Home Estilo de vida Saúde Outubro Rosa: O papel crucial da alimentação na prevenção do câncer de mama
Saúde

Outubro Rosa: O papel crucial da alimentação na prevenção do câncer de mama

Envie
Outubro Rosa: O papel crucial da alimentação na prevenção do câncer de mama
Deise - Foto: Divulgação
Envie

No mês de outubro, o mundo se veste de rosa para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e a importância do autoexame. No entanto, essa luta não conhece fronteiras, e cada gesto de prevenção, por menor que seja, torna-se uma valiosa peça no quebra-cabeça da saúde feminina. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que a cada ano mais de 60 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil, com um risco estimado de 62 casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com Deise Doi, nutricionista pós-graduada em adequação nutricional e manutenção da homeostase, a alimentação saudável surge como uma ferramenta poderosa na prevenção do câncer de mama. “O autoexame é extremamente importante e fundamental para iniciar o tratamento o quanto antes, mas não é capaz de prevenir que a doença apareça. Para isso, é preciso manter uma alimentação anti-inflamatória por, pelo menos, 80% do nosso tempo de vida”, relata a criadora do método de emagrecimento Magra&Livre e fundadora da Clínica de Injetáveis InjetSlim.

A especialista acredita que esse movimento é crucial para suprir com vitaminas, antioxidantes, minerais e fitoterápicos o que o corpo perdeu ao longo dos anos. “Eventuais momentos de estresse, insônia, intoxicações, decepções, frustrações e, até mesmo, a má administração de medicamentos são extremamente prejudiciais ao organismo, principalmente a longo prazo. Essas situações que parecem cotidianas são capazes de comprometer todo o sistema de defesa do corpo humano”, alerta.

Os alimentos anti-inflamatórios são aqueles ricos em nutrientes específicos, como antioxidantes, vitaminas C e E, minerais (zinco, selênio, magnésio, cálcio) e ômega-3, fundamentais para o bom desempenho do sistema de defesa do organismo.

Para a nutricionista, a prática de exercícios também possui grande valor para evitar eventuais problemas de saúde, como o câncer de mama. “É preciso elevar o ânimo diário para praticar exercícios físicos, os quais são capazes de elevar a imunidade, a detoxificação e a auto estima. Portanto, nesse mês de outubro e nos próximos onze que estão por vir, adotar essas filosofias fará com que o autoexame seja apenas mais um hábito saudável, e não um momento de espanto”, finaliza.

Sobre Deise Doi

Palestrante e nutricionista com mais de 15 anos de experiência, pós-graduada em adequação nutricional e manutenção da homeostase. Fundadora da Clínica de Injetáveis InjetSlim e criadora do método de emagrecimento Metabolismo Magro, que abrange três elementos: perder a fome falsa, ter acesso às estratégias mais efetivas e acelerar o metabolismo.

Saiba mais em:

Instagram

Facebook

Canal do Youtube

Envie
Artigo relacionado
Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite
Saúde

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, recebeu alta...

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Saúde

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é...

InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
Saúde

InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste

O Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta que o rinovírus permanece como o principal...

Saúde masculina: a importância da campanha de Novembro azul
Saúde

Saúde masculina: a importância da campanha de Novembro azul

Tradicionalmente associado aos cuidados e prevenção contra o câncer de próstata, a...