Home Negócios Odilon Guedes assume presidência do Corecon-SP
Negócios

Odilon Guedes assume presidência do Corecon-SP

Envie
Odilon Guedes assume presidência do Corecon-SP
Envie

Evento também marcou a posse dos novos conselheiros eleitos para 2025

A primeira plenária de 2025 do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP) foi marcada pela definição do novo presidente da instituição, o economista Odilon Guedes Pinto Junior. Haroldo da Silva assumiu como vice-presidente. A escolha das lideranças para a Gestão 2025 foi unânime, por meio de indicação entre os conselheiros que compõem o Plenário da entidade.

Com uma vasta experiência no setor público e na área acadêmica, Odilon Guedes Pinto Junior é mestre em Economia pela PUC-SP e especialista em finanças públicas. Foi professor na FAAP (graduação e pós-graduação) e nas Faculdades Oswaldo Cruz, além de ter atuado como professor convidado na FGV-SP e na EACH/USP. Também atuou como consultor do Instituto Pólis de Estudos e Políticas Sociais. Odilon foi presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo (Sindecon-SP) e conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Além disso, foi vereador em São Paulo por dois mandatos, tendo integrado a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, e também exerceu o cargo de subprefeito.

“Além do nosso Conselho defender os interesses da categoria, como está definido na Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, vamos procurar inserir cada vez mais o nosso conselho no debate econômico, valorizando e demonstrando para a sociedade a importância dos economistas para o desenvolvimento do nosso país. Destaco aqui o Art. 3º da Constituição Federal do Brasil que tenho como “norte” para as nossas ações como economistas. Portanto, estamos empenhados em contribuir com a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; e erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, afirma o presidente do Corecon-SP.

Já Haroldo da Silva é economista, advogado e consultor econômico e jurídico, com sólida formação acadêmica. Doutor pela PUC-SP, mestre pela UFPR e especialista em Direito Tributário pelo IICS, foi eleito Economista do Ano pelo CIESP no setor industrial em 2024. Atualmente, é consultor da Abit, do Sinditêxtil-SP e do HONDATAR. Além disso, é conselheiro eleito do Corecon-SP e professor universitário, tendo lecionado nos cursos de graduação e pós-graduação da FAAP, Mackenzie, Unib, UniÍtalo, SENAI e na Escola Paulista de Direito.

Conselheiros eleitos

Na ocasião, também foram empossados os novos conselheiros, eleitos no ano passado: Carla Beni Menezes de Aguiar; Carlos Eduardo Soares de Oliveira Junior; Antonio José Corrêa do Prado; e Júlio Manuel Pires, que são efetivos.

Welinton dos Santos; Lucy Aparecida de Sousa; Lia Lopes de Almeida; e Marisa Rossignoli assumiram como suplentes.

O Corecon-SP tem por atribuição organizar e manter o registro profissional dos economistas, fiscalizar a profissão, expedir as carteiras profissionais, impor penalidades à infração da legislação profissional e cooperar com o COFECON em seu programa de trabalho.

A atuação dos conselheiros se dá especialmente na valorização e desenvolvimento da profissão, na ascensão dos negócios e carreiras dos economistas e na busca permanente por oportunidades no mercado de trabalho.

Envie
Artigo relacionado
A Drex acabará com o sigilo bancário?
Negócios

A Drex acabará com o sigilo bancário?

Segundo especialistas, não. No entanto, pode aumentar o controle do governo A...

Close Fans inova com experiências exclusivas para criadores de conteúdo durante o Carnaval
Negócios

Close Fans inova com experiências exclusivas para criadores de conteúdo durante o Carnaval

Plataforma oferece oportunidade única de vivenciar o Desfile das Campeãs no Rio...