Música
Patrick Watson retorna com o single “Silencio”, em colaboração com November Ultra
Foto: Lawrence Fafard
Escute aqui.
Patrick Watson — o cantor, compositor, pianista e compositor de trilhas sonoras radicado em Montreal, Canadá — lançou um novo single chamado “Silencio”, com a participação da cantora e compositora francesa em ascensão, November Ultra. A canção foi inspirada por uma experiência vivida por Watson na qual ele não pôde falar ou cantar por quase três meses. “Silencio” explora algumas das impressões que ele teve durante esse período, aprender a ser um ouvinte melhor e o poder do silêncio.
A canção foi lançada hoje e fará parte de um álbum maior que Watson está finalizando, inspirado por sua voz ausente, com mais detalhes a serem anunciados em breve.
“Eu acho que você gosta mais de mim desde que perdi minha voz”, canta Watson, sobre uma orquestração misteriosa e etérea de guitarras arpejadas, baterias suaves, piano e sintetizadores borbulhantes. Ele escreveu a música com o colaborador de longa data, co-autor e companheiro de banda, Mishka Stein, e November Ultra. Watson e November Ultra se conheceram pela primeira vez durante a gravação de um programa de rádio na France Inter, em Paris, onde foram agendados no mesmo dia (eles voltarão ao mesmo programa de rádio — Côté Club — juntos para o lançamento de “Silencio”). A canção foi gravada no estúdio de um pintor em Paris (Studio Alterio, do artista Ruben Alterio), com vista para Montmartre. “Com uma janela enorme e um charme parisiense antigo”, ele diz. O loft exigia um violão clássico, então Stein correu até uma loja de música próxima e, em um dos vários exemplos de coincidências em torno dessa gravação, encontrou um belo instrumento para destacar na gravação.
“Silencio” é cantada tanto em espanhol quanto em inglês, com November Ultra começando a música com seus vocais delicados de outro mundo. Watson descreve o processo de criação como “mágico”. “Seu maravilhoso senso de humor e seu tom suave e carinhoso foram muito inspiradores. A música meio que se escreveu sozinha, como se fosse uma conversa que estivéssemos tendo durante toda a vida. Foi adorável”, ele diz.
Watson comenta: “As letras são compostas de duas histórias diferentes. Nova estava passando por um momento complicado, e eu também. Quanto à parte dela, bem, ela contará tudo a você.
Minha parte da história foi sobre como eu não consegui falar por dois meses e meio ou três meses. Como eu falo muito em geral, isso foi meio bom para mim. A música é construída a partir de várias impressões que tive durante esse período.
Percebi que muitas das coisas que queria dizer às pessoas, mas não podia, provavelmente não eram tão interessantes para elas de qualquer maneira. Isso me fez pensar, talvez eu estivesse falando comigo mesmo, e não com outras pessoas, a maior parte do tempo.
Notei que minhas interações com as pessoas eram muito diferentes quando eu deixava espaço para elas preencherem o vazio deixado pelo meu silêncio. Percebi que você é muito mais vulnerável quando é quem está falando, em vez de apenas ouvindo.
Eu recuperei minha voz 100%. Acho que falo 7% menos, o que ainda é uma vitória.”
November Ultra acrescenta: “Quando conheci Patrick, conversamos sobre nossas vozes, nossos medos de perdê-las… o que faríamos se isso acontecesse?
O que aprenderíamos nesse silêncio forçado?
Isso aconteceu com Patrick, e depois aconteceu comigo quando meu corpo entrou em colapso após minha primeira turnê — eu mal conseguia respirar e tive que reaprender.
Percebi que o silêncio me deixou humilde e também me fez ouvir com mais atenção, ao meu redor, aos outros… O que respondemos quando alguém nos pergunta como está indo a vida? Quantas vezes devemos perguntar até que a outra pessoa se sinta confortável para nos presentear com honestidade?
Isso é o que essa canção ‘Silencio’ representou para mim, a honestidade através do silêncio.”
Watson lançou seu álbum completo mais recente em 2022, Better in the Shade, inspirado por referências literárias, lançado após o seu single de uma década, “Je te laisserai des mots”, que se tornou viral nas redes sociais (a canção alcançou platina em vários territórios e ultrapassou 1 bilhão de streams). Os colaboradores recentes de Watson incluem Charlotte Cardin, Georgio e Hania Rani. No início deste ano, ele lançou “Perfect Day (Piano Komorebi Version)”, que gravou para o filme indicado ao Oscar de Wim Wenders, Perfect Days.
Sobre:
Patrick Watson compõe, interpreta e grava seus álbuns com seu companheiro de banda de longa data e colaborador Mishka Stein. Vencedores do Polaris Music Prize do Canadá, além de várias indicações ao JUNO e ao Polaris, e discos de ouro e platina no Canadá, Watson e sua banda já fizeram turnês em todos os continentes, ocasionalmente tocando com orquestras completas para dar vida à sua música. Suas turnês mais recentes levaram a banda a tocar em alguns dos maiores locais até agora, incluindo o Barbican (Londres), L’Olympia (Paris), Coliseu (Lisboa), El Plaza Condesa (Cidade do México), entre outros. Criado e ainda residente em Montreal, Watson compôs várias trilhas sonoras para cinema e televisão, incluindo um trailer de The Walking Dead.

Patrick Watson Online
Facebook | Twitter | Instagram | TikTok | YouTube
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Website | Facebook | Instagram
Gospel
“Som de Adoradores”: Vanessa Potier lança EP gravado ao vivo pela Gold Music
A cantora Vanessa Potier lança em 7 de novembro o EP “Som de Adoradores”, disponível em todas as plataformas digitais. Gravado ao vivo, o projeto retrata a caminhada de fé e adoração da artista, com distribuição da Gold Music.
O EP reúne quatro canções que conduzem o ouvinte à reflexão e à devoção. As três primeiras — “Graça”, “Tu És o Cristo” e “Meu Prazer” — são assinadas por Vanessa em parceria com os produtores Joel Ferreira e Erik Ramos, responsáveis também pela produção musical do projeto.
“Graça” é a faixa de destaque e fala sobre a bondade imerecida de Deus. Inspirada em textos bíblicos como Romanos 3:24 e Efésios 2:8-9, a música expressa gratidão pela salvação e pela graça divina. Ouça aqui!
Em “Tu És o Cristo”, Vanessa revisita uma canção já conhecida de seu público, agora em nova versão ao vivo. “Recebi muitos testemunhos dessa canção, dessa verdade de saber quem é Cristo, que Ele é o Filho do Deus vivo”, comenta. Ouça aqui!
Já “Meu Prazer” traz um clima mais introspectivo, com destaque para o interlúdio instrumental. Baseada em passagens dos Salmos, a letra fala sobre o valor de estar na presença de Deus, lembrando que “mais vale um dia com Ele do que mil em outro lugar”. Ouça aqui!
Encerrando o EP, “Existe Alguém Digno” é uma versão autorizada da canção “He Is Worthy”, interpretada em parceria com a cantora e preparadora vocal Jaqueline Harakawa. O coro de vozes reforça a mensagem de exaltação àquele que é digno de toda honra.Ouça aqui!
A gravação aconteceu em 23 de agosto, na Igreja Mais de Cristo, em Governador Celso Ramos (SC), e contou com a participação dos músicos Jeferson Pacheco no baixo, Carlos Coutinho na bateria, Daniel Fernandes no violão, Zildo C. Borcath na guitarra e Erik Ramo no teclado.
Vanessa conta que sentiu uma direção espiritual para fazer do momento da gravação algo maior, uma noite de adoração. Uma queda repentina de luz serviu para tornar a gravação ainda mais especial, todos que estavam no local se uniram em oração, levantando um Som de Adoradores, durante este clamor a luz foi restabelecida deixando um sentimento em todos de aprovação do céu para este projeto.
A direção de vídeo é assinada por João L.S. Vieira, e o registro contou com o envolvimento de profissionais que se uniram de forma colaborativa nas áreas de iluminação, som e imagem. Os vídeos serão disponibilizados no canal da Gold Music no YouTube. Assista!
Mais do que um lançamento, “Som de Adoradores” é uma expressão de fé. Vanessa espera que as canções alcancem pessoas em diferentes lugares. “Espero que quem ouvir sinta o mesmo que sentimos naquela noite e que vidas sejam transformadas através dessas músicas”, afirma.
Siga Vanessa Potier nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/vanessapotierp/
YouTube: https://www.youtube.com/@vanessapotier
Siga a Gold Music nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/goldmusicbr/
Instagram: https://www.instagram.com/gmusicnetwork/
YouTube: https://www.youtube.com/@gravadoragoldmusic
Música
“Laguna” une duas vozes potentes da nova música brasileira: JØY Brandt e Bruno Capinan
A cantora e compositora JØY Brandt lança “Laguna”, uma colaboração com o artista baiano Bruno Capinan. O single chega como o quarto lançamento do álbum da pernambucana, que divide residência entre Brasil e o Canadá. Previsto para 2026, o disco amplia a pesquisa sonora que a artista vem desenvolvendo nos últimos anos — um diálogo entre o Brasil e o mundo, entre o orgânico e o espiritual.
Inspirada na simbologia do elemento água, “Laguna” fala sobre ciclos, mudanças e purificação. A música foi composta por JØY Brandt em parceria com Samyle Carvalho, que também participa nos vocais. A canção nasceu durante um período de introspecção pessoal e de busca por equilíbrio emocional.
“A água representa a vida, o movimento e a renovação. Assim como uma laguna se forma pela força dos ventos e tempestades, a música fala sobre os ciclos necessários para que novos caminhos surjam. Uma canção poética de narrativa feminina”, — JØY Brandt
O encontro com Bruno Capinan, artista brasileiro-canadense, que tem uma trajetória marcada por experimentações musicais, reforça o caráter coletivo e simbólico da faixa.
“‘Laguna’ me emocionou desde a primeira vez que ouvi. É uma canção com força ancestral, muito da nossa raiz nordestina e do Brasil real. Fiquei muito feliz com o convite da JØY, uma amiga e grande artista. Espero que todo mundo dance ao som de Laguna! — Bruno Capinan
Uma fusão de ritmos e atmosferas
Musicalmente, “Laguna” une elementos ancestrais, afro-pop e latinos, construindo uma sonoridade marcada por percussões, sopros e guitarras elétricas. A produção de Bruno Di Lullo e Mani Carneiro valoriza a naturalidade dos instrumentos e a interação entre as vozes de JØY e Capinan.
Os sopros de Aquiles Moraes e Everson Moraes criam texturas melódicas que dialogam com as percussões de Thomas Harres. A guitarra elétrica de Guilherme Lirio sustenta o arranjo com nuances entre o popular e o experimental, enquanto o baixo de Di Lullo dá à canção uma base rítmica constante.
Gravada entre o Estúdio Rockit (Rio de Janeiro) e o GMP Recording Studios (Toronto), a faixa, que conta com o selo da YB Music, reflete também o percurso multicultural da artista e seu processo de criação entre os dois países.
Uma nova etapa na trajetória da artista
“Laguna” sucede os singles “Vem”, “A Calma Acalma” e “Digo Nada”, que antecipam o disco de JØY Brandt. O projeto reúne composições escritas entre o Brasil e o Canadá, com colaborações de músicos de diferentes origens. Em cada faixa, JØY reafirma uma identidade musical que conecta suas raízes à cena contemporânea, misturando com liberdade ritmos e influências.
Mais do que uma nova faixa, “Laguna” marca uma continuidade na pesquisa artística de JØY: um olhar sobre o tempo, o corpo e o fluxo da vida, conduzido pela música.
Sobre JØY Brandt
Artista pernambucana radicada no Canadá há 15 anos, JØY Brandt carrega a música em seu DNA. Vinda de uma família de músicos, iniciou sua jornada na adolescência, integrando a banda de seu pai. Com mais de duas décadas dedicadas à arte, sua trajetória é marcada por uma sólida formação: é pós-graduada em Comunicação Social e especializada em canto pelo Conservatório Pernambucano de Música, onde também explorou o canto lírico. Além de cantora e compositora, JØY também atuou como produtora e radialista.
Sua música funde elementos da MPB com uma abordagem contemporânea e universal, trazendo forte influência da cultura de Pernambuco. JØY transita com fluidez entre o afro-pop, a música folk e os ritmos latinos. Em 2025, seu talento foi reconhecido com o Prêmio da Música de Pernambuco (Melhor Single MPB, com “A Calma Acalma”) e o Prêmio Profissionais da Música, na categoria Artista MPB – Nordeste.
Gospel
Daniela Araújo comemora 15 anos de carreira com show em Brasília
Comemorando 15 anos de carreira, a cantora Daniela Araújo desembarca em Brasília, nesta sexta-feira, para mais um show de sua turnê. Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, a artista sobe ao palco do Teatro La Selle, a partir das 20h, proporcionando uma experiência única no formato voz e piano.
O show conta com arranjos especiais criados pelo produtor Johnny Essi, explorando recursos modernos como overdubs e camadas sonoras, resultando em uma apresentação intimista, mas com profundidade, textura e impacto musical.
Casada com o produtor musical André Nine e mãe de Lucca e João, Daniela Araújo pretende levar seu show até o primeiro semestre de 2026. Com duas indicações ao Grammy Platino, a artista tem uma parceria internacional com o cantor Evan Craft, que lhe rendeu um Disco de Platina.
Daniela também emplacou a música “Menino de Papel” na trilha sonora da novela “Três Graças”, da Rede Globo. Em colaboração com o rapper Hungria, a faixa tem mais de 1 milhão de plays no Spotify e mais de 2 milhões de views no YouTube.
Os ingressos para o show em Brasília estão disponíveis no Sympla. Ainda em novembro, Daniela Araújo vai se apresentar em Goiânia, no dia 22.
SERVIÇO: Daniela Araújo – Turnê, Daniela Araújo em Brasília
Local: Teatro La Selle
Endereço: Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS), 906 – Conjunto E – Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70390-060
Data: 07 de novembro (sexta-feira)
Abertura dos Portões: 19h
Início do Show: 20h
Indicação: Livre
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/daniela-araujo-a-turne-brasilia-2025/3088148
-
Cultura1 semana atrásGiuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea
-
Notícias6 dias atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Saúde6 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias6 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Notícias7 dias atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Gospel3 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Cultura1 semana atrásAclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
-
Educação1 semana atrásConferência Brasileira de Folkcomunicação reúne grandes nomes da cultura e da ciência



