Home Estilo de vida Saúde Ortopedista orienta como prevenir dores nas articulações
Saúde

Ortopedista orienta como prevenir dores nas articulações

Envie
Foto: Divulgação
Envie

“Dores nas articulações limitam as atividades diárias, causam problemas emocionais e afetam a qualidade de vida”, explica Dr. Mauricio Armede. 

A dor afeta significativamente a qualidade de vida do seu portador, limitando atividades diárias, atrapalhando a mobilidade, sono e acarretando os mais diversos aspectos emocionais. Quando atingem as articulações, como é o caso da artrite, esses desconfortos podem ser ainda mais limitantes. 

Dores articulares, como artrite, restringem movimentos, gerando desconforto constante e interferindo nas tarefas cotidianas.

A limitação funcional reduz a independência e o desempenho, causando ansiedade e isolamento social. O tratamento adequado – incluindo exercícios, medicação e terapias – é essencial para aliviar dores. No entanto, a prevenção ainda é um dos principais cuidados para manter a saúde diante de condições que causam dor é o que afirma o médico ortopedista Dr. Mauricio Armede. 

“A prevenção das dores nas articulações é fundamental para preservar a saúde e qualidade de vida e, mesmo que haja predisposição ou condições anteriores, os cuidados preventivos têm um grande impacto positivo”, pontua ele. 

Como surge a dor?

De acordo com Armede, a dor pode surgir de inúmeros fatores, mas ela sempre está ligada a aspectos físicos, lesões, doenças ou outras condições, e mentais, a percepção da dor. “Ambos podem ser modulados pelos tratamentos disponíveis ou prevenidos com alguns cuidados específicos”, afirma o especialista.

Como prevenir dores nas articulações

O ortopedista dá conselhos para prevenir dores e demais desconfortos nas articulações, garantindo qualidade de vida. Confira:

– Exercícios físicos regulares. “Pratique atividades físicas de baixo impacto para fortalecer músculos da região das articulações, como natação ou caminhadas,isso ajuda a fornecer um maior suporte a local”, orienta Maurício Armede.

– Boa postura. “Ao sentar, levantar ou carregar pesos, busque manter uma postura adequada para reduzir a pressão nas articulações, especialmente da coluna e joelhos”, reitera o Dr. 

 . Evite movimentos repetitivos. “Movimentos repetitivos, como digitar, costurar, escrever, etc., podem gerar lesões. Por isso, faça pausas e alterne atividades para evitar o desgaste excessivo das articulações”, frisa o ortopedista.

– Proteção em atividades físicas. “Use equipamentos de proteção, como joelheiras e cotoveleiras, ao praticar esportes que possam causar impacto nas articulações”, diz ele.

– Consulte um profissional. “Realizar um bom acompanhamento e check-ups periódicos, principalmente quando possui condições preexistentes, permite tratar as dores desde o princípio e evitar que elas evoluam”, destaca Dr. Mauricio Armede.

Por – Dr. Mauricio Armede

Dr. Maurício Armede é médico, ortopedista, especialista em cirugia do trauma.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia 

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde...

Com letalidade do VSR entre idosos atingindo 26%, diagnósticos feitos em até uma hora evitam o uso desnecessário de antibióticos | Foto: Divulgação
Saúde

Risco de mortalidade em 26%: novos testes rápidos elevam o cuidado com idosos e pacientes oncológicos neste inverno

Com letalidade do VSR entre idosos atingindo 26%, diagnósticos feitos em até...

Saúde

Dois lotes da vacina Excell 10 pode ter matado quase 200 animais

Reações adversas possivelmente relacionadas ao uso da vacina Excell 10, contra clostridiose,...

Saúde

Dr. Ivan Rollemberg desembarca em Brasília com tour exclusivo no dia 26 de agosto

Democratizar o acesso à estética médica de excelência é o propósito do...