“Dores nas articulações limitam as atividades diárias, causam problemas emocionais e afetam a qualidade de vida”, explica Dr. Mauricio Armede.
A dor afeta significativamente a qualidade de vida do seu portador, limitando atividades diárias, atrapalhando a mobilidade, sono e acarretando os mais diversos aspectos emocionais. Quando atingem as articulações, como é o caso da artrite, esses desconfortos podem ser ainda mais limitantes.
Dores articulares, como artrite, restringem movimentos, gerando desconforto constante e interferindo nas tarefas cotidianas.
A limitação funcional reduz a independência e o desempenho, causando ansiedade e isolamento social. O tratamento adequado – incluindo exercícios, medicação e terapias – é essencial para aliviar dores. No entanto, a prevenção ainda é um dos principais cuidados para manter a saúde diante de condições que causam dor é o que afirma o médico ortopedista Dr. Mauricio Armede.
“A prevenção das dores nas articulações é fundamental para preservar a saúde e qualidade de vida e, mesmo que haja predisposição ou condições anteriores, os cuidados preventivos têm um grande impacto positivo”, pontua ele.
Como surge a dor?
De acordo com Armede, a dor pode surgir de inúmeros fatores, mas ela sempre está ligada a aspectos físicos, lesões, doenças ou outras condições, e mentais, a percepção da dor. “Ambos podem ser modulados pelos tratamentos disponíveis ou prevenidos com alguns cuidados específicos”, afirma o especialista.
Como prevenir dores nas articulações
O ortopedista dá conselhos para prevenir dores e demais desconfortos nas articulações, garantindo qualidade de vida. Confira:
– Exercícios físicos regulares. “Pratique atividades físicas de baixo impacto para fortalecer músculos da região das articulações, como natação ou caminhadas,isso ajuda a fornecer um maior suporte a local”, orienta Maurício Armede.
– Boa postura. “Ao sentar, levantar ou carregar pesos, busque manter uma postura adequada para reduzir a pressão nas articulações, especialmente da coluna e joelhos”, reitera o Dr.
. Evite movimentos repetitivos. “Movimentos repetitivos, como digitar, costurar, escrever, etc., podem gerar lesões. Por isso, faça pausas e alterne atividades para evitar o desgaste excessivo das articulações”, frisa o ortopedista.
– Proteção em atividades físicas. “Use equipamentos de proteção, como joelheiras e cotoveleiras, ao praticar esportes que possam causar impacto nas articulações”, diz ele.
– Consulte um profissional. “Realizar um bom acompanhamento e check-ups periódicos, principalmente quando possui condições preexistentes, permite tratar as dores desde o princípio e evitar que elas evoluam”, destaca Dr. Mauricio Armede.
Por – Dr. Mauricio Armede
Dr. Maurício Armede é médico, ortopedista, especialista em cirugia do trauma.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia