Home Notícias Economia Pelo sexto mês seguido supermercados do estado do Rio têm saldo positivo na geração de empregos formais em outubro
Economia

Pelo sexto mês seguido supermercados do estado do Rio têm saldo positivo na geração de empregos formais em outubro

Envie
Pelo sexto mês seguido supermercados do estado do Rio têm saldo positivo na geração de empregos formais em outubro
Divulgação
Envie

O setor supermercadista do estado do Rio de Janeiro abriu 850 postos de trabalho formais em outubro, sendo este o saldo entre o número de contratações e o de demissões. Foi o sexto mês consecutivo de abertura de vagas no setor. O desempenho ficou em linha com o observado em outubro de 2023, quando o setor registrou a abertura de 858 postos de trabalho. A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), por meio da sua consultoria econômica, Future Tank, analisou os dados do CAGED, divulgados pelo Ministério do Trabalho.  

Ao nível nacional, também foi observada abertura de vagas no setor em outubro pelo nono mês consecutivo (+9.383), o segundo melhor resultado do ano. Das 27 unidades da federação, 20 registraram saldo de contratações no período. Na comparação com os outros estados, o Rio de Janeiro ocupou a quinta posição no ranking nacional, que foi liderado por São Paulo (+2.230), e o segundo no regional de geração de empregos, a frente de Minas Gerais (+635) e Espírito Santo (+234).

No acumulado do ano, os supermercados do estado do Rio de Janeiro geraram 3.059 empregos formais, sendo este o saldo entre o número de contratações e o de demissões. O desempenho neste ano foi superior ao observado no mesmo período de 2023, quando o setor registrou o fechamento de 478 postos de trabalho no estado.

Na avaliação do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, a chegada das festas de fim de ano acelera a abertura de vagas de emprego, inclusive de temporários, que podem ser efetivados. “O setor supermercadista tem um papel importante no mercado de trabalho, sendo, em alguns casos, a porta do primeiro emprego formal. Quando o trabalhador tem sua carteira assinada, além de ser um orgulho para os trabalhadores, impulsiona a economia e possibilita a tomada de créditos. Até o momento, geramos mais de 3 mil empregos formais no estado, o que comprova a relevância do nosso setor para a economia do estado e para a sociedade como um todo”, comemora o executivo.

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/

Envie
Artigo relacionado
Economia

Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que “há uma...

Divulgação
Economia

Do escambo ao e-commerce: como o fator humano ainda move o varejo no século XXI

*Por Cida Oliveira Desde as primeiras trocas entre civilizações antigas até os...

Economia

Brics: Lula defende espaço fiscal para erradicar doenças no Sul Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu mais espaço fiscal (gasto...

Economia

Poupança tem entrada líquida de R$ 2,1 bilhões em junho

O saldo da aplicação na caderneta de poupança subiu pelo segundo mês...