Home Negócios Operação da PF contra Bolsonaro ativa polarização nas redes sociais e injeta força em narrativas simbólicas
Negócios

Operação da PF contra Bolsonaro ativa polarização nas redes sociais e injeta força em narrativas simbólicas

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Levantamento da AM4 Brasil destaca intensa mobilização na opinião pública e apropriação de símbolos como a tornozeleira eletrônica para reforçar discursos antagônicos de perseguição política e justiça

A operação da polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro reacendeu a militância de apoiadores e opositores nas redes sociais, reforçando a polarização política e a apropriação de símbolos para a construção de narrativas, demonstra um estudo conduzido pela AM4 Brasil Inteligência Digital.

Realizada hoje (18), entre 7h e 15h, a pesquisa analisou 50 mil menções públicas nos seguintes canais: X (ex-Twitter), Facebook, Instagram e websites jornalísticos nacionais.

O grupo de apoio a Bolsonaro nas redes corresponde a 61% do total da pesquisa, com predominância em narrativas que destacam os termos “perseguido político”, “patriota”, “volta em 2026” e “STF é ditadura”. A presença de termos repetidos indica uma possível mobilização turbinada de forma não orgânica com o uso de bots e redes coordenadas.

Entre os críticos ao ex-presidente, que representaram 24% da pesquisa, as principais referências foram quanto à “tornozeleira como símbolo de justiça”, “mentiu sobre o Pix”, “traidor da soberania” e “lugar de bandido é na cadeia”. A ironia e o humor foram usados de forma expressiva, com destaque para memes e hashtags pejorativas.

Outros 15% foram avaliados como de perfil neutro ou cético, com as seguintes narrativas recorrentes: “todos os políticos são iguais”, “o país está cansado dos extremos” e “desconfiança nas instituições e nas pesquisas”.

“Este episódio confirma a dinâmica híbrida da política contemporânea brasileira, marcada por infowars, mobilizações coordenadas e disputas de legitimidade narrativa”, afirma o empresário Marcos Carvalho, fundador da AM4.

Envie
Artigo relacionado
Freepik
Negócios

7 dicas para ter um bom relacionamento com o cliente e não só vender

Construir uma relação sólida com o cliente é fundamental para garantir não...

Divulgação
Negócios

Ana Paula Dahlke é confirmada na programação da 3ª edição do CRM Zummit

Evento em Florianópolis, nos dias 16 e 17 de outubro, tem foco...

Negócios

PL 4/2025: Quatro mudanças no Código Civil que prometem dar respaldo jurídico ao síndico (e aliviar conflitos no condomínio)

Expulsão de moradores antissociais, proibição de hospedagens curtas, multas maiores por inadimplência...

Negócios

Seleção de cultivares e a busca por maior valor nutricional

*João Henrique Kozlik Schumaikel A seleção de cultivares, tradicionalmente conduzida ao longo...