Home Estilo de vida Saúde Outubro Rosa e os Direitos das Mulheres que estão enfrentando o câncer
Saúde

Outubro Rosa e os Direitos das Mulheres que estão enfrentando o câncer

Envie
Outubro Rosa e os Direitos das Mulheres que estão enfrentando o câncer
Envie

Já está marcado no calendário: todo mês de outubro o mundo se une em prol da prevenção do câncer de mama. É um assunto sério de saúde pública, mas o que muitos não sabem são os direitos brasileiros garantidos às mulheres que enfrentam a doença.

A advogada especialista em Direito Civil, Isadora Sombra, explica que as leis amparam essas pessoas com alguns benefícios, como: isenção do Imposto de Renda, Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), prioridade na tramitação de processos jurídicos ou administrativos e até algumas facilidades para a compra de veículos.

A questão da compra do carro é que as pacientes podem pedir, mediante a apresentação de laudo médico, a isenção do Imposto sobre produtos industrializados (IPI) para compra de carros. “Porém, isso não é um benefício somente em função do câncer, por exemplo, se a mulher tira as mamas, ela pode ter sequelas e precisar de um carro com direção hidráulica, neste caso, ela se encaixa como pessoa com deficiência”, lembra Isadora.

Outro ponto importante com relação às pacientes que enfrentam o câncer de mama é que as mulheres que, em função da doença, tiverem o seio total ou parcialmente retirado têm o direito à cirurgia plástica reparadora, tanto pelo Sistema Único de Saúde, quanto em planos de saúde particulares.

“Essas pacientes têm direitos já facultados a pessoas que enfrentam outras enfermidades, como o auxílio-doença, por exemplo. Mas o objetivo desses direitos mais específicos é garantir a dignidade das pessoas que estão passando por esse momento delicado em que há gastos financeiros e abalo emocional. Para saber como procurar todos esses direitos, basta acessar o site do INCA (Instituto Nacional de Câncer): www.inca.gov.br”, informa Isadora Sombra.

Dados da Fiocruz: “São esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025. Excetuando o câncer de pele não melanoma, ocorrerão 483 mil casos novos. O câncer de mama feminina e o de próstata foram os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente”

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Pesquisa com coautoria da USP pode avançar tratamento de doença rara

Um estudo clínico internacional, publicado no The New England Journal of Medicine, testou...

Saúde

Câncer de pulmão também pode assolar não fumantes

Poluição do ar e fumo passivo podem ser responsáveis pelo adoecimento desse...

Divulgação
Saúde

A saúde do coração como aliada da performance: a importância do acompanhamento cardiológico para atletas com o Dr. Daniel Barbosa

A prática esportiva, especialmente em níveis elevados de intensidade e frequência, exige...