Home Notícias Política Pacheco: IA e reforma eleitoral são prioridades do Congresso em 2024
Política

Pacheco: IA e reforma eleitoral são prioridades do Congresso em 2024

Envie
05022024 Lula4468 Gazeta24h.com Gazeta24h.com.jpg
Envie
© Lula Marques/ Agência Brasil

Senador diz que trabalhará para aprimorar atuação dos três poderes

Ao discursar na abertura do ano legislativo de 2024, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), elencou as pautas que serão prioridade nas duas casas legislativas neste ano, entre as quais, destacam-se a regulação do uso de inteligência artificial, a reforma das regras eleitorais e a limitação de decisões monocráticas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Trabalharemos para aprimorar a maneira como atuam os poderes da República, inclusive Executivo e Judiciário, sempre prezando de nossa parte pelo diálogo e pelo respeito mútuo, algo essencial para garantir mais segurança jurídica e consequentemente o progresso sócio e econômico nacional”, afirmou.

No ano passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) para limitar decisões monocráticas e pedidos de vista de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As decisões monocráticas são aquelas tomadas por apenas um magistrado em caráter provisório.

Para Pacheco, somente a atuação equilibrada dos poderes irá garantir a execução eficaz das políticas para o desenvolvimento do país e bem-estar da população. “O Congresso é o principal bastião da democracia brasileira. É o mais democrático dos poderes, pois o controle externo exercido pela sociedade sobre o Legislativo se manifesta decisivo a cada eleição”, afirmou.

O senador defendeu ainda a proteção aos mandatos dos parlamentares, como forma de garantir a liberdade no país. “Proteger os mandatos parlamentares, é proteger as liberdades, liberdade de consciência, liberdade religiosa, liberdade de imprensa. Proteger a tão necessária liberdade de expressão, que não se confunde com liberdade de agressão”, disse, momento em que foi aplaudido pelos parlamentares.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), discursou anteriormente e afirmou que a Casa não ficará inerte neste ano, quando serão realizadas eleições municipais em outubro.

Publicado em 05/02/2024 – 20:36 Por Carolina Pimentel – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Envie
Artigo relacionado
Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos
Política

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e...

Eleições 2024: Terezinha Viveiros e Leandro Mancha Apresentam Programas para Transformar Américo Brasiliense
Política

Eleições 2024: Terezinha Viveiros e Leandro Mancha Apresentam Programas para Transformar Américo Brasiliense

Em um esforço para melhorar significativamente a qualidade de vida em Américo...

TRE-RJ muda local de votação em 10 cidades por questões de segurança
Política

TRE-RJ muda local de votação em 10 cidades por questões de segurança

Cerca de um milhão de eleitores de dez cidades do Rio de...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr