e vencedora do Troféu Viva Vôlei, após ser eleita a melhor em quadra na decisão.
“Nossas expectativas são as de sempre: dar tudo de nós para alcançarmos o objetivo que é levantar essa taça mais uma vez. A Superliga, em toda temporada, é uma caixinha de surpresas, nunca se sabe como ela vem, apenas que vem forte”, concluiu Peña.