Explorando fábricas e indústrias, o turismo industrial revela os segredos por trás da produção brasileira e oferece uma imersão única no coração da economia do país
Fazer turismo no Brasil é se deparar com um universo de infinitas possibilidades. No país, dá para encontrar de tudo um pouco: cidades litorâneas paradisíacas, restaurantes e bares para quem curte vida noturna, turismo gastronômico e cultural… Basta escolher!
Nesse sentido, um dos tipos de turismo que tem crescido de maneira bastante significativa no Brasil é o turismo industrial. Afinal, estão aí dois gigantes da economia brasileira: a indústria e o turismo. Mas, afinal, o que é e como funciona o turismo industrial? Confira tudo a seguir!
O que é o turismo industrial?
Como diz o próprio nome, o turismo industrial é sobre a visitação de fábricas ao redor do Brasil, como usinas de combustível e eletricidade, indústria de produção de alimentos e bebidas, indústrias automobilísticas, etc.
Basicamente, no turismo industrial, é possível conhecer o dia a dia do trabalho em uma indústria, as etapas da produção e o próprio funcionamento das fábricas. Esse tipo de passeio turístico surgiu em países como França, Reino Unido, Japão e Estado Unidos na segunda metade do século XX.
No mundo atual, os empreendedores abrem as portas de suas fábricas para que as pessoas possam conhecer mais sobre unidades produtivas e as tecnologias utilizadas para todos os processos de fabricação de um produto. Considerando que as tecnologias estão mudando e sempre evoluindo, faz sentido para que as visitas interessadas em tecnologia conheçam esses novos processos.
Como funciona o turismo industrial
No geral, em uma visita a uma fábrica, há guias turísticos que mostram todas as instalações da empresa e contam a história por trás da fundação do estabelecimento. Além disso, pode haver atividades interativas para manusear máquinas, produtos ou processos.
Há empresas que também criam museus internos dentro das fábricas com máquinas antigas, peças e figuras marcantes para a história do negócio. Nessa dinâmica, os turistas sempre ganham “mimos” da empresa, como bonés, camisetas e amostras de produtos, por exemplo.
Lugares com turismo industrial para visitar
O Brasil conta com opções de turismo industrial para que os visitantes conheçam. Um exemplo disso é a própria região do grande ABC Paulista, que reúne cidades como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Mauá. Justamente por ser um polo industrial, o grande ABC atrai os turistas que estão interessados sobretudo na indústria automobilística.
Outras regiões, como a Serra Gaúcha, atraem turistas interessados em conhecer mais sobre os processos de produção de vinho diante das vinícolas famosas de lá. E, no Piauí, na região de Castelo do Piauí, dá para conhecer as instalações do antigo engenho da Cachaça Mangueira.
Uma opção é procurar por promoções de voos para conhecer todos os lugares em que é possível conhecer mais sobre os processos de fabricação e produção de produtos brasileiros.